Páginas filhas
  • Conceitos - Custos

Gasto

É o dispêndio de recursos financeiros para obter um produto ou serviço. O gasto limita-se ao ato da passagem para a propriedade da empresa do bem ou serviço, ou seja, ao momento em que ocorre o reconhecimento contábil da dívida assumida ou da redução do ativo dado em pagamento.

Custo

Gasto relativo ao bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços. São os gastos relativos ao processo de fabricação como: matéria-prima consumida, energia elétrica, manutenção, salários da fábrica, depreciação das máquinas.

Despesa

Bem ou serviço consumido direta ou indiretamente para obtenção de receitas. Refere-se aos gastos da administração e vendas, como material de escritório, salários e comissões.

Custo Fixo

É o gasto que não se modifica em função do volume de produção, ou seja, independente de haver ou não produção, ele continuará existindo.

Custo Variável

É o gasto que se modifica na proporção que varia o volume de produção.

Custeio

Método empregado para apropriar os custos.

Custeio por Absorção

Consiste na apropriação de todos os custos de produção aos bens elaborados. Todos os gastos relativos ao esforço de fabricação são distribuídos para todos os produtos produzidos.

Custeio Direto

A alocação dos custos é efetuada diretamente nos produtos fabricados pela estrutura do item.

Custo de Produção do Período ou do Mês

Soma dos custos incorridos no período dentro da fábrica.

Custo dos Produtos Vendidos (CPV)

Representa a soma dos custos incorridos na fabricação dos produtos que estão sendo vendidos, independente do período em que eles tenham sido fabricados.

Contribuição Marginal

Equivale a diferença entre a receita de vendas e o custo variável. Esta sobra da receita contribui para abater os demais custos, ou seja, permite determinar o ponto de equilíbrio que representa a demanda mínima para liquidar os custos fixos e gerar lucros.

Custo Contábil

Apropria o custo de produção dos diversos departamentos aos produtos fabricados por eles, a fim de valorizar os estoques. O custo contábil conta com o custeio por processo para produtos produzidos em série como os eletrodomésticos, e por ordem de produção, a exemplo da fabricação de empilhadeiras. O tipo de custeio empregado é definido na Engenharia ao caracterizar o apontamento do item por (item ou ordem).

Coeficiente de Despesas Variáveis (CDV)

Percentual aplicado sobre o custo gerencial para cobrir as despesas administrativas e comerciais possibilitando a formação do preço de venda.

Item Semi-acabado

Refere-se aos itens intermediários na estrutura, definidos como “P” Produzido ou “T” fanTasma no MAN0022 (Itens).

Importante:

Idem item em processo, item em elaboração.

Item em Processo

Ver Item Semi-acabado.

Item em Elaboração

Ver Item Semi-acabado.

Consumo Padrão

Consumo calculado com base na quantidade necessária cadastrada na estrutura e na produção apontada do item pai no mês.

Consumo Rateado

Quantidade de consumo calculada quando o consumo real é maior que o consumo padrão. Neste caso a diferença de quantidade será rateada entre os itens pais que consumiram o item em questão no mês, proporcional a quantidade produzida de cada item pai.

Consumo Real

Quantidade movimentada no estoque SUP0710 (Diária) nas operações de estoque parametrizadas como “C” no CST5730 (Operações Estoque Custos).

Custo Econômico

Ver Custo Gerencial.

Custo Gerencial

Custo do item calculado com base em simulações e informações gerenciais. No custo gerencial o usuário poderá trabalhar com taxas de absorção diferenciais e simular formações de valor para os insumos.

Insumos

Itens que estão cadastrados na estrutura como itens componentes e definidos no MAN0022 (Itens) com tipo “C”-Comprado.