![Linha RM > Cadastro de Regras Tributárias > [FISCAL] Geração de Banners - 2.jpg](/download/attachments/939252927/%5BFISCAL%5D%20Gera%C3%A7%C3%A3o%20de%20Banners%20-%202.jpg?version=1&modificationDate=1746036000993&api=v2)
|
O cadastro de Regras Tributárias foi criado com o propósito de facilitar a parametrização de cenários de tributação para a Reforma Tributária, permitindo criar regras específicas para os tributos do IVA (IBS e CBS).
|
|
O cadastro é organizado em três pastas "Identificação", "Detalhes Tributos" e "Regras de Seleção"
|
3.1. Regras de seleção
3.2. Serviço de seleção de regras tributáriasAs regras de seleção das regras tributárias possuem os seguintes grupos: Tipo de operação, Participante (cliente e empresa/filial), Localidade (estado e cidade/município) e produto (produto e classificação fiscal de bens e serviços) e são preenchidas conforme descrito na documentação de Cadastro de Regras tributárias: Regras de seleção e Detalhes da Regra Tributária (https://tdn.totvs.com/pages/releaseview.action?pageId=939252927).
Este serviço é consumido na tela de edição do item de movimento através do acionamento da lista de seleção de Regras tributárias (lookup). Ao acioná-lo, abrir a lista para a seleção de um registro, o Nucleus reunirá uma série de informações, encapsulará em um conjunto de dados (similar ao que é realizado para a Natureza de operação no movimento/item do movimento) e este serviço será consumido recebendo tais informações.
O serviço fará uma avaliação dos valores cadastrados para as regras de seleção das regras tributárias contrapondo-os com os dados enviados pelo registro de origem, em nosso exemplo o movimento/item de movimento, pontuará cada regra tributária, selecionará aquelas de maior pontuação e as retornará ao chamador (no caso a lista de seleção de Regras tributárias do item de movimento). O chamador processará tais registros formatando-os para apresentá-los na lista de seleção de regras tributárias de maneira a apresentá-las ao usuário para seleção de um dos registros (caso retorne apenas um registro então já o selecionará no controle de regra tributária do item de movimento). O serviço, basicamente, filtra e retorna uma lista de regras tributárias considerando os valores do registro original (por exemplo movimento) comparando-os com os itens dos grupos das regras de seleção das regras tributárias ((Tipo de operação, Participante, Localidade, Produto - ver documentação logo acima), atribui pontos a tais regras tributárias e retorna as que mais pontuarem. Caso no consumo deste serviço seja informada a natureza de operação (CFOP) e esta tenha uma regra tributária associada então tal regra será retornada, caso contrário (natureza não informada e/ou não existe regra associada à natureza) o serviço funcionará conforme descrito.
As regras tributárias para avaliação/pontuação serão recuperadas observando as regras tributárias ativas e o período de vigência relativo à data de lançamento (fiscal) do movimento.
A avaliação compete de verificar se os valores do registro original, por exemplo o movimento, estão entre os itens dos grupos informados nas regras de seleção. Caso estejam, recebem um peso/ponto, caso contrário não pontuam e tal regra tributária é descartada da seleção. Com exceção a regra de "Tipo de operação" é necessário que o registro original se enquadre em todas os grupos das regras de seleção para pontuar, caso contrário tal regra tributária é descartada. Ao final da avaliação/pontuação de todas as regras tributárias o serviço identifica a maior pontuação e retorna todas as regras tributárias que atingiram tal pontuação (as que empataram com a maior pontuação) ou uma lista vazia caso não identifique nenhuma compatibilidade. |
Este processo possibilita ao usuário o reaproveitamento dos registros de regras tributárias que foram criadas e organizadas em uma coligada através da cópia para outras coligadas evitando assim retrabalho e erros.
O processo pode ser acessado através do TOTVS Gestão Fiscal | Cadastros | Regras Tributárias e então na menu de processos "Cópia de Regras Tributárias".
Registros de Regras Tributárias
Acionamento do processo
Seleção das coligadas destino |
Para acessar o processo não há nenhuma regra específica que precise ser observada.
No caso da cópia — ou seja, a inclusão dos registros de regras tributárias nas demais coligadas — o sistema seguirá as regras definidas no cadastro de regras tributárias. Nas abas de Detalhes Tributos e Regras de Seleção. Caso já exista uma regra com o mesmo código na coligada de destino, não será copiado e será exibido no log.
Aba: Identificação
Aba: Detalhes dos tributos
Aba: Regras de seleção
No contexto da regra tributária o processo é para coligadas distintas, ou seja, coligadas diferentes. Sendo assim, será realizado a cópia somente para as regras de seleção de Estado e Município, pois ambos são coligadas globais.
![Linha RM > Cadastro de Regras Tributárias > Cópia de [TDN BO RM] Geração de Banners - Footer.jpg](/download/attachments/939252927/C%C3%B3pia%20de%20%5BTDN%20BO%20RM%5D%20Gera%C3%A7%C3%A3o%20de%20Banners%20-%20Footer.jpg?version=1&modificationDate=1746035684320&api=v2)