Árvore de páginas

Para atender à necessidade de empresas que utilizam o Configurador de Produtos e desejam cadastrar códigos-base de produtos diferentes, porém com as mesmas características em sua composição física, o Protheus disponibiliza um recurso que permite copiar as características de um produto-base para outro, criando outros códigos-base de produtos, agilizando o processo de configuração.

Assim, em Família de Produtos, quando já existirem famílias de produtos cadastradas, ao selecionar a opção de inclusão, o Sistema apresenta uma janela que permite selecionar a inclusão manual dos dados ou a partir da cópia de um código-base já existente.

Este recurso efetua a cópia dos registros relacionados ao produto-base origem selecionado, para o produto-base destino das seguintes tabelas:

    • SBP – Base de código estruturado
    • SBQ – Itens do código estruturado
    • SBR – Dados básicos do produto
    • SBS – Opções para características
    • SBT – Restr. para formação de código
    • SBU – Composição de estrutura
    • SBY– Estrutura de Descrição

 As demais características do produto-base de destino que não foram relacionadas acima, deverão ser criadas/alteradas manualmente.

Consulte o tópico Roteiro de Utilização do Configurador de Produto para saber mais detalhes sobre a utilização do configurador de produtos.


Procedimentos

Para utilizar o recurso Cópia do Código-base estruturado:

  1. Quando já existirem famílias de produtos cadastradas, o Sistema apresenta uma tela que permite selecionar se a inclusão da nova família de produtos será feita manualmente ou a partir de uma outra família já cadastrada. O sistema apresenta uma janela com as seguintes opções:
  2. Incluir Nova Família de Produtos

Inclui normalmente uma nova família de produtos

    • Cópia de Família de Produtos Posicionada - Inclui uma nova família de produtos com base nos dados da família já cadastrada posicionada.
    • Clique em Cópia de Família de Produtos Posicionada - É apresentada uma janela que permite informar o código base (utilizado como código de origem), que fornecerá as características para o código de destino, e um campo para que seja informado o código base de destino, que herdará todas as características do código de origem.

O Sistema efetua consistências do código de destino informado, apresentando mensagens de divergência caso existam.

3. Após o preenchimento dos campos, o sistema habilita a opção OK para confirmação. Confira os dados e confirme.

Será apresentada a janela de inclusão do código-base estruturado com os campos do cabeçalho e itens já preenchidos com as características do código-base de origem, porém é importante notar que o campo Conteúdo (Campo do código-base) exibe o código-base de destino informado na janela anterior, que pode ser modificado pelo operador, caso haja necessidade.

4. Altere/inclua os demais campos conforme necessidade e disponibilize o código para uso.

5. Selecione a opção Geração Automática para o código-base utilizado como código de origem e para o código-base de destino criado.

Será apresentado o comparativo dos dados gerados.

6. Confirme a operação.