Páginas filhas
  • Requisitos Técnicos de Infraestrutura de Hardware de Hospedagem - ON PREMISE

Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 4 Atual »


As especificações deste documento tratam da versão 8.0 do software TOTVS CRM | SFA. Sendo assim, para qualquer versão atualizada ou upgrades, a WEALTH SYSTEMS se reserva ao direito de alterar a especificação destes requisitos mínimos ou recomendados de software ou hardware conforme direcionamentos e sinalizações tecnológicas do mercado, para garantir a qualidade e continuação dos serviços e produtos.

1  Hospedagem da Solução

A arquitetura da solução permite que a instalação seja feita em um único servidor ou de forma distribuída, em mais de um servidor.

É responsabilidade do CLIENTE realizar a aquisição, instalação e manutenção da infraestrutura de hospedagem.

A solução TOTVS CRM | SFA pode ser instalada em ambiente Cloud ou em ambiente On Premise.

On Premise 

  • O ambiente é criado e totalmente controlado pelo CLIENTE em seu data center, considerando:
      • Servidor(es) fisico(s) dedicado(s) ao TOTVS CRM | SFA unicamente para a hospedar a solução.
      • Servidor virtualizado (máquina virtual) criado exclusivamente para hospedar o TOTVS CRM | SFA dentro da estrutura de servidor(es) físico(s) do CLIENTE, com capacidade de garantir o isolamento de recursos e processos.
  • É responsabilidade do CLIENTE realizar a aquisição, instalação, configuração, backups, segurança, manutenção de hardware, sistema operacional, redes de conexões, direcionamento e liberação das portas de acesso a aplicação na infraestrutura que hospeda o TOTVS CRM | SFA, conforme as especificações técnicas descritas neste documento.
  • O CLIENTE poderá compartilhar o mesmo servidor com outras aplicações desde que cada uma delas seja instalada em máquina virtual separada, sendo que cada máquina virtual possuirá a especificação 
  • O CLIENTE poderá compartilhar o mesmo servidor com outras aplicações desde que cada uma delas seja instalada em máquina virtual separada, sendo que cada máquina virtual possuirá a especificação técnica recomendada.
  • É de responsabilidade do CLIENTE a criação de backup’s – cópias de segurança do aplicativo, bem como a gestão do período de armazenamento destes.

2  Especificações de Servidor 

  • É de responsabilidade do CLIENTE prover os equipamentos compatíveis e a completa infraestrutura para os testes de validação de usuários, bem como para a entrada em operação do software, de acordo com a especificação fornecida pela WEALTH SYSTEMS. Em caso de não cumprimento da disponibilização completa de infraestrutura especificada pela WEALTH SYSTEMS, esta paralisará automaticamente o projeto de implantação, sem ônus para a WEALTH SYSTEMS, até a regularização da infraestrutura conforme especificada pela WEALTH SYSTEMS.
  • No caso de irregularidade da infraestrutura disponibilizada pelo cliente ou do não atendimento das especificações recomendadas de infraestrutura, será solicitado a assinatura do termo de inconformidade, formalizando que o CLIENTE está ciente dos possíveis problemas de desempenho ou segurança que pode vir a ocorrer.
  • O CLIENTE assume os riscos de não atender às especificações técnicas mínimas e fica ciente que neste caso a performance poderá ser comprometida e a WEALTH SYSTEMS não será responsável por danos que possam ser gerados em decorrência dessa decisão, E ainda, a WEALTH SYSTEMS reserva o direito de realizar cobranças adicionais decorrente de atendimentos técnicos realizados pelo seu time junto ao CLIENTE, oriundos desse não cumprimento das especificações mínimas recomendadas pela WEALTH SYSTEMS.
  • Após o processo de implantação ser concluído, se o CLIENTE alterar a infraestrutura em desacordo com a infraestrutura especificada, o CLIENTE perderá a garantia de funcionamento do software e responderá pelos prejuízos que sofrer, não vindo a WEALTH SYSTEMS responder por perdas e danos no software.
  • A WEALTH SYSTEMS garante o Suporte Técnico da Solução, quando contratado mediante Proposta Comercial, desde que atendidas as especificações técnicas.
  • O CLIENTE está ciente que não recomendamos o compartilhamento de servidores e máquinas virtuais com outras aplicações, visando a segurança e integridade de dados das aplicações, seguindo recomendações de boas práticas de TI.
  • Recomenda-se que a solução TOTVS CRM | SFA tenha uma divisão lógica, sendo dividida em duas máquinas virtuais ou dois servidores para isolamento do processamento e aumento da segurança, tal como:
      • Servidor ou máquina virtual #1: Servidor de aplicações.
      • Servidor ou máquina virtual #2: Servidor de banco de dados e integração.

A especificação técnica de Servidor(es) é detalhada na tabela a seguir, conforme quantidade de acessos contratados.


VM ou servidor #1

VM ou servidor #2

1 a 20 usuários



CPU

4


GB de memória

12


GB de storage SSD

350


21 a 50 usuários



CPU

8


GB de memória

16


GB de storage SSD

350


51 a 100 usuários



CPU

8


GB de memória

20


GB de storage SSD

350


101 a 200 usuários



CPU

8

8

GB de memória

16

16

GB de storage SSD

350

350

201 a 500 usuários



CPU

12

8

GB de memória

32

32

GB de storage SSD

350

350

501 a 1000 usuários



CPU

24

8

GB de memória

128

64

GB de storage SSD

700

700

  • Os sistemas operacionais homologados para a solução TOTVS CRM | SFA devem ser de 64 bits, visto que a configuração de memória de todos os servidores ultrapassa o limite indexado por sistemas operacionais de 32 bits. Caso seja optado por sistema operacional Linux, se faz necessário que a partição da raiz ( / ) deste tenha o espaço em disco solicitado. No quadro a seguir está evidenciado as versões homologadas:

SISTEMA OPERACIONAL

VERSÕES HOMOLOGADAS

Windows



Windows 2012 Server 64 bits


Windows 2016 Server 64 bits

Linux



RedHat Enterprise Linux 64 bits


CentOS 7 Linux 64 bits

(versão do Kernel seja 3.10.0-957.12.1.el7.x86_64)


Debian Linux 64 bits

3  Banco de Dados 

  • A solução TOTVS CRM | SFA é homologada para rodar nos seguintes banco de dados: ORACLE e PostgreSQL.

Abaixo as versões homologadas.


Versões do SFA < 8.3

Versões do SFA >= 8.3

Até 200 usuários1



Recomendado

PostgreSQL 9.5 

PostgreSQL 12.6

Acima de 200 usuários1



Recomendado

Oracle 11G (exceto versão XE)

Oracle 19C 

[1] Este é um valor de referência e devem ser considerados inúmeros outros fatores como frequência das sincronizações, volume de dados por usuário e quantidade de sincronizações concorrentes. Desta forma é preciso detalhar tais variações a fim de dimensionar com maior precisão o servidor.

  • O PostgreSQL é SGBD (sistema de gerenciamento de banco de dados) relacional e orientado a objetos que fornece mecanismos eficientes de segurança e integridade dos dados, além de suportar grande parte das construções de SQL (linguagem estruturada para consultas).
  • O backup do banco de dados é de responsabilidade do CLIENTE, tanto em realiza-lo quanto em armazená-lo em um lugar externo e seguro, passível de restauração.
  • A WEALTH SYSTEMS fica com o compromisso de realizar APENAS o backup da base de dados, quando for PostgreSQL exclusivamente e, quando a gestão desse for realizada pela WEALTH SYSTEMS. E ainda, a WEALTH SYSTEMS comunicará o CLIENTE aonde estará este arquivo, portanto o compromisso e o zelo em guardar esse backup em um local externo e seguro, passível de restauração, é por conta do CLIENTE.

4  Gerais 

Links de Internet


LINKS DE INTERNET

Até 50 usuários


Recomendado

5 Mbps ou superior

De 51 a 100 usuários


Recomendado

10 Mbps ou superior

De 101 a 200 usuários


Recomendado

15 Mbps ou superior

Acima de 200 usuários


Recomendado

50 Mbps ou superior

Configurações de rede e de acesso 



Endereço de acesso


Obrigatório

Um endereço de IP FIXO

Recomendado

Domínio ou subdomínio (Ex. sales.suaempresa.com.br)

Acesso remoto

Método de administração remota2 do servidor, seja via WTS ou SSH.

Usuário

Usuário com permissões de escrita, leitura, execução e instalação no diretório de nossos aplicativos.

Transferencia de arquivos

Ferramenta ou protocolo para transferência de arquivos (WTS área de transferência remota, SSH, VPN, FTP).

Portas de acesso

Liberar e redirecionar portas dos aplicativos:

Portas de sincronização:

40920-40925;

Portas Web:

80, 8080 e 8443;

Envio de email’s

Criar uma conta de e-mail funcional para que as rotinas do TOTVS CRM | SFA possam utilizar. Depois disso as informações de que o TOTVS CRM | SFA necessita são:

  • Endereço de e-mail;
  • Usuário e senha do e-mail;
  • Configuração do servidor SMTP
    • Endereço (Ex: smtp.servidor.com.br);
    • Porta (Ex.: Porta 587);
    • Necessário saber se o servidor requer autenticação ou SSL, ou ambos;

Testar as configurações de envio de e-mails usando um cliente de e-mail off-line (Ex.: Outlook, Incredimail, Thunderbird...)

Acesso aos maps do Google

O firewall do servidor deve estar liberado para acesso aos endereços abaixo:

[2] Para utilizar outro recurso de administração remota se faz necessário uma homologação prévia junto a WEALTH SYSTEMS.

Nenhum dos servidores ou máquinas virtuais devem ser mantidos com o usuário root (ambiente Linux) ou administrador (ambiente Windows) por questão de segurança. O usuário root/administrador só pode ser utilizado para instalação dos softwares que precisam de permissão de root/administrador. Para monitoramento e manutenção será necessário criar um usuário sem permissões de administrador.

O acesso remoto aos servidores da aplicação, banco de dados e meio de transferência de arquivos pode ser liberado apenas para os IP’s fixos:

201.47.88.134

200.170.186.61

189.108.75.98

187.19.100.167


  • Sem rótulos