Este documento mapeia e detalha o processo de busca no fluxo de Transmissão das Notas oriunda do Configurador de Tributos(FISA170).  O objetivo é identificar a origem da informação e os pontos de integração para garantir a rastreabilidade e a correta configuração.

Produto:

Microsiga Protheus

Versões:

12 

Ocorrência:

Notas Fiscais via FISA170: NFS-e com dados incorretos ou falha na transmissão (valores incorretos, impostos ausentes). Este guia detalha o processo de diagnóstico e correção.

Passo a passo:

Todos os fontes do RPO Protheus e TSS devem estar atualizados com ultimo Pacote de Expedição Continua expedido. 


  1. Os módulos Fiscal e TSS devem estar totalmente atualizados com o último Pacote de Expedição Contínua e Dicionário. O processo de transmissão das notas fiscais escrituradas via Configurador de Tributos (FISA170) é totalmente dependente da sincronia e atualização desses ambientes. A desatualização de qualquer um dos componentes resultará inevitavelmente em erros de transmissão e inconsistências. Lembrando que a Reforma Tributária relacionado aos novos impostos CBS\IBS\IS somente são calculados pelo configurador.


  2.  Compartilhamento de Tabelas do Configurador de Tributos

O compartilhamento incorreto das tabelas relacionadas ao Configurador de Tributos (listadas abaixo) é uma causa comum de falhas.

⚠️ Regra Essencial: Por padrão, estas tabelas devem ser Exclusivas por Filial e manter o mesmo tipo de compartilhamento entre si.

O compartilhamento inadequado impede a correta identificação dos impostos calculados, resultando na omissão de informações fiscais e, consequentemente, em rejeições durante a Transmissão das Notas.

TabelasDescrição
F2DTributos Genéricos Calculados
CJ3Escrituração por Item
F2BRegra Tributária
F2ECadastro de Tributo
F2CTributos De/Para
F27Regra de Base de Calculo
CIN (BASE, ALQ, ESCRIT)Cadastro de Fórmulas
F28Regra de Alíquota
CJ2Regra Escrituração

Tabelas que são relacionadas e necessitam de análise para realizar o compartilhamento:

Perfis:

F20, F21, F22, F23, F24, F25, F26 e CIO

Regras de calculo:

F27, F28, F29, F2B e CIN

Regra de Escrituração:

CJ2


(É necessário também analisar a SX5 - Tabela Genérica)

O compartilhamento das tabelas eventualmente poderá ser alterado se necessário, para melhor atender as configurações das regras dos tributos. As únicas tabelas que não poderão ter o modo de compartilhamento alterado são as tabelas F2D, F2F, F2H, F2I, F2J, F2K, F2L, F2M e CJ3.


Antes de aplicar compartilhamento é necessário entender o contexto na qual a companhia esta inserido.


  3.  Pare o JOB do TSS comentando as linhas "Onstar" no Appserver.ini e inicie o TSS na sequencia aplique a Patch do pacote.

  4. Após a aplicação do pacote no TSS edite o Appserver.ini para ativar o JOB do TSS e Reinicie e TSS.

  5. ** IMPORTANTE ** Somente depois do pacote aplicado e TSS com JOB ativo, acesse a pasta do pacote enviado do TSS e copie o arquivo tssNewNfse.JSON e salve na pasta system do TSS;


  6. Clique com o botão direto do mouse no arquivo e acesse as propriedades do arquivo. Desmarque a opção "somente leitura" caso esteja marcada;


  7. Verifique que o arquivo seja apagado ( tssNewNfse.JSON ) da pasta system automaticamente pelo TSS.

  8. Se arquivo não foi apagado da pasta system, entre na APSDU do TSS, filtre Tabela SPED000  e apague o conteúdo do parâmetro MV_VERNFSE do TSS e refaça o procedimento;

  9. Após conclusão, reinicie o TSS.


*****  I M P O R T A N T E

  • Após realizar o processo de implantação da New NFS-e, será criado a Tabela TSS0013 e populado, com os municípios adequados para utilização da New NFS-e.



  • Sempre que aplicado um pacote para implementação de um município ou Alteração de layout de um município é necessário repassar os parâmetros de configuração do mesmo no ERP, no caso de Protheus utilizar o botão Wizard no Fisa022