Produto: | Datasul |
Ambiente: | |
Versão: | 1 |
Indicadores para faturamento:
Separa Fatura CO: Indica se a cobrança de custo operacional deverá ser emitida em duas faturas: uma referente a movimentos realizados por prestadores credenciados e outra com movimentos realizados por não credenciados.
Separa Fatura Part: Indica se a cobrança de participação deverá ser emitida em duas faturas: uma referente a movimentos realizados por prestadores credenciados e outra com movimentos realizados por não credenciados.
Insumos Creden. Co: Indica se para cobrança de custo operacional, quando separadas fatura de credenciado e não credenciado, os insumos associados a procedimentos realizados por credenciados deverão constar na nota de credenciados ou não credenciados.
Insumos Creden. Part: Indica se para cobrança de participação, quando separadas fatura de credenciado e não credenciado, os insumos associados a procedimentos realizados por credenciados deverão constar na nota de credenciados ou não credenciados.
Utiliza Tab Evento: Indica se a identificação de eventos para cobrança de participação e custo operacional deverá ocorrer através da tabela de Eventos x Movimentos. Caso este campo não indicar a utilização da tabela, o faturamento realizará a identificação de eventos através do método utilizado até o momento.
Manutenção Tabela (Eventos x Movimentos): FP0110M - FP-13-F
Manutenção da tabela de cadastro da tabela (Eventos e Movimentos). Deve-se cadastrar as informações relativas a tabela de Eventos x Movimentos, para que no programa do menu FP/13/G possa se cadastrar a regra que será respeitada nas rotinas de cálculo/processamento do Faturamento de Planos de Saúde
Tabela: Corresponde ao código (identificação) da Tabela de Eventos x Movimentos do Faturamento.
Descrição: Corresponde a descrição da Tabela de Eventos x Movimentos do Faturamento.
Gr. Prestador x Tabela (Eventos x Movimentos): FP0110O - FP-13-H
Manutenção da tabela associativa entre Grupo Prestador e a Tabela (Eventos x Movimentos). Deve-se cadastrar as informações relativas a associação entre os Grupos de Prestadores e a Tabela (Eventos x Movimentos), para que nas rotinas de cálculo/processamento do Faturamento de Planos de Saúde, possam utilizar esta associação para o devido processo de cálculo. Esta tabela será utilizada quando no cadastramento de contratantes for parametrizada a utilização da tabela de Eventos x Movimentos a ser utilizada para identificar os eventos de custo operacional e participação a serem utilizados.
Grupo Prestador: Corresponde ao Grupo do Prestador. Esta informação está relacionada com a tabela Gruppres, Grupo de prestadores. Somente aceitará códigos existentes neste relacionamento.
Tipo Pessoa: Corresponde ao tipo de pessoa Física (F) ou Jurídica (J).
Prestador Credenciado: Indica se o Prestador é Credenciado (Sim/Não).
Tab. Evento x Movto.: Corresponde ao código (identificação) da tabela Evento x Movimentos. Esta informação está relacionada com a tabela tabevemov, Tabela de Eventos x Movimentos do Faturamento. Somente aceitará códigos existentes neste relacionamento.
Manutenção Eventos x Movimentos: FP0110N - FP-13-G
Manutenção da tabela associativa entre Eventos e Movimentos. Deve-se cadastrar as informações relativas a associação entre os Eventos e Movimentos para que nas rotinas de cálculo/processamento do Faturamento de Planos de Saúde possam utilizar esta associação para o devido processo de cálculo. Esta tabela será utilizada quando no Cadastro de Contratantes for parametrizada a utilização da tabela de Eventos x Movimentos (campo utiliza tab. eventos). Para cada movimento faturado em CO ou participação, será verificada a tabela para identificar o evento a ser utilizado. Se para o contratante não estiver parametrizada a utilização da tabela de eventos, não ocorrerá alteração na forma de identificação de eventos, não ocorrerá alteração na forma de identificação dos eventos de custo operacional e participação.
Tabela: Corresponde ao código (identificação) da Tabela de Eventos x Movimentos do Faturamento. Somente aceitará códigos existentes na opção FP-13-F.
Tipo Movimento: Corresponde ao tipo de movimento que será relacionado. Para esta informação poderá ser selecionado: "1 - Procedimento com Insumo", "2 - Procedimento sem Insumo", “3 - Insumo Vinculado ao Procedimento", "4 - Insumo Não Vinculado ao Procedimento".
Grupo Proced./Tipo insumo: Pode corresponder ao código do grupo de procedimentos ou ao código do tipo de insumos, conforme o tipo do movimento selecionado, ou ainda poderá receber 0 (zeros), que indicará “qualquer” procedimento ou insumo. Caso se tenha selecionado as opções “1 – Procedimento com Insumos” e “2 – Procedimento sem insumo”, então esta informação estará associada ao código do grupo procedimento. Caso tenha selecionado as opções “3 – Insumo vinculado ao procedimento” ou “4 – Insumo não vinculado a procedimento”, então esta informação estará associada ao código do tipo do insumo.
Proced./Insumo: Pode corresponder ao código do procedimento ou ao código do insumo, conforme o tipo do movimento selecionado, ou ainda poderá receber 0 (zeros), que indicará “qualquer”. Caso se tenha selecionado as opções “1 – Procedimento com Insumos” e “2 – Procedimento sem insumo”, então esta informação estará associada ao código do procedimento. Caso tenha selecionado as opções “3 – Insumo vinculado ao procedimento” ou “4 – Insumo não vinculado a procedimento”, então esta informação estará associada ao código do insumo.
Tipo Insumo Assoc.: Corresponde ao Tipo de Insumo Associado ao procedimento, poderá receber 0 (zeros), que indicará “qualquer”. Somente permitirá manipulação desta informação quando a opção “1 – Procedimento com Insumos” for selecionada. Nos outros casos, conterá 0 (zeros).
Insumo Assoc.: Corresponde ao Insumo Associado, poderá receber 0 (zeros), que indicará “qualquer”. Somente permitirá manipulação desta informação quando a opção “1 – Procedimento com Insumos” for selecionada. Nos outros casos, conterá 0 (zeros).
Evento CO: Corresponde ao código do evento a ser utilizado para cobrança de custo operacional.
Evento Partic.: Corresponde ao código do evento a ser utilizado para cobrança da participação.
Regra:
1) Para cada contratante deve-se informar qual estrutura de eventos será utilizada para o faturamento de custo operacional. Se no cadastro de contratantes (VP02-F), o campo Utiliza Tab. Evento estiver como 01, quer dizer que o faturamento deste contratante passará a acessar a estrutura de eventos cadastrada em FP-13-F, FP-13-H, FP-13-G.
2) Em FP-13-F (Manutenção da tabela de cadastro da tabela -Eventos e Movimentos). Deve-se cadastrar a tabela de Eventos x Movimentos, para que o cadastro em FP-13-H possa enxergar a tabela cadastrada que será respeitada nas rotinas de cálculo/processamento do Faturamento de Planos de Saúde.
3) Em FP-13-H - Manutenção da tabela associativa entre Grupo Prestador e a Tabela (Eventos x Movimentos, cadastrada em FP-13-F). Deve-se cadastrar as informações relativas a associação entre grupos de prestadores dos movimentos a serem faturados e a Tabela (Eventos x Movimentos) cadastrada em FP-13-F, para que nas rotinas de cálculo/processamento do Faturamento, possam utilizar esta associação. Para cada procedimento ou insumo é verificada esta tabela (FP-13-H) de acordo com os dados do prestador do movimento (grupo do prestador, tipo de pessoa-física /jurídica e credenciado ou não). O grupo de prestadores desta tabela está relacionado com a tabela Gruppres, somente aceitará códigos existentes neste relacionamento. Também poderá digitar zeros (0) para o grupo de prestadores, tornando genérica a tabela informada.
4) Em FP-13-G - Manutenção da tabela associativa entre Eventos e Movimentos. Para cada movimento faturado em CO ou participação será verificada a tabela para identificar o evento a ser utilizado. Os eventos informados em FP-13-G devem estar previamente cadastrados no Manutenção de Eventos e devem ser de classe E (classe de custo operacional). Neste cadastro é necessário informar um evento de custo operacional e um evento de participação.
a. Primeiramente, informamos o código (identificação) da Tabela de Eventos x Movimentos do Faturamento, somente aceitará códigos existentes na opção FP-13-F.
b. Após, informamos o tipo do movimento que será relacionado a tabela. Para esta informação, poderá ser selecionado: “1 – Procedimento com Insumo”, “2 – Procedimento sem Insumo”, “3 – Insumo Vinculado ao Procedimento”, “4 – Insumo Não Vinculado ao Procedimento”.
c. Em seguida, é informado o grupo de procedimentos ou tipo de insumo. Se estiver cadastrando um procedimento, deverá ser informado o grupo de procedimentos, caso for insumo deverá ser informado o tipo do insumo. Pode corresponder ao código do grupo de procedimentos ou ao código do tipo de insumos, conforme o tipo do movimento selecionado na opção acima. Ainda este campo pode receber 0 (zeros), que indicará “qualquer” procedimento ou insumo, deixando genérico.
d. Caso se tenha selecionado as opções “1 – Procedimentos com Insumos” e “2 – Procedimento sem Insumo”, então esta informação estará associada ao código do grupo procedimento. Caso tenha selecionado as opções “3 – Insumo vinculado ao procedimento” ou “4 – Insumo Não Vinculado ao Procedimento”, então esta informação estará associada ao código do tipo do insumo.
e. Informar o código do procedimento ou insumo conforme o tipo do movimento selecionado, ou ainda poderá receber 0 (zeros), que indicará “qualquer”.
f. Caso se tenha selecionado as opções “1 – Procedimentos com Insumos” e “2 – Procedimentos sem Insumos”, então esta informação estará associada ao código do procedimento. Caso tenha selecionado as opções “3 – Insumo Vinculado ao Procedimento” ou “4 – Insumo Não Vinculado a Procedimento”, então esta informação estará associada ao código do insumo.
g. Após, é informado o tipo de insumo associado que corresponde ao Tipo de Insumo Associado ao procedimento, poderá receber 0 (zeros) que indicará “qualquer”. Somente permitirá manipulação desta informação quando for selecionada a opção “1 – Procedimento com Insumos”. Nos outros casos, conterá 0 (zeros).
h. Em seguida, é informado o código do insumo associado. Poderá receber 0 (zeros) que indicará “qualquer”. Somente permitirá manipulação desta informação quando for selecionada a opção “1 – Procedimentos com Insumos”. Nos outros casos, conterá 0 (zeros).
i. Posteriormente, cadastra-se o evento de custo a ser utilizado para cobrança de custo operacional.
j. Devemos cadastrar os eventos de custo e participação nos casos genéricos. Isto quer dizer que para cada procedimento ou insumo a ser faturado, o programa acessa esta tabela e tenta encontrar uma associação do movimento/insumo com um determinado evento. Se não encontrar nenhum evento associado para o movimento/insumo, ele busca a associação genérica.