Cálculo da Subordinação no TOTVS APS
Visão Geral do Programa
Definir a data que a matéria-prima precisa ser liberada para produção e a data de emissão de sua ordem de compra. Para cenários DBR Simplificado, também define as datas das operações. Quando parametrizado no cenário, realiza a subordinação de operações de grupos de máquina com capacidade infinita.
Como na nova versão do Totvs APS as operações de todos os grupos de máquina são alocadas nas fases de Sequenciamento Automático e Manual, na Subordinação somente os materiais comprados ou fornecidos por outro estabelecimento tem suas datas calculadas. Baseado na operação que consome o material, é calculada a data que esse material precisa ser liberado para fábrica. E baseado nesta data de liberação e no lead time de compras é determinada a data de emissão da ordem de compra.
Esse processo também é conhecido como lançar a corda, pois amarra a compra e a liberação da matéria-prima com a data que a operação irá utilizar esse material. Isso evita que o investimento em estoques ocorra antes no necessário, melhorando o fluxo de caixa da empresa e reduzindo o custo com estoques.
Para evitar que materiais sejam comprados e processados muito antes da expedição do produto final, é possível parametrizar no cenário para subordinar operações. Assim, operações (cujo grupo de máquina possui capacidade infinita e não controla recurso secundário) são reprogramadas para a data mais próxima possível da sua sucessora.
Para mais detalhes, veja o campo “Subordinar GM com capacidade Infinita” na Manutenção de Cenários.
Análise
Após a execução do Cálculo da Subordinação, estarão disponíveis as seguintes Consultas e Relatórios na área específica do Painel de Controle:
- Consulta Liberação de Matéria-Prima (DB0406).
- Consulta Programação de Compras (DB0409).
- Consulta Gestão de Compras (DB0412).
- Consulta Indicador Qualidade Atendimento (DB0413).
- Relatório Rastreabilidade de Ordens (DB0303).