Páginas filhas
  • Alteração Informações Especiais - SUP2420

Alteração Informações Especiais - SUP2420 

Visão Geral do Programa

As funções padrão do menu (Incluir, Modificar, Excluir, Consultar, Listar, Informar, Processar, Seguinte, Anterior, Cancelar, Help, Zoom, Sobre e Fim) estão detalhadas no capítulo Ambientação Logix.

Este procedimento é permitido quando as informações alteradas não afetarem o valor da compra nem o prazo previsto para a entrega do item, tornando então desnecessário manter o registro da situação anterior a alteração.

Na alteração de ordens de compra integradas com o Portal de Compras, a ordem sempre será reenviada ao Portal quando for alterada. O envio será por meio chamada de adapter da mensagem Request via integração com mensagem única/EAI2. O processo síncrono somente efetivará alteração se retornar com sucesso da integração.
IMPORTANTE: Caso a ordem de compra já tenha cotação no Portal, a ordem não pode ser alterada. Neste caso, irá retornar uma inconsistência da mensagem na integração. como a integração é síncrona, não será possível alterar a ordem. Será exibida inconsistência retornado do mesmo Parâmetro da integração: "Utiliza integração com Portal de Compras Paradigma".

Alteração Informações Especiais - SUP2420 

Objetivo da tela:

Alterar informações da ordem de compra, após ter sido criado o pedido sem que haja a necessidade da criação de nova versão do pedido e da ordem de compra.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Histórico

Exibe histórico das ordens de compra existentes para o código do item exibido em tela, conforme a última consulta realizada.

materiaLExibe lista de ordens de compras pendentes (com saldo a receber) do material exibido em tela, conforme a última consulta realizada.
teXtoConsultar/Modificar textos vinculados a ordem de compra.
comPonentesConsultar/Modificar lista de materiais registrados como componentes de beneficiamento do material registrado para a ordem de compra exibida em tela, conforme a última consulta realizada.
auDitoriaFunção de consulta para auditoria das alterações em uma ordem de compra realizadas no SUP2420.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Número da Ordem

Número da ordem de compra ou número da solicitação de compra.

Situação

Indica a situação da ordem de compra.

A - Em Aberto (permite alteração);

R - Realizada (para permitir alteração, criar nova versão);

C - Cancelada (não permite alteração);

L - Liquidada (não permite alteração);

P - Planejada (permite alteração, porém não permite que seja efetuada a designação de fornecedor).

Nota:

Ordens Planejadas são geradas automaticamente pelo sistema, ou pelo MRP (para itens de demanda dependente) ou pelo sistema de ponto de pedido (para itens de demanda independente).

Observação: Também são geradas por usuários cadastrados como solicitantes de débito direto (ver SUP4270)

D - Condicional (utilizado para ordens de compra para débito direto, criadas diretamente pelo solicitante, porém não autorizadas para a compra. O setor de compras está autorizado apenas a efetuar coleta de preços, para que o solicitante autorize a compra formalmente.

 Item

Código de engenharia do item (para itens com controle de estoque) ou código seqüencial para itens comprados através de débito direto ao setor solicitante.

Nota:

O código do item deve ser previamente cadastrado através no MAN0022 (Itens).

Unidade de Medida

Código da unidade de medida utilizada, para o controle de estoque do "item/emissão" de pedido de compra.

Nota:

O código da unidade de medida deve ser previamente cadastrado no MAN1170 (Unidades de Medida).

Documento Origem Número do documento informado na ordem de compra.
 Fator Conversão

Utilizado sempre que a unidade de medida do fornecedor for diferente da unidade de medida interna. O pedido de compra sempre será emitido na unidade de medida do fornecedor (qtd_solic/fat_conver_unid).

Nota:

A entrada do item sempre será na unidade de medida interna (quantidade da nota fiscal * fat_conver_unid).

Tipo Entrega

Indica se as entregas deste fornecedor serão específicas para a data prevista para a entrega, ou para a semana, decêndio, quinzena ou mês correspondente à data da ordem de compra.

D - A entrega deverá ser efetuada de acordo com a data prevista para a entrega da ordem de compra.

S - A entrega deverá ser efetuada dentro da semana (segunda à domingo) correspondente à data prevista para a entrega da ordem de compra.

N - A entrega deverá ser efetuada dentro do decêndio correspondente à data prevista para a entrega da ordem de compra.

Q - A entrega deverá ser efetuada dentro da quinzena correspondente à data prevista para a entrega da ordem de compra.

M - A entrega deverá ser efetuada dentro do mês correspondente à data prevista para a entrega da ordem de compra.

Nota:

Esta informação será levada como sugestão para a ordem de compra no momento da designação do fornecedor, e também, no ato do recebimento do item.

Na designação de fornecedor, caso exista "ITEM/FORNECEDOR" cadastrado para o fornecedor designado, este indicador é desconsiderado, passando a ter valor o indicador de tipo de entrega informado para o fornecedor credenciado.

Não será emitida divergência de data para o comprador responsável, caso a entrega ocorra dentro do parâmetro informado.

Para qualquer dos casos, será ainda levado em consideração a tolerância informada nos parâmetros do sistema de suprimentos.

Diferença aceitável

Percentual máximo aceito na diferença entre a quantidade pedida e a quantidade entregue pelo fornecedor. O sistema trabalha com a possibilidade de se determinar um percentual de tolerância de divergência de quantidade a nível de fornecedor no momento de sua designação, sendo passível de alteração pelo comprador, para a ordem de compra específica.

Caso não seja informado este percentual para a ordem de compra, no momento da validação do recebimento, será utilizado o percentual estabelecido para a empresa (ver parâmetros do sistema de suprimentos).

Esta informação é utilizada em conjunto com o indicador atrelado à ordem de compra que determina se, no ato do recebimento do item, esta deve ou não ser liquidada.

Nota:

Nestes casos não será emitida a comunicação de divergência para o comprador responsável pela compra.

Liquidação Automática

Indica se no ato do recebimento desta ordem de compra, esta deve ou não ser considerada como liquidada caso esteja dentro dos limites percentuais de tolerância de divergência de quantidade. Este percentual será o associado à ordem de compra e, na falta deste, será o determinado nos parâmetros do sistema de suprimentos.

1 - A ordem de compra será liquidada somente se a quantidade total já entregue for maior ou igual à (quantidade pedida mais o percentual de tolerância aceitável).

2 - A ordem de compra será liquidada sempre que a quantidade total já entregue estiver de acordo com a quantidade pedida, mais ou menos o percentual de tolerância aceitável).

3 - A ordem de compra somente será liquidada manualmente via SUP0440 (opção 5_liquida_P.C)

Grupo Despesa

Código do grupo de controle de despesas no qual este item é utilizado.

Exemplo: Compras para Industrialização.

Nota:

Esta informação será levada para a ordem de compra (como sugestão) no momento da criação da ordem, e utilizada para obter as alíquotas do ICMS referentes à unidade de federação do fornecedor no momento da consistência dos documentos de entrada (N.F. e Frete).

O código do grupo de controle de despesas deve ser previamente cadastrado no SUP0260 (Grupo de Despesas Fiscais).

Tipo Despesa

Código do tipo de despesa que possui código de operação e/ou conta contábil débito frete relacionada.

Nota:

O código do tipo de despesa deve ser previamente cadastrado no SUP4340 (Tipos de Despesas de Suprimentos).

Movimenta EstoqueIndica que é controlado o estoque deste item e gera movimento de estoque.
Objetivo Compra

Identifica o objetivo da compra.

N - Compra normal.

S - Compra para manutenção industrial. Esta situação permite integração com o sistema de Manutenção Industrial do LOGIX.

I - Compra Importação.

O - Compra para atender ordens de serviço.

V – Veículo. Essa opção obriga informar a placa de um veículo previamente cadastrado no FRT0005 (Veículo), pois será sugerida a conta contábil com base no centro de custo do veículo e o tipo de despesa informados.

CompradorCódigo do comprador responsável pelas compras das necessidades do item. Quando da criação da ordem de compra, o sistema leva este código como sugestão de responsabilidade pela ordem de compra. O código do comprador é deve ser previamente cadastrado no SUP0230 (Compradores).
Ordem compraNúmero da ordem de compra ou número da solicitação de compra.
Tipo alteraçãoParâmetro de pesquisa quanto ao tipo de alteração efetuada na ordem de compra conforme opções informadas na tela.