Esta documentação tem por objetivo orientar sobre como utilizar o CAEPF no produto Clock In.
O CAEPF (Cadastro de Atividade Econômica da Pessoa Física) é um cadastro que agrega informações das atividades econômicas exercidas pela pessoa física quando dispensadas de inscrição no CNPJ. Para saber mais clique aqui.
O Clock In agora passa a atender também pessoas físicas que possuem o cadastro no CAEPF. Permitindo, assim, o seu cadastro na Empresa, vinculação ao Dispositivo e a partir disso o CAEPF passa a ser gerado no comprovante e no AFD (Arquivo Fonte de Dados). A seguir será detalhado o processo.
Para clientes que possuem integração com ERP RM, o código do CAEPF é atualizado via integração no campo CEI/CNO/CAEPF da Empresa e tem como origem o campo CAEPF informado no Cadastro de Seção do RM.
Para que seja possível a integração do CAEPF é necessário habilitar o campo “Habilitar uso do CAEPF na integração do da empresa” acessando o Settings do BackOffice. Após habilitar o campo, o Clock In passa a gerar novos registros no Cadastro de Empresa contendo o CNPJ/CPF e CAEPF informados no cadastro de seção.
Caso existam registros atuais contendo o campo CAEPF já atualizado, o Clock In criará novos registros no Cadastro de Empresa contendo o CNPJ/CPF e o CAEPF informado neste campo, mesmo que esse registro já exista com ou sem o CEI/CNO.
Então é muito importante que antes de habilitar a configuração do CAEPF seja feita uma avaliação do Cadastro de Seção do RM para que não sejam criados registros indevidos.
Para clientes que possuem integração com o ERP Protheus, será necessário criar novos registros no Cadastro de Empresa do BackOffice informando o código do CAEPF no respectivo campo.
Para clientes que possuem integração com o ERP Datasul será necessário criar novos registros no Cadastro de Empresa do BackOffice informando o código do CAEPF no respectivo campo.
Para clientes que usam o processo de Inserir Dispositivos Não Reconhecidos, agora terão a possibilidade de inserir o CNPJ/CPF em conjunto com o CAEPF cadastrado para a empresa. Para mais informações clicar aqui.
A partir do momento em que o dispositivo for relacionado ao CNPJ/CPF e ao seu respectivo CAEPF, quando ocorrerem as próximas marcações o CAEPF será impresso no comprovante.
Assim como, o CAEPF será gerado no cabeçalho do arquivo AFD quando for gerado para um dispositivo que está ligado a um CAEPF.
Para criação automática de dispositivo está planejado para entrega dessa solução até mar/2026.