Árvore de páginas

Configuração do MATA290 (Curva ABC)

Produto:

Microsiga Protheus®

Ambiente:

Estoque e Custos (SIGAEST)

Ocorrência:

Roteiro: Curva ABC - Configuração e Processamento

Passo a passo:

Configuração do "Custo Standard":

  • Custo Stand (B1_CUSTD) – Custo Standard do produto. Informação do custo de reposição, calculado ou informado para o produto.
    O campo “Custo Standard”, no cadastro de Produtos (B1_CUSTD), deve conter um preço standard do produto que será utilizado no cálculo.

    O custo standard é gravado no cadastro de produto quando a TES utilizada na entrada do produto está configurada com o campo "Atualiza preço de compra" (F4_UPRC)= SIM, para que o campo ultimo preço de compra (B1_UPRC) seja preenchido, assim ao executar a rotina de cálculo do custo de reposição (MATA320) com a pergunta "Calcular os custos por? Ult Prec Compra" o sistema grava o valor do custo standard no campo Custo Stand.(B1_CUSTD) no cadastro do produto. 


  • Quando o produto é produzido dentro de sua empresa e ele faz parte de uma estrutura de produto,  a rotina de custo de reposição (MATA320) deve ser executada com a pergunta "Calcular os Custos Por? = Estrutura, assim o sistema grava o valor do "Custo Standard" (B1_CUSTD) da matéria prima nos Produtos intermediários e acabados da estrutura.


No caso do cálculo pelo último preço de compra, os campos do cadastro de produtos relativos aos cálculos de impostos (como Alíq. ICMS, Aliq. IPI) e ao TES de Entrada padrão serão considerados na composição do custo standard.
Quando calculado pela estrutura não são considerados os impostos, seguindo cadastro da TES.

Campos que podem influenciar no Resultado (Cadastro do TES):

  • Atualiza Preco Compra (F4_UPRC)
  • Credita ICM? (F4_CREDICM)
  • Credita IPI? (F4_CREDIPI)


Anexo documentação auxiliar para entendimento do cálculo padrão que o Protheus gera as informações do cálculo da curva ABC.


  1.  Rodar o MATA320 (Exemplo);
  2. Executar a rotina MATA290: A tem que ser mais que B e C conforme Print de Exemplo;
  3. Gerar o relatório MATR290 e validar as informações ABC.


Importante

Todo procedimento de teste deve ser efetuado primeiramente em homologação!


Pode lhe interessar: