01. VISÃO GERAL
O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) foi instituído pelo Decreto n° 6.022, de 22 janeiro de 2007, com alterações pelo Decreto nº 7.979, de 8 de abril de 2013, que definiu a seguinte maneira:
“O SPED é instrumento que unifica as atividades de recepção, validação, armazenamento e autenticação de livros e documentos que integram a escrituração contábil e fiscal dos empresários e das pessoas jurídicas, inclusive no imunes ou isentas, mediante fluxo único, computadorizado, de informações. (Redação dada pelo Decreto 7.979, de 8 de abril de 2013)”.
Mais informações em: SPED - Sistema Público de Escrituração Digital e ECD - Escrituração Contábil Digital
Liberação especial
Data atualização:
Atualização: baixar aqui
Pré-requisitos: Não há pré-requisitos.
As alterações desta liberação especial serão liberadas oficialmente no pacote 12.1.32.
02. CADASTROS E ROTINAS
Para iniciar o processo de geração do SPED Fiscal deverão ser cadastradas algumas informações que não existem no Logix e são necessárias para a geração do arquivo a ser enviado à Escrituração Contábil Digital (ECD).
Para efetuar tais cadastros foram desenvolvidos alguns programas que devem ser obrigatoriamente executados antes de iniciar o processo de geração do arquivo. Todas as telas estão centralizadas dentro do CON10186 - Cockpit da ECD - Escrituração Contábil Digital- ECD.
O cockpit está localizado no menu padrão da contabilidade (Contabilidade / Processo / Escrituração contábil digital / Sped contábil) - CON10186.
Abaixo estão descritos alguns detalhes sobre as rotinas.