- Cadastros principais - Antes da inclusão dos tributos, alguns cadastros são necessários:


- O cadastro de tributação/CST incluído pelos programas VDP0440/VDP10061 também precisa existir antes da inclusão dos tributos pelo Configurador de tributos.

- Fórmulas de entradas no Configurador de Tributos
- No configurador de tributos VDP0696/VDP10068 é necessário clicar no botão Atualiza CRT, para que o código dos tributos e as fórmulas sejam criados no banco de dados.

- No vdp0692, os campos que vão definir a abrangência do impostos, precisam ser selecionados na aba Trib/benef entrada:

Observação: IBS_UF deverá ter como campos selecionados: Grupo despesa e Estado, entre outros... IBS_MUN deverá ter como campos selecionados: Grupo despesa e Município entre outros...
- Ainda no vdp0692, os grupos de despesas precisam ser informados na aba Grupo despesa entrada:

- Voltando ao configurador fiscal VDP0696/VDP10068, os tributos precisam ser incluídos, com:
- Origem = Entrada,
- escolhendo a fórmula entre as opções sugeridas no zoom
- qual grupo de despesa que será aplicado e demais chaves se existir
- e informando a alíquota, taxa, incidência, classificação tributária e tributação(CST)

Observação: Caso alguma chave não seja informada, o tributo será criado para todo o grupo daquela chave(exceto exceções).
Tributos liberados nesse pacote: *Redução de alíquota - conforme benefício, é um percentual(exemplo 30%) de redução na alíquota do imposto; *Com diferimento - postergação ou adiantamento do impostos, onde é informando um percentual, que pode ser DIFERIMENTO TOTAL = 100% (incidência = 5(diferido)), ou PARCIAL, menor que 100% (incidência =1(tributado)); *Tributação Monofásica - para alguns produtos(exemplo combustível) é antecipada a obrigação do tributo.
- Sup3760 - Nota de Entrada
- Na inclusão de uma nota de entrada pelo SUP3760, será incluído o grupo de despesa buscando do cadastro do item(Man10021, aba comercial, campo Serviço do município), e o mesmo pode ser alterado no menu inf_compl_item.
- O valor calculado do tributo será gerado consistência da nota de entrada, considerando o grupo de despesa juntamente com as demais chaves, na busca da configuração fiscal;
- O valor declarado do tributo poderá ser informado manualmente no menu Q-impostos, A-tributos (SUP34120).

Observação: - para que esse menu A-tributos seja apresentado, o parâmetro data_inicio_ref_trib no log00086, precisa ter uma data menor ou igual a data da emissão da nota de entrada.
- A tela SUP34120 só poderá ser acessada pelo menu A-tributos em 64bits. Em 32bits essa tela precisa ser chamada do menu principal.
- somente os valores declarados podem ser alterados, mas não precisam estar preenchidos.
- se os valores declarados foram informados, estes serão considerados em Obrigação Fiscal e no Contas a Pagar.
- se os valores declarados não forem informados, serão considerados os valores calculados em Obrigação Fiscal e no Contas a Pagar.
- As notas de serviço, consideram como fato gerador, a cidade que foi executado o serviço, então, no menu inf_compl_nf, foi incluído o campo Cidade Tributação, que será considerado no cálculo dos tributos;

Ainda no SUP3760, menu Y-tot_nf_calc, foi alterado para mostrar os totais dos tributos: 
- SUP8720 - Nota fiscal de Serviço
- A consistência da nota de serviço com contrato incluída pelo SUP8720 foi alterada para calcular todos os impostos e tributos que o SUP3760 calcula. Então, conforme grupo de despesa informado/alterado no menu inf_compl_item teremos:
- O valor calculado do tributo que será gerado consistência da nota, considerando o grupo de despesa juntamente com as demais chaves, na busca da configuração fiscal;
- O valor declarado do tributo poderá ser informado manualmente no menu Q-imposto_renda, A-tributos (SUP34120);
- As notas de serviço, consideram como fato gerador, a cidade que foi executado o serviço, então, no menu 7-inf_compl_nf, foi incluído o campo Cidade Tributação, que será considerado no cálculo dos tributos;
Observação: - para que esse menu A-tributos seja apresentado, o parâmetro data_inicio_ref_trib no log00086, precisa ter uma data menor ou igual a data da emissão da nota de entrada.
- A tela SUP34120 só poderá ser acessada pelo menu A-tributos em 64bits. Em 32bits essa tela precisa ser chamada do menu principal.
- somente os valores declarados podem ser alterados, mas não precisam estar preenchidos.
- se os valores declarados foram informados, estes serão considerados em Obrigação Fiscal e no Contas a Pagar.
- se os valores declarados não forem informados, serão considerados os valores calculados em Obrigação Fiscal e no Contas a Pagar.
- Sup0580 - Nota fiscal de Frete
- Na inclusão de uma nota de frete pelo SUP0580, será possível incluir manualmente os valores declarados dos tributos, acessando o menu Q-impostos, A-tributos(SUP34217).
(O cálculo dos valores pelo configurador de tributos será liberado em um próximo pacote). 
Observação: - para que esse menu A-tributos seja apresentado, o parâmetro data_inicio_ref_trib no log00086, precisa ter uma data menor ou igual a data da emissão da nota de frete.
- A tela SUP34217 só poderá ser acessada pelo menu A-tributos em 64bits. Em 32bits essa tela precisa ser chamada do menu principal.
- Devoluções e Transferência entre empresas
- Para as notas de devolução ou notas de transferência entre empresas, incluídas pelo SUP3760 ou automaticamente pelo módulo de Faturamento, e relacionadas com notas de saída que possuam os tributos CBS, IBS_UF e IBS_MUN. Estes serão carregados automaticamente e proporcionalmente(em caso de devolução parcial) no menu Q-impostos A-Tributos(SUP34120) como os valores calculados.
- Caso na consistência da nota, o cliente deseje recalcular os impostos, os mesmos serão substituídos pelos impostos calculados com base no configurador de tributos.
- Histórico
- Os programas de envio de histórico (SUP2510) e recuperação de histórico (SUP1052 e SUP34071) foram alterados para considerar os campos incluídos e as novas tabelas. As alterações foram realizadas no envio/recuperação de histórico, e no envio/recuperação do histórico do histórico.
Demonstração de como parametrizar em vídeo
|
- Tributação Regular - Quando houver tributação diferenciada, deverá ser informada qual seria a tributação regular aplicada.
Conforme configuração fiscal(VDP0696/VDP10068) de entradas: 
Ao preencher os campos de Código Classificação Tributária Regular e Tributação Regular, na consistência da nota de entrada será criado os tributos: CBS e o CBS_REG, que podem ser consultados no SUP3760/SUP8720 - Nota Fiscal, menu Q-impostos, A-tributos(SUP34120): 

Observação: Para os tributos: IBS_MUN e IBS_UF, a Tributação Regular tem o mesmo conceito descrito acima.
- Sup0580 - Conhecimento de Frete e SUP9220 - Frete de Transportador Autônomo
- Foram alterados para na consistência do frete, incluir o valor calculado conforme o configurador de tributos, podendo ser consultado no SUP34217;

- Foram alterados para na consistência do frete, fazer o rateio dos impostos para as notas de entrada relacionadas,
podendo ser consultado pela tela acima(SUP34217) no botão "Consultar Impostos", ou diretamente no SUP34216. 

- SUP34204 - Monitor de recebimento xml
- Foi alterado para receber os tributos:
- CBS(com redução, com diferimento e monofásico),
- IBS_UF(com redução, com diferimento e monofásico),
- IBS_MUN(com redução, com diferimento e monofásico)
das NFes(Notas eletrônicas), CTes(Conhecimento de transporte eletrônico) e CTe-os(Conhecimento de transporte eletrônico Outros serviços) conforme NT2025.002 v1.10 e CTe_NT2025.001 v1.05b. Então, se o xml conter as tags: 
Ao importar o mesmo pelo sup34204, a nota será incluída no SUP3760-Nota de entrada ou SUP0580-Conhecimento de Frete, e os tributos serão incluídos no SUP34120 ou SUP34217, que pode ser acessado pelo menu Q-impostos, A-tributos.
- Sup0552 - Importação de nota/frete por arquivo texto
- Foi alterado para receber os tributos:
- CBS(com redução, com diferimento e monofásico),
- IBS_UF(com redução, com diferimento e monofásico),
- IBS_MUN(com redução, com diferimento e monofásico)
que serão incluídos na linha "O" para notas de entrada, conforme exemplo abaixo: 
e na linha "P" para os fretes, conforme exemplo abaixo: 
E o layout do arquivo xml pode ser acessado: Ao importar o mesmo pelo sup0552, a nota será incluída no SUP3760-Nota de entrada, e os tributos serão incluídos no SUP34120, que pode ser acessado pelo menu Q-impostos, A-tributos. Já o frete será incluído no sup0580- Fretes, e os tributos serão incluído no SUP34217, que pode ser acessado pelo menu Q-impostos, A-tributos.
- OBF40000 - Painel da NF-e
- Foi alterado a geração do xml para notas de devolução ou notas de emissão própria com o tipo "6", para impressão dos grupos dos tributos:
- CBS(com redução, com diferimento, tributação regularizada e monofásico),
- IBS_UF(com redução, com diferimento, tributação regularizada e monofásico),
- IBS_MUN(com redução, com diferimento, tributação regularizada e monofásico)
Para devolução, será impresso também o grupo de Nota referenciada. 
- SUP34032 - Relatório de Movimentação diária de Nota Fiscal e Frete
- Alterado o relatório para mostrar os tributos CBS, IBS_UF e IBS_MUN:

- SUP4410/SUP34041 - Rastreabilidade de Notas Fiscais
- Alterado o relatório para mostrar os tributos CBS, IBS_UF e IBS_MUN quando o campo "Emitir detalhe nota" for selecionado:

|
- Crédito Presumido - Conforme NT 2025.002 v1.20, para o crédito presumido existe uma tabela específica de códigos (cCredPres), que define os percentuais, vigência, critérios de aplicação e vinculação para esse tributo.
- Foi criado o cadastro OBF25200 onde pode ser incluído/importado as informações referentes aos códigos de crédito presumido:

(deverá ser executado no log6000 o conversor de criação de tabela OBF00660.cnv).
- Foi alterado o configurador fiscal(vdp0696/vdp10068) para buscar os códigos da tabela acima quando os tributos forem: CBS_CR_PRE e IBS_CR_PRE:

- Foi alterado a consistência nos programas SUP3760- Entrada de nota fiscal, SUP8720 - Nota fiscal de serviço com contrato, SUP0580 - Entrada de Fretes e SUP9220 - Frete de Transportador Autônomo,
para calcular os tributos de CBS_CR_PRE/IBS_CR_PRE quando o grupo de despesa do item/ou respectiva chave informada no configurador. Os mesmos podem ser consultados no menu Q-impostos, A-tributos de cada tela. (SUP34120- Tributos da nota e SUP34217- Tributos do frete). 
- Foi alterado o OBF40000 - Emissão de nota, para que os grupos gIBSCredPres e gCBSCredPres sejam gerados corretamente no xml:



- Foi alterado o SUP34204 - Monitor de Recepção xml, para importar os xmls referente aos documentos abaixo, com as respectivas informações dos tributos CBS_CR_PRE e IBS_CR_PRE:
- nfe(nota fiscal eletrônica),
- cte(conhecimento de transporte eletrônico),
- cte-os(conhecimento de transporte outros serviços) e
- cte-simplificado
Incluindo a nota no SUP3760 - Entrada de notas ou o frete no SUP0580- Inclusão de Fretes, onde os tributos poderão ser consultados no menu Q-impostos, A-tributos de cada tela. (SUP34120- Tributos da nota e SUP34217- Tributos do frete).
Observação: Essa é a primeira liberação referente ao Crédito Presumido. Será realizado uma segunda liberação, prevendo os demais cenários.
|
- Nota de débito e crédito - Conforme NT 2025.002 v1.30, poderá ser incluído notas de débito e crédito.
Notas de Débito e Crédito são nomes de instrumentos utilizados mundialmente para documentar situações contábeis onde é necessário corrigir informações comerciais que foram registradas em um documento, que no Brasil é a Nota Fiscal. Esta Nota Técnica cria na NF-e modelo 55 as finalidades de emissões correspondentes. O sentido das palavras “débito” e “crédito” sempre se referem ao ponto de vista do emissor: • Uma nota de débito documenta uma situação na qual o emitente registra um aumento no imposto devido (consequentemente, uma redução no imposto devido pelo adquirente, que é o destinatário); • Uma nota de crédito documenta uma situação na qual o emitente registra uma redução no imposto devido (consequentemente, um aumento no imposto devido pelo adquirente, que é o destinatário);
- Foi alterado o SUP3760 para inclusão das notas de débito e crédito como NFC(nota fiscal complementar), onde na saída do campo espécie, poderá ser selecionada a classificação:

E o tipo de nota: 
Após saída da tela de classificação da Nota Fiscal, será mostrado na tela principal o tipo de nota escolhido: 
Conforme as opções apresentadas na NT: 
As notas de débito e crédito, com exceção das notas de débito 06-Antecipação de Pagamento e 07- Perda de estoque, possuirão quantidade e valores zerados. 
Precisando informar os tributos a que se referente, no menu Q-impostos, A-tributos: 
E o relacionamento com a nota de origem, no menu >_nota_origem: 
Observação: Para essa alteração foi necessário alterar a tabela "sup_nf_origem", incluindo campo de sequencia da nota de origem(num_seq_origem). Portanto, é necessário rodar o conversor de tabela sup02131.cnv pelo log6000 e os xmls das tabelas: sup_nf_origem.xml, sup_nf_origem_hist.xml e sup_nf_origem_hist_hist.xml pelo log00074. Importante: Essa alteração impacta nas NFC de valor, onde, se for informado a sequência do AR ao qual a nota de origem se refere, no fechamento, não será mais rateado todos os itens da NFC para as notas de origem informadas. Caso seja informado sequencia de AR = 0(zero), o funcionamento será igual ao anterior, rateando os valores.
- Consistência da nota de entrada foi alterada para alertar se não tiver nota de origem relacionada, ou não for informado os tributos declarados.
- Notas de débito de antecipação de pagamento
Essas notas podem ter quantidade e valor diferente de zero, mas não geram movimentação de estoque. E não precisam ter o relacionamento da nota de origem no primeiro momento. 
- Foi alterado o OBF40000 para notas de emissão própria, somente de crédito. (Notas de débito são emitidas pelo faturamento)

|
|