Visão Geral
Sistema Credimaster
O sistema Credimaster é um sistema básico a todos os demais sistemas de crédito TOTVS. Contém procedimentos e configurações definidoras de políticas internas e de controles internos, comuns a todas as linhas de negócios, produtos e serviços, envolvendo operações de crédito e de risco de crédito.
Diagrama de Contexto
Contas: A pasta de contas destina-se a cadastrar parâmetros que individualizam tratamento diferenciado para clientes quanto à cobrança de tarifas, juros de mora, protesto e forma de integração dos lançamentos com o conta corrente, etc.
Convênios: Convênio de cobrança é um processo configurado para troca de informações de cobrança de títulos, entre o cliente e a instituição ou entre instituições, através de “layouts” padronizados e pela conversão de códigos, de forma a identificar os eventos de cobrança, as exceções e os valores de modo a compatibilizar as diferenças de codificação, por tabelas “DE – PARA” de conversão de códigos e/ou tamanho e formato de dados.
Movimentação: A pasta compreende as transações com títulos, contas financeiras, instruções e alterações de títulos e contratos, através de operações específicas, em que os procedimentos são executados sobre operações e títulos, previamente cadastrados. Desta forma, os processos permitem a visualização por seleção e a consistência dos dados em tempo real, com base nas informações cadastrais existentes.
Configuração Básica: As configurações básicas compreendem um conjunto de tabuladores, para a configuração de parâmetros utilizados em todas as linhas do sistema de crédito, representando tratamento operacionais de ordem interna, indicadoras de procedimentos a serem efetuados pelo sistema, em função da estrutura de controles internos da organização e da política de negócios, comuns a todos os produtos de crédito, do grupo de instituições financeiras, que utilizam a mesma base de dados.
Configuração Avançada: As configurações avançadas identificam conjunto de transações configuradas de forma global, comuns a diversas operações do sistema, de forma a poder selecionar subconjunto de eventos automáticos, gerando funções. Estas “funções” poderão ser associadas a uma ou mais modalidades, para definir tratamentos automáticos de tarifação, ocorrências, formalização, instruções e lançamentos em conta corrente ou vinculada, a serem efetuados pelo sistema, quando da entrada de operações ou transações da modalidade, gerando automaticamente, todos os lançamentos definidos nas “funções” associadas.
Consultas: Representa um conjunto de tabuladores, que permitem a visualização de dados armazenados de forma seletiva.
Consultas Contratos: A pasta permite a seleção de uma ou todas as operações do cliente, fornecendo numa visão integrada, à posição dos contratos e de todas as transações e movimentos correlacionados, que levaram os valores financeiros do contrato a posição apresentada.
Consultas Títulos: A pasta consulta títulos, compõe-se de uma série de tabuladores destinados à visualização, de forma consolidada ou analítica, de títulos de crédito cadastrados na base de dados de crédito. O sistema permite a visualização de todas as transações ocorridas desde a inclusão até a liquidação final ou baixa. Os títulos podem ser válidos quanto a sua situação de cobrança, liquidez ou de liquidação. As diversas consultas da pasta compreendem:
Títulos: Consultas de títulos de forma global ou individual, pelos mais diversos critérios de seleção.
Instruções: Visualização dos procedimentos solicitados e executados, na ação de cobrança, originados no dono do título, por diversos critérios de seleção, de forma global ou individual.
Movimentos: Transações envolvendo a liquidação financeira venda ou baixa de títulos.
Demonstrativos de Encargos: Consulta a sequência de cálculos e os critérios empregados, para determinação do valor da mora de títulos em atraso.
Cálculo Liquidação: Visualização dos valores devidos para a liquidação de títulos em cobrança, bem como a simulação de liquidação, antecipada ou participada, com a alteração das condições de cálculo da mora, de forma total ou parcial.
Consultas Ocorrências: Permitem a visualização das diversas transações, parametrizadas como excepcionais, que originaram avisos ou rejeições (ocorrências), com um cliente, gerente, etc., conforme seleção de consulta efetuada.
Processamento: A pasta de processamento contém as transações executadas no encerramento diário das movimentações, com a consequente geração das interfaces para outros sistemas a processo, e a atualização das operações para fim de abertura do próximo dia.
Relatórios: A pasta de relatórios dá acesso à execução de rotinas de emissão de relatórios, bem como a personalização da emissão de relatórios para usuários, permitindo também a visualização em tela de relatórios e arquivos de interface gerados, por acesso aos diretórios configurados.
Prorrogação Automática: Possibilita renegociar parcelas de um contrato pelo nosso numero, informando a quantidade de dias a ser prorrogado.