. Fluxo do Processo

Abaixo é detalhado o fluxo do processo de Gerar NFCom, ao clicar em algumas etapas o processo será detalhado.




3. Configurações iniciais

Para acessar o menu Documentos Eletrônicos | Nota Fiscal de Comunicação Eletrônica (NFCom) e gerar a NFCom, é necessário realizar algumas configurações iniciais, conforme abaixo:

Este modelo de documento possui uma permissão de acesso diferente dos demais documentos eletrônicos. Para dar permissão de acesso ao menu da NFCom a um usuário, siga os passos abaixo:

  • Acesse o perfil vinculado ao usuário desejado do módulo TOTVS Gestão de Estoque, Compras e Faturamento e edite o perfil;
  • Vá até a aba Acesso a Menus, siga o caminho [04] Vendas | [04.02] Documentos Eletrônicos, selecione [04.02.01.07] Nota Fiscal de Comunicação Eletrônica (NFCom) e, logo após, clique em Permitir Acesso.

Este processo possui o conceito de multiprocessamento¹, ou seja, pode ser executado em vários pedaços para que o processamento de grandes volumes de dados seja mais rápido.
Suponhamos que a geração da NFCom será feita para 15.000 movimentos. O multiprocessamento irá dividir esses movimentos em vários processos separados e executar cada um desses processos com quantidades menores de notas. Isso resulta em um ganho de tempo e performance tanto na geração das notas quanto na utilização do sistema como um todo.

¹ Este conceito é referido tecnicamente na Linha RM como fracionamento de jobs.