CONTEÚDO

  1. Visão geral
  2. Exemplo de utilização
    1. Caminho
    2. Parâmetros dinâmicos
    3. Pré-requisitos, restrições e parametrizações
    4. Pré-requisitos técnicos
    5. Passo a passo 
  3. Tecnologias homologadas
  4. Documentação e assuntos relacionados
  5. Documentação de versões e atualizações

01. VISÃO GERAL

Geração de Crédito de Material de Apoio Utilizados na Descarga, esse processo poderá ser feito depois da emissão do Termo de Liberação de Recebimento, pois a carga já estara no status de Liberada. Esse processo será usado quando não houver uma devolução imediata de material de apoio ao fornecedor, então o sistema permitirá gerar um crédito registrado e esse crédito poderá ser consultado e baixado em entregas futuras, garantindo rastreabilidade e controle.

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Caminho

WMS Centro de Distribuição > Recebimento > Créditos de Materiais de Apoio - LOG0313

Parâmetros dinâmicos

Liste aqui os parâmetros dinâmicos relacionados a esta aplicação.

Configurações incorretas podem comprometer a aplicação e os dados. Antes de ajustes, consulte um profissional qualificado.
ParâmetroDetalhes Valores
MSG_REL_CRED_MAT_APOIOPermite definir a mensagem exibida no relatório de crédito de Material de ApoioExemplo:  Escreva uma mensagem que será exibida no campo observação da impressão do documento de crédito


(aviso) O não cumprimento dos Pré-Requisitos a seguir pode impactar o sistema. Confirme as condições exigidas antes de qualquer alteração.

Pré-Requisitos, Restrições e Parametrizações

Descreva os Pré-requisitos e/ou Restrições necessárias para utilizar a aplicação corretamente. Isso incluir dependências técnicas e condições específicas para seu uso.

Pré-Requisitos técnicos

Liste jobs, API, script para carga, locais, ou outras condições técnicas que precisem ser atendidas para o funcionamento da aplicação.

Passo a Passo 

1. Registro e Controle de Materiais de Apoio e Cobranças de Descarga

Essa funcionalidade tem como objetivo aprimorar o processo de liberação do termo de recebimento, acrescentando e gerindo informações referentes aos materiais de apoio e tipos de descarga.       

Para a utilização desta funcionalidade, é necessário realizar as seguintes parametrizações:

Em WMS Parâmetros> Parâmetro > Recebimento.


Imagem 45 - Parametrização de Recebimento

NOTA: 


11.1 Permitir o Controle dos Materiais de Apoio Utilizados na Descarga;

Essa funcionalidade permite o registro estruturado da quantidade de cada material de apoio utilizado. Exemplo: paletes, gaiolas, estrados, etc.

Após habilitar o parâmetro de recebimento "Permitir o Controle dos Materiais de Apoio Utilizados na Descarga", verifique se o status do Atributo Fixo está marcado, porque será utilizado no Cadastro de Produto para indicar que o mesmo se trata de um Material de Apoio.

Acesse em: WMS Parâmetros > Cadastro > Atributo Fixo. Caso não tenha, cadastre um novo atributo do tipo Tipo de Armazenagem, com código M e descrição Material de Apoio.


Depois vá em em: WMS Parâmetros > Cadastro > Produtos > Produto. Cadastre ou Configure um produto para Tipo de Armazenagem como Material de Apoio.


Opções de processos:

  1. Informar Material de Apoio durante conferência de recebimento;
  2. Informar Material de Apoio Após conferência de recebimento;
  3. Não Informar Material de Apoio na conferência de recebimento.


Informar Material de Apoio durante conferência de recebimento:

Após a leitura do produto ou carga o botão Material de Apoio ficará habilitado, então o usuário deverá clicar nele e ali será listado os materiais cadastrados e ativos no sistema. Depois, deverá selecionar uma opção e digitar a quantidade. Isso pode ser feito assim que botão fica habilitado ou durante o processo de conferência.









NOTA: Um mesmo material de apoio não poderá ser adicionado duas vezes, para isso utilize a opção de quantidade.

Uma vez que o Material de Apoio é adicionado, ele poderá ser consultado em listar Material de apoio.

O produtivo finalizando esse processo no coletor, o próximo passo (dependendo das configurações) será assinar o Termo de Liberação.



Informar Material de Apoio Após conferência de recebimento:

Após a leitura do produto ou carga o botão Material de Apoio ficará habilitado, então como dito antes, o usuário deverá clicar nele e ali será listado os materiais cadastrados e ativos no sistema. Depois, deverá selecionar uma opção e digitar a quantidade.



NOTA: Um mesmo material de apoio não poderá ser adicionado duas vezes, para isso utilize a opção de quantidade.

Uma vez que o Material de Apoio é adicionado, ele poderá ser consultado em listar Material de apoio.

O produtivo finalizando esse processo no coletor, o próximo passo (dependendo das configurações) será assinar o Termo de Liberação.


Quando o ususário utiliza o parâmetro que exige informar material de apoio, e quer ter como opção não informar, caso seja necessário, ele pode ativar e adicionar um usuário (ou mais) para que ao final dos processos seja solicitado sua aprovação para libração.

Acessar em: WMS Parâmetros > Cadastro > Permissões Especiais

Descrição completa: 'PERMITE LIBERAR CARGAS DE RECEBIMENTO SEM INFORMAR O MATERIAL DE APOIO, QUANDO UTILIZADO O PARÂMETRO 'PERMITIR O CONTROLE DOS MATERIAIS DE APOIO UTILIZADOS NA DESCARGA'




Não Informar Material de Apoio na conferência de recebimento.

Após a leitura do produto ou carga o botão Material de Apoio ficará habilitado, então como dito antes, o usuário poderá informar o Material de Apoio em qualquer parte do processo de conferência, mas caso isso não seja feito, antes de finalizar a tarefa de conferência será solicitado ao conferente um usuário e senha para liberação.




O produtivo finalizando esse processo no coletor, o próximo passo (dependendo das configurações), será assinar o Termo de Liberação.


Termo de liberação:







       

11.2 Permitir a Geração de Crédito de Material de Apoio Utilizados na Descarga;

Essa funcionalidade permite rastrear e gerar créditos aos fornecedores referente aos materiais de apoio utilizados e só fica disponível quando o parâmetro 'Permitir o Controle dos Materiais de Apoio Utilizados na Descarga' está habilitado. 

Acesse: WMS > Recebimento> Crédito de Materiais de Apoio











         

         







































11.3 Permitir o Registro do Tipo de Descarga para Cobrança.

Essa funcionalidade permite controlar e gerar cobranças associadas aos fornecedores (quando aplicável). Exemplos dos tipos de descarga: manual, transpaleteira, empilhadeira, etc.       

Após habilitar o parâmetro de recebimento "Permitir o Registro do Tipo de Descarga para Cobrança", é necessário ainda que seja cadastrado um novo Atributo Fixo que será utilizado no Cadastro de Produto, para indicar que o mesmo se trata de um Tipo de Descarga.

Para isso, em WMS Parâmetros > Cadastro > Atributo Fixo, cadastre um novo atributo do tipo Tipo de Armazenagem, com código DESC e descrição Tipo de Descarga.

       

Imagem 46 - Cadastro de Atributo Fixo


Após o cadastro do atributo fixo, acesse WMS Parâmetros > Cadastro > Produtos > Produtos, e no produto que deseja utilizar como Tipo de Descarga, no campo Tipo Armazenagem, selecione a opção TIPO DE DESCARGA. Com isso, os produtos parametrizados deste modo serão exibidos nas listagens dos Tipos de Descarga, durante as Conferências de Recebimento.

Imagem 47 - Cadastro de Produtos




Opções de processos:

  1. Informar Descarga para Cobrança durante conferência de recebimento;
  2. Informar Descarga para Cobrança Após conferência de recebimento;
  3. Não Informar Descarga para Cobrança na conferência de recebimento.


Informar Descarga para Cobrança durante conferência de recebimento:

Após a leitura do produto ou carga o botão Descarga para Cobrança ficará habilitado, então o usuário deverá clicar nele e ali será listado os materiais cadastrados e ativos no sistema. Depois, deverá selecionar uma opção e digitar a quantidade. Isso pode ser feito assim que botão fica habilitado ou durante o processo de conferência.

NOTA: Uma mesma Descarga para Cobrança não poderá ser adicionada duas vezes, para isso utilize a opção de quantidade.

Uma vez que a Descarga para Cobrança é adicionado, ele poderá ser consultado em listar Descarga para Cobrança.

O produtivo finalizando esse processo no coletor, o próximo passo (dependendo das configurações) será assinar o Termo de Liberação.



Informar Descarga para Cobrança Após conferência de recebimento:

Após a leitura do produto ou carga o botão Descarga para Cobrança ficará habilitado, então como dito antes, o usuário deverá clicar nele e ali será listado os materiais cadastrados e ativos no sistema. Depois, deverá selecionar uma opção e digitar a quantidade.

NOTA: Uma mesma Descarga para Cobrança não poderá ser adicionado duas vezes, para isso utilize a opção de quantidade.

Uma vez que o Descarga para Cobrança é adicionado, ele poderá ser consultado em listar Descarga para Cobrança.

O produtivo finalizando esse processo no coletor, o próximo passo (dependendo das configurações) será assinar o Termo de Liberação.


Quando o ususário utiliza o parâmetro que exige informar Descarga para Cobrança, e quer ter como opção não informar, caso seja necessário, ele pode ativar e adicionar um usuário (ou mais) para que ao final dos processos seja solicitado sua aprovação para libração.

Acessar em: WMS Parâmetros > Cadastro > Permissões Especiais

Descrição completa:  PERMITE LIBERAR CARGAS DE RECEBIMENTO SEM INFORMAR O TIPO DE DESCARGA, QUANDO UTILIZADO O PARÂMETRO 'PERMITIR O REGISTRO DO TIPO DE DESCARGA PARA COBRANÇA'



Não Informar Descarga para Cobrança na conferência de recebimento.

Após a leitura do produto ou carga o botão Descarga para Cobrança ficará habilitado, então como dito antes, o usuário poderá informar o Descarga para Cobrança em qualquer parte do processo de conferência, mas caso isso não seja feito, antes de finalizar a tarefa de conferência será solicitado ao conferente um usuário e senha para liberação.

O produtivo finalizando esse processo no coletor, o próximo passo (dependendo das configurações), será assinar o Termo de Liberação.


03. TECNOLOGIAS HOMOLOGADAS

O uso do Tipo de Produto em diferentes tecnologias não homologadas, como em Sistema Operacional, Plataforma, Navegadores e outros dispositivos, pode comprometer a segurança dos sistemas e está sujeito a situações não previstas, sem cobertura de suporte.
Tipo de produtoInclua a descrição relacionada
Sistema OperacionalInclua a descrição relacionada
PlataformaInclua a descrição relacionada
NavegadorInclua a descrição relacionada
Utilização/ExperiênciaInclua a descrição relacionada

04. DOCUMENTOS E ASSUNTOS RELACIONADOS

Inclua links de outras aplicações, funcionalidades relacionadas, ou cursos complementares que auxiliem na utilização da aplicação.

AçãoDescrição
Inclua a ação Inclua a descrição relacionada
Inclua a ação Inclua a descrição relacionada
Inclua a ação Inclua a descrição relacionada

05. DOCUMENTOS DE VERSÕES E ATUALIZAÇÕES

Nesta seção, adicione links para os Documentos Técnicos (DTs) que registram mudanças na aplicação, garantindo rastreabilidade das atualizações implementadas.

Inclua documentações relacionadas a Inovação, Legislação ou Manutenção.

Os documentos devem ser organizados do Service Pack mais atual para o mais antigo.

Clique para expandir

Service packDocumentação