Árvore de páginas

Cálculo do Planejamento de Demanda

Visão Geral do Programa

Descrever o processo de Planejamento de Demanda realizado pelo TOTVS APS.

Uma pergunta relativamente comum e de difícil resposta é o que devemos entregar ao mercado, ou em outras palavras, o que a fábrica deve produzir de forma a atender aos anseios dos clientes. A dificuldade em encontrar a resposta pode ter várias origens, desde erros inerentes ao processo de previsão de vendas, incertezas quanto às entregas que fazem com que os clientes sistematicamente insiram as pendências passadas nas solicitações futuras, até a fragilidade dos sistemas comerciais, que por diversos motivos acabam acumulando "sujeira" em suas bases de dados.

Apesar dessas dificuldades, devemos prover a área de programação com o plano-mestre, expresso em configurações, quantidades e datas específicas. Só a partir desse momento se torna possível a criação efetiva dos programas para a fábrica.

Dessa forma, o Planejamento de Demanda torna-se um dos primeiros passos obrigatórios para execução dos demais processos de cálculo do TOTVS APS. Sua principal função é balancear demandas com providências, período a período, para todos os produtos que devem ser entregues ao mercado ou reabastecer determinados estoques (gerar ordens planejadas).

Fazem parte desse processo as seguintes funções: