1. O que é o TOTVS SmartTISS IDSS?
O TOTVS SMART TISS / IDSS faz toda a análise de dados e indicadores de forma fácil e rápida para sua Operadora de Saúde, a partir dos arquivos enviados à ANS.
É uma Plataforma independente, que gera indicadores detalhados e visuais, para uma gestão proativa de eventuais inconsistências de dados.
A ferramenta antecipa a nota do IDSS antes da publicação pela ANS, dando a oportunidade para a Operadora se antecipar e buscar uma melhora.
2. Como Configurar o TOTVS SmartTISS IDSS?
Pré Requisitos:
- Verificar se a lista de IPs estão liberados na sua rede através desse link -> link IPs
- Instalar o Java mais recente.
- Se cadastrar no site Analytics, clicando no link enviado pelo e-mail da TOTVS.
Veja como configurar na prática:
Para aumentar a tela, dê um duplo clique no vídeo.
3. Como Instalar o TOTVS SmartTISS IDSS?
Para instalar o SmartTISS IDSS é necessário efetuar os seguintes processos:
- Baixar o arquivo totvssmartiss.zip enviado pelo e-mail por um analista TOTVS.
- Descompactar o arquivo.ZIP baixado, criar uma pasta chamada agent30no diretório “C:\agent30\” (não precisa ser em um servidor).
- Cadastrar o login no GoodData como usuário de autenticação nos arquivos de configuração. Para isso, é necessário criptografar sua senha do GoodData usando o arquivo chamado encrypt_pwd.bat contido na pasta "c:\agent30\“. Após executá-lo, você digita a sua senha e ele vai gerar uma chave criptografada parecida com "143-8-224-105-0-60-166-9“.
- Em cada arquivo .properties existentes na pasta "c:\agent30\" , normalmente os arquivos abaixo:
- my_SmartTISS_DIOPS.properties
- my_SmartTISS_Monit_TISS.properties
- my_SmartTISS_Monit_TISS_INC.properties
- my_SmartTISS_Monit_XTR.properties
- my_SmartTISS_SIB.properties
- my_SmartTISS_IND_N_SIST.properties
- my_SmartTISS_RPS.properties
- Você deve editar cada um deles e localizar o “gdc.username” colocando após o “=“ o mesmo e-mail que você acessa o ambiente no site analytics.totvs.com.
- Em “gdc.password” você coloca a senha criptografada, algo parecido com “143-8-224-105-0-60-166-9“.
- Esse processo deve ser realizado em todos os .properties.
Veja como instalar na prática:
4. Como Utilizar o TOTVS SmartTISS IDSS?
Para utilizar o SmartTISS IDSS é necessário efetuar os seguintes processos:
- Salvar o arquivo de conferência (SIB) com extensão .CNX em "C:\agent30\dados\ArquivosSIB". (Somente o último arquivo .CNX recebido pela ANS).
- Salvar os arquivos de monitoramento TISS enviados à ANS com extensão .XTE na pasta "C:\agent30\dados\ArquivosMonitTISS“.
- Salvar os arquivos de monitoramento TISS retornarnados pela ANS com extensão .XTR na pasta "C:\agent30\dados\ArquivosMonitXTR“.
- Salvar os arquivos DIOPS enviados à ANS com extensão .XML na pasta "C:\agent30\dados\ArquivosDIOPS“.
- Responder os questionamentos das planilhas contidas na pasta "C:\agent30\dados\IndicadoresNaoSistemicosIDSS" para que os indicadores IDQS, IDSM, IDGA e IDGR sejam considerados:
6. Ao final, execute o arquivo run_my_SmartTISS.bat. Aguarde a execução do Agent até que apareça a mensagem "fim do processo do agent".
Veja como utilizar na prática:
5. Como Acessar o TOTVS SmartTISS IDSS?
Para acessar o SmartTISS IDSS é necessário efetuar os seguintes processos:
- Acessar a plataforma, informar o login e a senha.
- O SMART TISS / IDSS é dividido em três Dashboards:
- Beneficiários pelo SIB - a aba Indicadores, permite verificar todos os indicadores de Beneficiários da operadora, como por exemplo a média total de vidas, que pode ser analisada por gênero e faixa etária. Na aba Quadros é possível analisar as informações de uma forma mais detalhada como por exemplo: beneficiários por produto, cnpj da contratante, relação de dependência, natureza do produto, segmentação, abrangência, status ANS, entre outros. Na aba Inconsistências, é possível visualizar algumas inconsistências encontradas nos arquivos enviados pela operadora de acordo com as informações do arquivo .CNX, a identificação do Beneficiário é pelo nome e matrícula, o que facilita na hora de efetuar a correção dos dados inconsistentes na base da operadora.
- Despesa pelo Monitoramento TISS - a aba Indicadores permite visualizar os indicadores pertinentes às despesas, usando como base os arquivos de Monitoramento TISS com extensão .XTE que as operadoras enviam para a ANS. É possível ter uma visão geral das despesas da operadora, como o total de despesa real, total de despesas assistenciais, total de glosas, a média de valores pagos, entre outros. A aba Indicadores ++ permite ter uma uma visão analítica do valor de despesa e quantidade de eventos que ocorrem em diversas situações. É possível efetuar a análise por tipo de guia, CBO, grupos de procedimentos e itens assistenciais, entre outros. Na aba Inconsistências é possível visualizar todas as inconsistências encontradas com base no arquivo XTE. Que é o arquivo de envio do Monitoramento TISS enviado pela operadora, ou seja, a operadora já consegue ter acesso às possíveis críticas da ANS antes mesmo de enviar o arquivo para a ANS e efetuar as correções necessárias. Essa análise otimiza o tempo da operadora e a dependência por parte da ANS.]
- Painel do IDSS - a aba Razão TISS, permite analisar indicadores pertinentes ao monitoramento TISS e DIOPs, como o valor total do monitoramento TISS, valor total do DIOPS, percentual de proporção e a pontuação da razão TISS. Pelo percentual de proporção, por exemplo, é possível analisar se os indicadores referentes ao monitoramento TISS, serão considerados. A aba IDSS, permite ter uma visão geral de como está o IDSS da operadora. É possível visualizar a pontuação geral do IDSS e a pontuação geral de cada indicador que compõem o IDSS, como o IDQS, o IDGA, o IDSM e o IDGR. Na aba IDQS por exemplo, é possível ter uma visão mais detalhada dos subitens que compõem esse indicador e a pontuação de cada um. Ao clicar na pontuação de um subitem o sistema direciona à aba correspondente, assim, é possível analisar o motivo da pontuação estar abaixo do esperado. Essa mesma análise pode ser efetuada nas abas IDGA, IDSM e IDGR.
Veja como acessar na prática:
Todos esses indicadores podem ser customizados de acordo com a sua necessidade. Basta fazer o nosso curso, totalmente gratuito, disponibilizado na página: https://fluig.eadbox.com/courses/gooddata-personalize-os-seus-relatorios
Você poderá criar novas métricas, relatórios e dashboards.
6. Como Cadastrar o Perfil de Acesso do TOTVS SmartTISS IDSS?
Para cadastrar o perfil de acesso é necessário efetuar os seguintes processos:
- Acessar o SmartTISS / IDSS e clicar na opção Administrar.
- Selecionar a aba Espaço de Trabalho e Usuários e em seguida clicar em + Convidar Usuários.
- Informar o e-mail do usuário que deseja cadastrar.
- Selecionar o perfil:
- Viewer: Pessoas que poderão acessar e analisar os dados da plataforma.
- Admin: Pessoas que poderão subir os dados da plataforma.
- Editor: Pessoas que podem criar relatórios, métricas, editar dashboards
- Editor + Invitations: Pessoas que podem criar relatórios, métricas, editar dashboards e enviar convites para novos usuários.
5. Personalizar uma mensagem para enviar ao usuário (opcional).
6. Clicar em Convidar. Um e-mail será enviado ao usuário convidado.
Veja como cadastrar o perfil de acesso na prática: