Páginas filhas
  • Cálculo de Custos dos Produtos Matéria Prima e Produtos Beneficiados / Acabados


Validações:

  • Se estiver configurado para "Calcular custo de produto colhido/in natura":
    • No início do Processamento de Custo será validado que o Mês/Ano a ser processado é subsequente ao Mês/Ano já processado. Caso não seja o Mês/Ano subsequente, será emitida uma mensagem ao usuário e não será possível processar o custo.
  • Passos do processamento do custo de produto colhido/in natura
  • Verificar a configuração "Calcular custo de produto colhido/in natura" e se estiver configurado que NÃO, o processamento do custo de produto colhido/in natura não será calculado, caso contrário seguem os próximos passos.
  • Excluir registros de custos de Matéria Prima do Mês/Ano a ser processado (caso esteja reprocessando um determinado mês).
  • Selecionar todos os produtos Matéria Primas recebidos no Mês/Ano a ser processado.
  • Se não possuir Componente relacionado aos produtos referentes a Matéria Prima recebidos, será gerado log de ocorrência e não será calculado o custo para os produtos não relacionados aos componentes.
  • Se os Componentes referentes aos produtos Matéria Prima recebidos não possuírem Conta de Custeio relacionada, será gerado log de ocorrência e não será calculado o custo para os produtos sem Conta de Custeio relacionada ao Componente.
  • Para os Locais de Produção que deram origem aos produtos in natura recebidos no Mês/Ano a ser processado serão obtidas as informações:
    • Fazenda: Fazenda a qual pertence o produto colhido/recebido.
    • Setor: Setor ao qual pertence o produto colhido/recebido.
    • Talhão: Talhão ao qual pertence o produto colhido/recebido.
    • Área: Área produtiva do Local de Produção.
    • Finalização da Colheita: Informação de Finalização da Colheita para o Local de Produção. Se o Local de Produção tiver a colheita finalizada no Mês/Ano a ser processado o custo, será ajustado o custo em função da produção real descontando os custos já calculados de acordo com as produções anteriores e estimativas de produção.
    • Custo Meses Anteriores: Custo do Local de Produção nos meses anteriores ao mês/ano a ser processado. O custo dos meses anteriores + os custos do mês processado = custo acumulado. Para o custo dos meses anteriores não serão considerados os custos de Cultura em Formação (os custos de Cultura em Formação são os custos atribuídos aos Locais de Produção com Estágio, Centro de Custo e Operação configurados para custo de Cultura em Formação).
    • Custo do Mês: Custo do Local de Produção no mês/ano a ser processado. O custo dos meses anteriores + os custos do mês processado = custo acumulado. Para o custo do mês não serão considerados os custos de Cultura em Formação (os custos de Cultura em Formação são os custos atribuídos aos Locais de Produção com Estágio, Centro de Custo e Operação configurados para custo de Cultura em Formação).
    • Custo Acumulado: Custo acumulado para o Local de Produção incluindo o Mês/Ano a ser processado. O custo dos meses anteriores + os custos do mês processado = custo acumulado. Para o custo acumulado não serão considerados os custos de Cultura em Formação (os custos de Cultura em Formação são os custos atribuídos aos Locais de Produção com Estágio, Centro de Custo e Operação configurados para custo de Cultura em Formação).
    • Custo Alocado Meses Anteriores: São os custos que foram alocados/absorvidos pelos produtos (matéria-prima) recebidos/colhidos nos meses anteriores para o Local de Produção. Se no mês/ano a ser processado o Local de Produção for encerrado, para o cálculo do Custo Unitário do produto serão considerados os custos já absorvidos pelos produtos nos meses anteriores e o saldo será absorvido pelos produtos colhidos/recebidos no mês/ano a ser processado (que será o último mês de colheita para o Local de Produção).
    • Produção Teórica: É a produção teórica do Local de Produção no mês/ano a ser processado. Produção teórica = Estimativa de Colheita para o Local de Produção / Percentual colhido ajustado. O percentual colhido ajustado é o percentual colhido de acordo com a estimativa da Ordem de Colheita, o mesmo é ajustado quando se finaliza a colheita da Ordem de Colheita. A produção teórica é utilizada para o cálculo do custo unitário da Ordem de Colheita no mês/ano a ser processado quando o Local de produção é encerrado no mês/ano a ser processado.


Custo unitário quando o Local é encerrado no Mês/Ano a ser processado = (((Custo Acumulado-Custo Alocado Meses Anteriores)*Produção Teórica NO MÊS para a Ordem de Colheita)/Produção Teórica NO MÊS para o Local de Produção)/Produção Real NO MÊS para a Ordem de Colheita

Exemplo:

  • Obter os Recebimentos das Matérias Primas por Ordem de Colheita no mês/ano com as seguintes informações:
    • Número: Ordem de Colheita a qual pertence o produto colhido/recebido.
    • Fazenda: Fazenda a qual pertence o produto colhido/recebido.
    • Setor: Setor ao qual pertence o produto colhido/recebido.
    • Talhão: Talhão ao qual pertence o produto colhido/recebido.
    • Variedade: Variedade ao qual pertence o produto colhido/recebido.
    • Produto: Produto colhido/in natura recebido. O sistema verifica se há Produto configurado para a Variedade colhida, e se possuir o Produto será o configurado para a Variedade. Se não possuir Produto configurado para a Variedade, o Produto será o configurado para a Cultura/Ocupação Colhida.
    • Área: Área da Ordem de Colheita. A área da Ordem de Colheita é utilizada para calcular a estimativa total da Ordem de Colheita (Área da Ordem de Colheita * Estimativa por hectare da Ordem de Colheita). Também é utilizada para calcular o Custo por Local de Produção e Ordem de Colheita (Custo acumulado para o Local de Produção / Área produtiva do Local) * (Área da Ordem de Colheita).
    • Estimativa por ha: Estimativa por hectare, informada na Ordem de Colheita. A estimativa por hectare da Ordem de Colheita é utilizada para calcular a estimativa total da Ordem de Colheita (Área da Ordem de Colheita * Estimativa por hectare da Ordem de Colheita).
    • Estimativa Total: Estimativa de produção total da Ordem de Colheita.

Estimativa Total = (Área da Ordem de Colheita * Estimativa por hectare da Ordem de Colheita).
A Estimativa Total é utilizada para calcular o Percentual Colhido em Meses Anteriores (Produção em Meses Anteriores / Estimativa Total) e também é utilizada para calcular o Percentual Colhido Estimado para a Ordem de Colheita no mês/ano quando a Ordem de Colheita não estiver sendo encerrada no mês/ano a ser processado e não possuir produção em meses anteriores, nesse caso o Percentual Colhido Estimado será (Produção Total no mês / Estimativa Total).

    • Finalização da Colheita: Indica se a Ordem de Colheita foi finalizada no mês/ano a ser processado. A informação da finalização de colheita é utilizada para calcular % Colhido Estimado e o % Colhido Ajustado.
    • Produção: Indica a produção Total para a Ordem de Colheita no mês/ano a ser processado. A Produção é utilizada para calcular o % Colhido Estimado, o Custo Unitário e o Custo Total.
    • Custo do Local/Ordem: Indica o Custo acumulado para a Ordem de Colheita (Local e Ordem) no mês/ano a ser processado. O Custo do Local/Ordem é utilizado para calcular o Custo Unitário.

Custo do Local/Ordem = (Custo Acumulado / Área Produtiva do Local de Produção) * Área da Ordem de Colheita.

    • Prod. Meses Anteriores: Produção da Ordem de Colheita nos meses anteriores. A produção nos meses anteriores é utilizada para calcular o % Colhido nos Meses Anteriores, % Colhido Estimado e Custo Unitário.

Produção Meses Anteriores = Soma das produções da Ordem de Colheita nos meses anteriores.

    • % Colhido Estimado: Percentual colhido estimado, de acordo com a produção no mês e a estimativa da Ordem de Colheita. O % Colhido Estimado é utilizado para calcular o % Colhido Ajustado.

% Colhido Estimado =
Se ((Ordem de Colheita Finalizada) E (Produção em Meses Anteriores = 0)) então
% Colhido Estimado = 1, ou seja, = 100%
Senão
% Colhido Estimado = Produção / Estimativa Total

    • % Colhido Ajustado: Percentual colhido Ajustado no final da colheita da Ordem ou quando o Percentual Colhido Estimado ultrapassa 100% de acordo com a estimativa da Ordem de Colheita.

% Colhido Ajustado =
Se (% Colhido Meses Anteriores + % Colhido Estimado) > 1 então
% Colhido Ajustado = 1 - % Colhido Meses Anteriores
Senão, Se ((% Colhido Meses Anteriores + % Colhido Estimado) < 1) E (Ordem de Colheita Finalizada )) então
% Colhido Ajustado = 1 - % Colhido Meses Anteriores
Senão
% Colhido Ajustado = % Colhido Estimado

    • Produção Teórica: Produção Teórica de acordo a Estimativa Total da Ordem de Colheita e com o % Colhido Ajustado. A Produção Teórica é utilizada para calcular a Produção Teórica para o Local de Produção no mês/ano a ser processado e no cálculo do custo unitário.

Produção Teórica = (Estimativa Total da Ordem de Colheita * % Colhido Ajustado).

    • Custo Unitário: Custo Unitário da Matéria Prima para a Ordem de Colheita no mês/ano a ser processado. O custo unitário é utilizado para calcular o Custo Total, compor o custo do produto beneficiado (se aplicável) e integrar com o ERP enviando o custo do produto.

Custo Unitário =
Se (mês/ano a ser processado <> mês/ano de Finalização da Colheita do Local) então
Custo Unitário = (((Custo do Local e Ordem) / (Produção no mês + Produção meses anteriores)) * (% Colhido Ajustado))
Senão
Custo Unitário = ((((Custo Acumulado do Local-Custo Alocado em Meses Anteriores) * Produção Teórica)/Estimativa Total da Ordem)/Produção Real no mês e ano

    • Custo Total: Custo Total da produção colhida/recebida no mês/ano para a Ordem de Colheita. O Custo Total é utilizado para calcular nos próximos processamentos para calcular o Custo Alocado em meses anteriores.

Custo Total = Produção * Custo Unitário.
Exemplo:

  • Gravar os dados referentes aos Locais de Produção que deram origem aos produtos in natura recebidos no Mês/Ano a ser processado.
  • Gravar os dados referentes aos os Recebimentos das Matérias Primas por Ordem de Colheita no mês/ano a ser processado.
  • Atualizar os Recebimentos de Matéria Prima com os valores unitários calculados para cada Ordem de Colheita.


  • Passos do processamento do custo de produto beneficiado/acabado