A partir das Versões:

CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização
  3. Tabelas utilizadas

01. VISÃO GERAL

Esta funcionalidade tem como objetivo ajudar a identificar possíveis erros nas integrações principais do nosso sistema. Os logs gerados fornecerão informações detalhadas sobre a integração, incluindo status e conteúdo.

02. DEMONSTRAÇÃO DA UTILIZAÇÃO

    1) Para a execução do novo processo, é necessário rodar o script para a criação das tabelas utilizando o aplicativo RM.Atualizador.exe.


    2) Acesse o menu Serviços Globais| Segurança | Perfis

    Selecione o sistema Folha de Pagamento, edite o perfil desejado, vá em Acesso a Menus e permita o acesso 11.02.01 - Log de Integração.

    3) Para a utilização do log, o sistema buscará automaticamente o servidor e a porta para a execução desses serviços. Caso ocorra algum erro na abertura do processo, certifique-se de que as portas necessárias estejam permitidas no Windows.

    Servidor/Porta API:  Servidor e porta onde o serviço de API"s RM está sendo executado. (APiPort do Host RM. No caso onde a ApiPort não foi discriminada nas configurações do Host, utilizar a HttpPort). 
    Servidor/Porta APP: Servidor e porta onde o aplicativo THF está sendo executado. (Caso o servidor seja o Host RM, informar a HttpPort).

    Para maiores informações sobre a configuração da HttpPort e ApiPort, acesse: O que é e como configurar a HttpPort e ApiPort.

    ATENÇÃO: Se estiver executando o RM.Host.exe, o mesmo deve ser executado com administrador.


    Acesse o processo através do menu Configurações | Log de Integração


    DETALHAMENTO DOS CAMPOS


    INTEGRAÇÃO: Selecione a integração desejada exemplo: TAF ou middleware.


    PROCESSO: Selecione o processo da integração desejada. 


    TIPO DE LOG: Selecione o tipo de log conforme desejado.


    Existem dois tipos de logs disponíveis:

    • Rastreio: Nesta opção, todos os logs, tanto de sucesso quanto de erro, serão listados ou gravados. Ao selecionar "Ver histórico", os logs gravados são exibidos. O processo de gravação dos logs é iniciado ao selecionar "Ativar registros".
    • Erro: Nesta opção, somente os logs de erro serão listados ou gravados. Os logs de erro são exibidos ao selecionar "Ver histórico" e o processo de gravação dos logs de erro é iniciado ao selecionar "Ativar log".


    VER HISTÓRICO: Irá listar todos os log's já gravados na base.


    ATIVAR LOGS: Inicia o processo para registrar informações por um período de tempo de dez minutos. Após a ativação, basta executar o processo desejado para que os logs sejam salvos.


    ATENÇÃO: Se um processo específico for selecionado, o sistema salvará o log apenas desse processo (por exemplo, atualização de status, teste de conexão, etc.).

    Existem alguns recursos para facilitar a análise dos logs, sendo eles:


    DETALHES: Através desse recurso é possível ver em tela o log gravado do processo selecionado.


    EXPORTAR: Poderá exportar os detalhes do log salvo, assim como realizar testes via Json.

      • Json: Fornece a collection para realizar o teste via alguma ferramenta de requisição de API.
      • Logs: Permite a exportação do log em formato CSV.



    EXCLUIR: Caso deseja excluir um log basta seleciona-lo e clicar em <Excluir>.


    Aqui está um exemplo de como o Log de Integração pode ser usado, considerando que é a primeira vez que o recurso esta sendo utilizado no produto.

    1) O sistema está configurado para utilizar o Middleware e, ao executar o processo de "Teste de conexão", apresentou o erro "Conexão falhou", conforme demonstrado abaixo:


    2) Para identificar a possível causa do erro, deverá ativar o processo de Log de Integração através do menu Configurações | Log de Integração, confirme demonstrado abaixo:

    ATENÇÃO: Caso mantenha a tela do processo de Log de Integração aberta, o "Carregando ..." desaparecerá assim que o primeiro log for encontrado. O processo de registro de informações permanecerá ativo por 10 (dez) minutos, mesmo que a tela do processo seja fechada.


    3) Deverá acessar o processo "Teste de conexão" e executar novamente o teste para que o log seja gravado.


    4) Deverá acessar novamente o processo de Log de Integração e configurar a tela conforme demonstrado abaixo, marcando a opção "Ver histórico":



    Selecione o log e clique em detalhes:


    Os detalhes do log será demonstrado em tela: 


    PONTOS IMPORTANTES:

    • Os registros serão apresentados na tela em ordem decrescente, com base no campo "Data/Hora".
    • O sistema manterá apenas 500 linhas; após esse limite, as linhas mais antigas serão removidas automaticamente para evitar a sobrecarga do banco de dados.
    • No ícone é possível definir os campos que serão apresentados em tela.
    • No ícone é possível ocultar o menu para uma melhor visualização.

    03. TABELAS UTILIZADAS

    • PLOGINTEGRACAOATIVO e PLOGINTEGRACAO.



    • Sem rótulos