Este recurso permite que sejam criados cenários com moedas e índices diferentes permitindo que os valores dos patrimônios sejam calculados para mais de uma moeda. Durante o cadastro do cenário deve-se informar a descrição, o cálculo, a moeda e o índice sendo este último não obrigatório.

O cenário cadastrado deve ser associado ao grupo de patrimônio para que os valores a serem calculados para o patrimônio respeitem a moeda e o índice (e suas respectivas cotações), bem como o tipo de depreciação (integral ou proporcional).

No cadastro do cenário pode-se também definir as informações relacionadas ao default contábil. Estas informações serão utilizadas, posteriormente, no evento contábil para que seja realizada a contabilização a ser enviada ao sistema contábil.

O processo de cálculo de Depreciação poderá ser executado a partir da tela de Cenários. Para isto deve-se selecionar o cenário desejado e executar o processo Calcular Cenário. 

Observação

Somente os patrimônios associados a grupo de patrimônio que possui o cenário em questão serão calculados.

A edição do cenário de cálculo, somente será permitida, quando a moeda do cenário for diferente da moeda corrente e a data de aquisição do patrimônio, estiver dentro do período atual de cálculo.