Existe também a versão SAT do Fiscal Manager, suas funcionalidades são similares a versão NFC-e no entanto, o Fiscal Manager não transmite as notas para Sefaz mas sim para o hardware SAT que se encarregará do processo. |
Legalmente todos os documentos transmitidos eletronicamente ao Fisco devem ser assinados digitalmente, para tal, adotamos como padrão a utilização do certificado digital do tipo "e-CNPJ A1", abaixo listamos alguns benefícios deste tipo de certificado:
Uso simultâneo em vários computadores;
Dispensa o uso de um hardware adicional (Leitor USB) conectado ao computador;
Praticidade de aquisição e confiabilidade de uso;
Permite o uso simultâneo até mesmo entre filiais diferentes, mas com mesma raiz de CNPJ (8 primeiros dígitos são iguais), por exemplo:
Matriz: 82373077 000171
Filial 1: 82373077 000278
Filial 2: 82373077 000389
Durante a homologação e testes da Plataforma Fiscal, é a Software House quem deve providenciar um certificado digital. Concluídos os testes, fica à cargo do Contribuinte (Cliente) providenciar o certificado uso em ambiente de Produção. |
O formato do arquivo para importação deve obedecer o padrão PFX. |
O CSC é um código de segurança alfanumérico disponibilizado pelo Fisco e de conhecimento apenas do Contribuinte. Sua função é, em conjunto com o Certificado Digital, garantir a autoria dos arquivos gerados e enviados aos servidores da Secretaria da Fazenda (SEFAZ).
Algumas observações pertinentes:
É indispensável que o contribuinte possua uma Inscrição Estadual válida para emissão de notas.
O pedido do Código CSC é de responsabilidade do cliente junto a Sefaz do estado.
A geração do "Código CSC" depende diretamente de um Certificado Digital válido para o CNPJ em questão.
Uma vez adquiridos, os códigos serão válidos para todos os estabelecimentos do Contribuinte dentro do mesmo Estado.
Caso a Software House ou o contribuinte não possuam uma IE (Inscrição Estadual) válida na UF, a homologação não precisa ser interrompida e para fins de desenvolvimento pode-se utilizar o código CSC genérico da SEFAZ Amazonas! Para mais informações acesse: http://portalnfce.sefaz.am.gov.br/desenvolvedor/ambiente-de-homologacao-para-desenvolvedores/ |
Você pode fazer o download do Fiscal Manager atualizado através do link: https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download#000059/all/all/search/searchAll
Disponibilizamos também, alguns exemplos de utilização do Fiscal Manager no link: https://tdn.totvs.com/pages/viewpage.action?pageId=514722171
Pensando na praticidade das operações de rollout em seus clientes, a Plataforma Fiscal adotou o modelo de licenciamento online para os produtos de NFC-e e S@T, através do portal License Admin (LA). O LA consiste em um ambiente online onde o próprio desenvolvedor possui autonomia para inserir, ampliar ou reduzir a quantidade de licenças disponíveis da Plataforma Fiscal aos seus clientes.
Acessando o Portal LA pelo link: http://licencaplataformafiscal.totvs.com.br, para se cadastrar acesse o link "Novo Cadastro". Após preencher os dados do formulário, e confirmar seu cadastro, será enviado um link de para o email registrado. Concluído o cadastro e a confirmação do mesmo ao acessar o License Admin será exibido o DashBoard inicial da aplicação que apresenta as informações relevantes as licenças dos clientes vinculados a sua Software House. Todo o passo a passo para o cadastro e gestão de licenças, está disponível no link "Help" disponível no menu superior do portal e sempre que necessário, você pode contar com nosso time suporte técnico para sanar eventuais dúvidas e questionamentos.
Ao iniciar a instalação a seguinte tela será apresentada:
Figure 4. Configurando a instalação do Fiscal Manager.
Selecionando a opção "Eu aceito os termos do Contrato", a tela apresenta os termos de aceite de uso do Fiscal Manager:
Figure 5. Termos de uso.
Clicar em "Avançar"
O próximo passo é dar inicio a instalação do Fiscal Manager.
Figure 6. Path da instalação.
Clique em "Instalar" para que o processo seja iniciado.
Figure 7. Iniciar Instalação.
Com o processo de instalação concluído o próximo passo é a configuração do Fiscal Manager, na próxima tela apresentada você deverá configurar a senha de acesso ao Painel de controle da aplicação.
Anote a senha mestre exibida na tela pois é através dela em caso de perda da senha cadastrada que você poderá acessar novamente o Painel de Controle. |
Também devem ser cadastrados o CNPJ e UF do contribuinte emissor de acordo com o que mostramos na tela abaixo:
Figure 8. Senha de Acesso e CNPJ.
Na próxima tela você poderá configurar a forma de utilização do Fiscal Manager, Como o foco deste manual é o uso da Virtual ECF, sua instalação não é necessária então desmarque esta opção e prossiga para os próximos passos da configuração.
Figure 9. Virtual ECF e Modo compatibilidade.
O passo seguinte, é a importação do Certificado Digital, um dos pré-requisitos dos quais falamos anteriormente. Para isso, basta selecionar o arquivo “.pfx”, do certificado inserir a senha e clicar em “Importar Certificado”:
Com o certificado importado com sucesso os dados do mesmo serão apresentados na tela. |
Figure 10. Certificado Digital (e-CNPJ).
Com a importação do certificado digital concluída, o próximo passo é o cadastro do do Código CSC e o cadastro do ID do PDV onde Plataforma será instalada, conforme exibido na tela abaixo:
Figure 11. Cadastro de CSC e ID do PDV.
É imprescindível que o ID do PDV seja inserido, pois ele tem papel fundamental no processo de Licenciamento Online da Plataforma Fiscal. |
Na próxima tela é possível aplicar configurações de proxy caso a rede tenha esta necessidade:
Figure 12. Configuração de Proxy.
Logo em seguida é possível carregar o arquivo bitmap com a logotipo da empresa, respeitando as medidas (em pixels) de 256 x 136. Neste momento é possível também configurar a impressora que será utilizada para impressão das notas. No exemplo abaixo, estamos configurando uma MP-4200 TH, previamente instalada:
Figure 13. Configuração de Impressora e Logotipo.
Logotipo da empresa: Deverá ser na extensão “.bmp” (imagem bitmap). |
Impressão de notas: A impressora deverá estar previamente instalada no ambiente, de acordo com as orientações do fabricante. Ela também deverá estar ligada no momento da instalação. |
Finalizadas as configurações o Fiscal Manager exibirá um resumo dos dados configurados e clicando em "Finalizar", a instalação será concluída conforme telas abaixo:
Figure 14. Resumo de configurações.
Figure 15. Conclusão do processo de instalação.
Após concluir a instalação do Fiscal Manager, um atalho deve aparecer na área de trabalho do dispositivo. Conforme tela abaixo:
Para acessar as funcionalidades do Fiscal Manager, procure pelos ícone ocultos na barra de tarefas do seu computador :
Ao iniciar a instalação a seguinte tela será apresentada:
Para usar o método de integração através da API selecione a opção "Fiscal Manager SAT-ALL_IN_ONE" |
Figure 16. Tela inicial.
O próximo passo da instalação é definir o caminho onde o Fiscal Manager será instalado.
Figura 17. Caminho de instalação
Definido o path de instalação, clique em "Instalar" para que o processo seja iniciado antes será exibida uma tela apresentando um resumo da instalação.
Figure 18. Resumo dos itens a serem instalados.
Ao término do processo o instalador irá exibir a tela de conclusão, e não sequência iniciar o Painel de Controle do Fiscal Manager.
Término da instalação.
Figura 20. Conclusão da instalação
O painel de controle do Fiscal Manager SAT é carregado através do browser padrão configurado em seu sistema operacional, para abrir a aplicação utilize:
Usuário:admin e Senha:fmsat
Figure 21. Login e primeiro acesso.
Ao acessar o painel de controle em sua tela inicial você poderá visualizar algumas informações do SAT, nas telas abaixo apresentamos um resumo das informações apresentadas:
Informações da Instância
Figure 22. Informações Gerais.
Esta tela apresenta informações do contribuinte e também do Hardware do SAT.
Figure 23. Estatísticas.
Aqui são exibidas informações relacionadas a operação diária do SAT.
Informações do Hardware SAT
Figure 24. Informações gerais do SAT.
Neste Menu são exibidas informações relacionadas ao Status Operacional do SAT.
Figure 25. Informações de rede.
Aqui são apresentadas informações relacionadas a parametrização e configuração de rede do SAT.
Figure 26. Informações de transmissão.
Aqui são apresentadas informações relacionadas a parametrização e configuração de rede do SAT.
Figure 27. Informações de hardware.
Neste Menu é possível visualizar informações relacionadas ao Hardware do SAT, tais como nível de bateria, versão e informações de memória. Através do Painel de controle também é possível visualizar a lista de notas emitidas, para tal no Menu Superior acesse o link "Operações". Na imagem abaixo apresentamos um exemplo da Janela de operações:
Figure 28. Operações (Listagem de notas).
Ao acessar o menu configurações será possível também parametrizar o Fiscal Manager para operação com o SAT, nas telas abaixo apresentamos as opções de configuração disponíveis:
Configurações do Fiscal Manager SAT
Figure 29. Configurar dados do contribuinte (Básico).
Nesta são configurados os dados do contribuinte como CNPJ, IE IM e portas do SAT e da impressora utilizada para impressão das notas.
Figure 30. Configurar dados do contribuinte (Avançado).
Na área de configurações avançadas podem ser configurados proxy e porta de comunicação entre outras informações.
Adicionalmente também é possível através da opção Importar/Exportar. Utilizar uma string JSON que possibilitará a execuçao de configurações de forma mais ágil quando por exemplo o estabelecimento possuir vários PDVS.
Figure 31. Importar/Exportar Configurações.
Nos casos onde será utilizada a APIOne não é necessário executar configurações do Virtual ECF, já que tais dados passam a ser enviados diretamente através da API. |
Ainda sobre a área de configurações também é possível através dela a execução de backup do banco de dados e das notas em custódia, para tal basta seguir os passos apresentados abaixo:
Figure 32. Iniciar o Backup.
Figure 33. Mensagem de alerta de execução.
Figure 34. Definição de local para gravação do backup.