Árvore de páginas

O procedimento para cálculo dos índices envolve várias informações, fornecidas pelo sistema e pelo usuário. Assim, para facilitar o acompanhamento deste procedimento, tenha em mãos o Relatório de Fórmulas, também para conferência dos cálculos.

Importante:

Quando os Fatores de IQP não forem utilizados e, consequentemente, quando serem verificados, o parâmetro MV_QFATIQP deve estar configurado como F - falso.

Antes de iniciado o cálculo, são verificados os seguintes parâmetros:

Definir o número máximo de meses acumulados para a realização do cálculo.

Definir se a quantidade rejeitada no Laudo Reprovado será acumulada.

Definir o número máximo de dias em atraso para cálculo do IPO.

Definir se a quantidade transferida para o C.Q. será considerada como demérito no cálculo.

Definir se o cálculo considera as entradas certificadas em regime de skip-lote.


Procedimentos

Para acompanhar o procedimento de cálculo dos índices, veja os seguintes tópicos:

  1. Primeiramente, é verificada a Tabela de Índices de Qualidade - QEJ, em busca de:
    • Tabela IA - Índices de Aceitação, com o campo Cód. Tabela - QEJ_CODTAB igual a 1.
    • Tabela IQS - Índice de Qualidade do Sistema, com o campo Cód. Tabela - QEJ_CODTAB igual a 2.
  2. É verificada a tabela de Índices do IQF - QF1, em busca dos índices do IQF.
  3. Em seguida, é realizada pesquisa em busca dos índices IQI, IPR e IQS.
  4. Caso os itens 1, 2 e 3 não sejam satisfeitos, o cálculo não procederá.
  5. Satisfeitas as condições anteriores, é verificado no arquivo Fatores do IQP - QED as categorias 1- Aprovado, 3- Reprovado e 4- Liberação Urgente, selecionadas no campo Categoria - QED_CATEG.
  6. Todas as entradas normais realizadas no período determinado nos parâmetros de configuração da rotina: Mês Referência, Ano Referência e Dia Fechamento são verificadas, exceto as de beneficiamento e devolução.
  7. Então, o sistema desconsidera as entradas que possuem tratamento de permuta, definido no arquivo Produto X Fornecedor - SA5, no campo Fab/Rev/Perm - A5_FABREV igual a S .
  8. São calculados os índices mensais informados no Cadastro dos Índices de IQF - QF1, com a definição do campo Calc./Infor. - QF1_CALC igual a 1 , da seguinte forma:
    • Fator IQF - QF1_FATQF * Valor - QE0_VALOR - do Cadastro de Índices Mensais - informados
      O índice considerado deve possuir valores cadastrados dentro do mês, no Cadastro de Índices Mensais - QE0. Caso contrário, o cálculo será interrompido.
  9. Neste momento, são desconsideradas as entradas sem Laudo Geral informado.
  10. Enquanto o parâmetro MV_QTRFREP estiver configurado como T - verdadeiro, as entradas originadas de Transferência para o C.Q, definidas no arquivo de Entradas - QEK, pelo campo Tipo Docum. - QEK_TIPDOC igual a TR - Transferência, não serão computadas.
  11. São somadas as entradas por Fatores de IQP e conforme definição de laudo. As entradas definidas como Liberação Urgente são consideradas aprovadas.
  12. Quando a quantidade rejeitada do Laudo for maior que zero - 0:
    • Se o conteúdo do parâmetro MV_QTRFREP for igual a T- verdadeiro e o campo Tipo Docum. - QEK_TIPDOC for igual a TR - Transferência, será subtraída a quantidade inspecionada, informada no campo Tam. Lote - QEL_TAMLOT no arquivo Laudo das Entradas - QEL, da quantidade acumulada com laudo igual a A - Aprovado;
    • Em seguida, para a quantidade acumulada com laudo igual a A - Aprovado , será adicionado o resultado obtido da subtração dos valores informados nos campos Tam. Lote - QEL_TAMLOT e Qtde. Rej. - QEL_QTREJ, sendo: QEL_TAMLOT - QEL_QTREJ
    • A quantidade reprovada será contabilizada normalmente, adicionando-se o valor informado no campo Qtde. Rej. - QEL_QTREJ à quantidade acumulada com laudo igual a E - Reprovado;
    • O parâmetro MV_QTRFREP deve ser configurado para este tipo de cálculo, de forma a não considerar a entrada transferida ao C.Q. no cálculo dos índices.
  13. Enquanto a quantidade rejeitada do laudo for igual a 0 - zero, a quantidade acumulada com laudo igual a A - Aprovado, será adicionada ao valor informado no campo Tam. Lote - QEK_TAMLOT, no arquivo de Entradas - QEK.
  14. Então, são somadas as quantidades das Entradas de forma composta, a saber: Fornecedor + Produto + Mês + Ano, sendo:
    • Quantidade em skip-lote;
    • Quantidade inspecionada;
    • Quantidade rejeitada;
    • Quantidade das entradas a sofrerem demérito e, neste caso, todas que possuem laudo com categoria diferente de 1 - Assegurado , definida no campo Situação - A5_SITU, no arquivo Produto X Fornecedor - SA5.
  15. Agora, é realizado o acumulo de valores para cálculo do IPO - Índice de Entrega e Serviços, sendo:
    • Caso o número de dias em atraso, definido no campo Dias Atraso - QEK_DIASAT, do arquivo Entradas - QEK, seja maior que 0 - zero, contabiliza-se o número de entradas, cujo valor está definido no campo Tam. Lote - QEK_TAMLOT do arquivo Entradas - QEK;
    • Se o número de dias em atraso for menor que o definido no parâmetro MV_QDIAIPO, o valor acumulado será o valor absoluto do produto dos campos Tam. Lote - QEK_TAMLOT pelo Dias Atraso - QEK_DIASAT: QEK_TAMLOT * QEK_DIASAT
    • Caso contrário, o valor absoluto será o produto do campo Tam. Lote - QEK_TAMLOT pelo conteúdo do parâmetro MV_QDIAIPO: QEK_TAMLOT * MV_QDIAIPO
  16. Em seguida, são verificadas as não-conformidades apontadas nas entradas inspecionadas e, caso estejam definidas para demérito na definição do campo Demérito IQI - QEU_DEMIQI no arquivo Não-conformidade das Entradas - QEU, como S, sofrem demérito por classe, conforme pontuação definida na tabela Classes de Não-conformidade - QEE.
  17. Assim, os procedimento relatados do item 9 ao 17 serão repetidos para todas as entradas selecionadas por Produto X Fornecedor - SA5.
  18. Na sequência, são apresentados os cálculos dos seguintes índices:
    • IQP - Índice de Qualidade do Produto
    • IQI - Índice de Qualidade do Item
    • IQS - Índice de Qualidade do Sistema
    • IPR - Índice de Variação de Preços
    • IES/IPO - Índice de Pontualidade do Serviço
    • IQF - Índice de Qualidade do Fornecedor
  19. Realizadas as verificações e cálculos, os Índices Acumulados - QEV são gravados com seus respectivos valores acumulados por fatores de IQP - laudos.

Veja também

Para consultar graficamente o procedimento de cálculo realizado pelo sistema, veja o Fluxo dos índices, no link abaixo: