Árvore de páginas

A consolidação é a geração de uma nova contabilidade em uma nova empresa, que engloba os saldos devedores e credores das empresas de origem.

Através do processo da consolidação, você pode apresentar a contabilidade “somada” de diversas empresas de um mesmo grupo econômico, como se fosse uma única.

Para a consolidação funcionar, os planos de contas da empresa de origem devem ser compatíveis. Eles não precisam ser iguais, mas devem possuir a mesma estrutura lógica.

Para consolidar as empresas, em primeiro lugar é necessário fazer as seguintes parametrizações como pré-requisitos:

 1) Criar uma empresa proprietária para a empresa consolidada (Cadastro na tabela PESSOA, EMPRESAPROP e replicação de parâmetros para essa empresa).

 2) O plano de contas da empresa consolidada deverá seguir o seguinte critério:

 2.1 Caso todas as empresas utilizem o mesmo plano de contas

Neste caso, a empresa consolidada poderá também utilizar este mesmo plano, bastando indicá-lo no parâmetro.

2.2 Caso as empresas utilizem planos diferentes, porém compatíveis

Cadastre um plano exclusivo para a empresa consolidada e aponte-o no parâmetro da empresa consolidada. Não é necessário criar as contas, pois o próprio processo de consolidação faz isto automaticamente.

 3) Dar o seguinte UPDATE na tabela de parâmetros da Contabilidade, para dizer que esta empresa criada é a consolidada:

 a. UPDATEPARAMCONTABSETFLGCONSOLIDA = ‘S’ WHEREIDPESSOA = <ID DA EMPRESA CONSOLIDADA>.

 Por questões de segurança, apenas será possível rodar o processo de consolidação nas empresas que estiverem com este flag marcado, visto que o primeiro procedimento executado no processo de consolidação é a exclusão dos lançamentos existentes na empresa logada.

4) No módulo GlobalCM, acessar o item Cadastros - Tipo de Operação e cadastrar um tipo de operação para a geração de lançamentos da empresa consolidada.

 5) No módulo Contab, logar na empresa consolidada e acessar o item Processamentos - Consolidação - Cadastros de Consolidados e cadastrar uma operação que indicará quais empresas serão consolidadas.

Para a consolidação de lançamentos contábeis, é necessário levar em conta duas situações:

 1 – A demonstração de lançamentos após a geração da consolidada será SEMPRE sintética, ou seja, se temos uma conta contábil com diversos lançamentos numa determinada empresa, estes lançamentos serão transformados apenas em 2 (Dois) lançamentos: um com o movimento a débito e outro com o movimento a crédito, por conta contábil, na empresa consolidada.

 2 – Caso haja necessidade que todos os lançamentos sejam demonstrados um a um na empresa consolidada, a operação deverá ser feita via relatório (Razão e Diário Consolidado).

 Com os passos acima, o sistema já está apto a gerar lançamentos consolidados.

 Veja agora as duas possibilidades de consolidação: sintética e analítica.

 Consolidação Sintética

 Com esta consolidação, serão transportados SOMENTE o movimento a débito e a crédito das contas, sem os lançamentos discriminados.

Acesse o subitem Processamentos - Consolidação - Geração dos Consolidados e preencha os dados da tela. No entanto, por razões óbvias, tome muito cuidado com o flag EXCLUI OS LANÇAMENTOS ANTES DE CONSOLIDAR, pois os lançamentos da empresa consolidada do período indicado, serão apagados antes de se iniciar a consolidação. Normalmente, marque SIM. Somente marque NÃO, caso sejam feitos lançamentos manuais diretamente dentro da empresa consolidada, no entanto, a CMNet Soluções não aconselha este procedimento, pois, caso se deseje fazer uma nova consolidação, no mesmo período, deve-se lembrar de excluir, manualmente, as planilhas geradas pela consolidação (é gerada na empresa consolidada, por período, uma planilha para cada empresa origem). Caso seja sempre marcado SIM nesta pergunta, você estará garantindo que o resultado da empresa consolidada será o somatório das empresas de origem.

Será gerada, na empresa consolidada, uma planilha para cada empresa e dentro desta planilha, um lançamento para cada conta contábil onde houver movimento.

A partir deste momento, todos os relatórios da empresa consolidada mostrarão as contas movimentadas nas outras empresas, com seus respectivos saldos. No histórico, será apontada a empresa de origem do saldo.

Consolidação Analítica

Esta consolidação funciona somente nos relatórios RAZÃO ANALÍTICO, DIÁRIO, DIÁRIO RESUMIDO e DIÁRIO SINTÉTICO.

Nestes relatórios na guia de Configuração, existe um flag chamado Imprime Consolidado. Marcando-o, serão impressos todos os lançamentos feitos nas outras empresas.

Obs.: No Razão Analítico e no Diário Resumido, além do flag, existe a guia EMPRESA, onde você pode apontar as empresas cujos lançamentos serão visualizados.

O mesmo não acontece com os relatórios DIÁRIO e DIÁRIO SINTÉTICO. Para imprimir os lançamentos consolidados corretamente nestes dois relatórios, deve-se logar na empresa consolidada. Assim, o sistema imprimirá os lançamentos (um a um) de todas as outras empresas diferentes da empresa logada.

Esta operação não depende de que seja rodada a operação de consolidação. Sendo assim, recomendamos que a operação de consolidação sintética seja rodada SOMENTE no momento de emitir um balanço (normalmente no fim do mês). Nos outros dias, procure visualizar os lançamentos através dos relatórios citados acima para evitar duplicação de saldos.

Clique nos subitens abaixo, para obter maiores explicações:

  1. Exportação do Consolidado Excel Modelo 01
  2. Exportação do Consolidado Excel Modelo 02
  3. Exportação do Balancete Consolidado Excel