Árvore de páginas


CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização
  3. Tela Configuração Básica
    1. Outras Ações / Ações relacionadas

01. VISÃO GERAL

  • As configurações básicas compreendem um conjunto de tabuladores, para a configuração de parâmetros utilizados em todas as linhas do sistema de crédito, representando tratamentos operacionais de ordem interna, indicadores de procedimentos a serem efetuados pelo sistema em função da estrutura de controles internos da organização e da política de negócios.


02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

As configurações são comuns a todos produtos de crédito e ao grupo de instituições financeiras que utilizem a mesma base de dados.

O menu Configuração Básica possui onze telas para parametrização.

03. TELA CONFIGURAÇÃO BÁSICA

Outras Ações / Ações relacionadas

AçãoDescrição
Parâmetros GlobaisDestina-se a configurar os critérios utilizados na geração da identificação e controle das operações pelo sistema, bem como dos limites de horário e prazos, na aceitação de novas operações e dos critérios de troca de dados com outros sistemas. São parâmetros gerais para o funcionamento do sistema.
Controle Mantidos Unidade

A tela Controle Mantidos Unidade mantém as datas de controle de processamento, fechamento diário das unidades operacionais, bem como da numeração das operações e dos títulos a serem administrados, independentemente da linha de produtos.

Cobradores

Na tela Cobradores são parametrizadas as entidades financeiras, critérios de acatamentos de títulos em cobrança, valores e prazos, etc. A tela é dividida em 5 (cinco) abas: Cobrador, Carteiras, Destinação, Tarifas e Lote Complementar.

Tipos TítulosNa tela Tipos Títulos são cadastrados, por sigla, os tipos de títulos conforme prazo de devolução, liquidez, risco, etc.
Carteiras

Na tela Carteiras são parametrizadas as siglas de agrupamento contábil das operações de crédito e risco utilizadas pelo sistema. Informações como forma de apropriação, natureza e parâmetros referentes à transferência podem ser parametrizadas pelo usuário.

Históricos BackOffice

Na tela Históricos serão cadastrados os conjunto de códigos padronizados dos valores financeiros decorrentes de operações de crédito e seus correlatos. Serão utilizados para identificação das movimentações financeiras, para lançamento em contas correntes,etc.

Instruções BackOffice

Instruções são comandos gerados pelos proprietários dos títulos para providências a serem tomadas pelos cobradores.

Provisões AtrasoNa tela Provisões Atraso é feita a parametrização dos critérios legais de valorização das operações em atraso, em função do período de atraso, bem como dos critérios de reconhecimento de receitas dos valores de atraso, para fins legais e contábeis, de acordo com a linha de produtos e com o risco do cliente devedor da operação.
Grupos/Interface

Na tela Grupos/Interfaces são definidos os grupos para interfaces, a configuração dos diretórios e as formas de processamento.

Praças RestritasAs informações parametrizadas na tela Praças Restritas tem como objetivo restringir praças de cobrança na entrada de títulos via arquivo  (Remessa Cliente - Arquivo CNAB ).
Central de Riscos

Na tela Central de Riscos é realizado o cadastro dos anexos para posterior utilização nos documentos de envio ao BACEN.

Integradores

Integradores são utilizados para acesso a serviços externos.