- Cadastros principais - Antes da inclusão dos tributos, alguns cadastros são necessários:


- O cadastro de tributação/CST incluído pelos programas VDP0440/VDP10061 também precisa existir antes da inclusão dos tributos pelo Configurador de tributos.

- Fórmulas de entradas no Configurador de Tributos
- No configurador de tributos VDP0696/VDP10068 é necessário clicar no botão Atualiza CRT, para que o código dos tributos e as fórmulas sejam criados no banco de dados.

- No vdp0692, os campos que vão definir a abrangência do impostos, precisam ser selecionados na aba Trib/benef entrada:

Observação: IBS_UF deverá ter como campos selecionados: Grupo despesa e Estado, entre outros... IBS_MUN deverá ter como campos selecionados: Grupo despesa e Município entre outros...
- Ainda no vdp0692, os grupos de despesas precisam ser informados na aba Grupo despesa entrada:

- Voltando ao configurador fiscal VDP0696/VDP10068, os tributos precisam ser incluídos, com:
- Origem = Entrada,
- escolhendo a fórmula entre as opções sugeridas no zoom
- qual grupo de despesa que será aplicado e demais chaves se existir
- e informando a alíquota, taxa, incidência, classificação tributária e tributação(CST)

Observação: Caso alguma chave não seja informada, o tributo será criado para todo o grupo daquela chave(exceto exceções).
Tributos liberados nesse pacote: *Redução de alíquota - conforme benefício, é um percentual(exemplo 30%) de redução na alíquota do imposto; *Com diferimento - postergação ou adiantamento do impostos, onde é informando um percentual, que pode ser DIFERIMENTO TOTAL = 100% (incidência = 5(diferido)), ou PARCIAL, menor que 100% (incidência =1(tributado)); *Tributação Monofásica - para alguns produtos(exemplo combustível) é antecipada a obrigação do tributo.
- Sup3760 - Nota de Entrada
- Na inclusão de uma nota de entrada pelo SUP3760, será incluído o grupo de despesa buscando do cadastro do item(Man10021, aba comercial, campo Serviço do município), e o mesmo pode ser alterado no menu inf_compl_item.
- O valor calculado do tributo será gerado consistência da nota de entrada, considerando o grupo de despesa juntamente com as demais chaves, na busca da configuração fiscal;
- O valor declarado do tributo poderá ser informado manualmente no menu Q-impostos, A-tributos (SUP34120).

Observação: - para que esse menu A-tributos seja apresentado, o parâmetro data_inicio_ref_trib no log00086, precisa ter uma data menor ou igual a data da emissão da nota de entrada.
- A tela SUP34120 só poderá ser acessada pelo menu A-tributos em 64bits. Em 32bits essa tela precisa ser chamada do menu principal.
- somente os valores declarados podem ser alterados, mas não precisam estar preenchidos.
- se os valores declarados foram informados, estes serão considerados em Obrigação Fiscal e no Contas a Pagar.
- se os valores declarados não forem informados, serão considerados os valores calculados em Obrigação Fiscal e no Contas a Pagar.
- As notas de serviço, consideram como fato gerador, a cidade que foi executado o serviço, então, no menu inf_compl_nf, foi incluído o campo Cidade Tributação, que será considerado no cálculo dos tributos;

Ainda no SUP3760, menu Y-tot_nf_calc, foi alterado para mostrar os totais dos tributos: 
- SUP8720 - Nota fiscal de Serviço
- A consistência da nota de serviço com contrato incluída pelo SUP8720 foi alterada para calcular todos os impostos e tributos que o SUP3760 calcula. Então, conforme grupo de despesa informado/alterado no menu inf_compl_item teremos:
- O valor calculado do tributo que será gerado consistência da nota, considerando o grupo de despesa juntamente com as demais chaves, na busca da configuração fiscal;
- O valor declarado do tributo poderá ser informado manualmente no menu Q-imposto_renda, A-tributos (SUP34120);
- As notas de serviço, consideram como fato gerador, a cidade que foi executado o serviço, então, no menu 7-inf_compl_nf, foi incluído o campo Cidade Tributação, que será considerado no cálculo dos tributos;
Observação: - para que esse menu A-tributos seja apresentado, o parâmetro data_inicio_ref_trib no log00086, precisa ter uma data menor ou igual a data da emissão da nota de entrada.
- A tela SUP34120 só poderá ser acessada pelo menu A-tributos em 64bits. Em 32bits essa tela precisa ser chamada do menu principal.
- somente os valores declarados podem ser alterados, mas não precisam estar preenchidos.
- se os valores declarados foram informados, estes serão considerados em Obrigação Fiscal e no Contas a Pagar.
- se os valores declarados não forem informados, serão considerados os valores calculados em Obrigação Fiscal e no Contas a Pagar.
- Sup0580 - Nota fiscal de Frete
- Na inclusão de uma nota de frete pelo SUP0580, será possível incluir manualmente os valores declarados dos tributos, acessando o menu Q-impostos, A-tributos(SUP34217).
(O cálculo dos valores pelo configurador de tributos será liberado em um próximo pacote). 
Observação: - para que esse menu A-tributos seja apresentado, o parâmetro data_inicio_ref_trib no log00086, precisa ter uma data menor ou igual a data da emissão da nota de frete.
- A tela SUP34217 só poderá ser acessada pelo menu A-tributos em 64bits. Em 32bits essa tela precisa ser chamada do menu principal.
- Devoluções e Transferência entre empresas
- Para as notas de devolução ou notas de transferência entre empresas, incluídas pelo SUP3760 ou automaticamente pelo módulo de Faturamento, e relacionadas com notas de saída que possuam os tributos CBS, IBS_UF e IBS_MUN. Estes serão carregados automaticamente e proporcionalmente(em caso de devolução parcial) no menu Q-impostos A-Tributos(SUP34120) como os valores calculados.
- Caso na consistência da nota, o cliente deseje recalcular os impostos, os mesmos serão substituídos pelos impostos calculados com base no configurador de tributos.
- Histórico
- Os programas de envio de histórico (SUP2510) e recuperação de histórico (SUP1052 e SUP34071) foram alterados para considerar os campos incluídos e as novas tabelas. As alterações foram realizadas no envio/recuperação de histórico, e no envio/recuperação do histórico do histórico.
Demonstração de como parametrizar em vídeo
|
- Tributação Regular - Quando houver tributação diferenciada, deverá ser informada qual seria a tributação regular aplicada.
Conforme configuração fiscal(VDP0696/VDP10068) de entradas: 
Ao preencher os campos de Código Classificação Tributária Regular e Tributação Regular, na consistência da nota de entrada será criado os tributos: CBS e o CBS_REG, que podem ser consultados no SUP3760/SUP8720 - Nota Fiscal, menu Q-impostos, A-tributos(SUP34120): 

Observação: Para os tributos: IBS_MUN e IBS_UF, a Tributação Regular tem o mesmo conceito descrito acima.
- Sup0580 - Conhecimento de Frete e SUP9220 - Frete de Transportador Autônomo
- Foram alterados para na consistência do frete, incluir o valor calculado conforme o configurador de tributos, podendo ser consultado no SUP34217;

- Foram alterados para na consistência do frete, fazer o rateio dos impostos para as notas de entrada relacionadas,
podendo ser consultado pela tela acima(SUP34217) no botão "Consultar Impostos", ou diretamente no SUP34216. 

- SUP34204 - Monitor de recebimento xml
- Foi alterado para receber os tributos:
- CBS(com redução, com diferimento e monofásico),
- IBS_UF(com redução, com diferimento e monofásico),
- IBS_MUN(com redução, com diferimento e monofásico)
das NFes(Notas eletrônicas), CTes(Conhecimento de transporte eletrônico) e CTe-os(Conhecimento de transporte eletrônico Outros serviços) conforme NT2025.002 v1.10 e CTe_NT2025.001 v1.05b. Então, se o xml conter as tags: 
Ao importar o mesmo pelo sup34204, a nota será incluída no SUP3760-Nota de entrada ou SUP0580-Conhecimento de Frete, e os tributos serão incluídos no SUP34120 ou SUP34217, que pode ser acessado pelo menu Q-impostos, A-tributos.
- Sup0552 - Importação de nota/frete por arquivo texto
- Foi alterado para receber os tributos:
- CBS(com redução, com diferimento e monofásico),
- IBS_UF(com redução, com diferimento e monofásico),
- IBS_MUN(com redução, com diferimento e monofásico)
que serão incluídos na linha "O" para notas de entrada, conforme exemplo abaixo: 
e na linha "P" para os fretes, conforme exemplo abaixo: 
E o layout do arquivo xml pode ser acessado: Ao importar o mesmo pelo sup0552, a nota será incluída no SUP3760-Nota de entrada, e os tributos serão incluídos no SUP34120, que pode ser acessado pelo menu Q-impostos, A-tributos. Já o frete será incluído no sup0580- Fretes, e os tributos serão incluído no SUP34217, que pode ser acessado pelo menu Q-impostos, A-tributos.
- OBF40000 - Painel da NF-e
- Foi alterado a geração do xml para notas de devolução ou notas de emissão própria com o tipo "6", para impressão dos grupos dos tributos:
- CBS(com redução, com diferimento, tributação regularizada e monofásico),
- IBS_UF(com redução, com diferimento, tributação regularizada e monofásico),
- IBS_MUN(com redução, com diferimento, tributação regularizada e monofásico)
Para devolução, será impresso também o grupo de Nota referenciada. 
- SUP34032 - Relatório de Movimentação diária de Nota Fiscal e Frete
- Alterado o relatório para mostrar os tributos CBS, IBS_UF e IBS_MUN:

- SUP4410/SUP34041 - Rastreabilidade de Notas Fiscais
- Alterado o relatório para mostrar os tributos CBS, IBS_UF e IBS_MUN quando o campo "Emitir detalhe nota" for selecionado:

|
- Crédito Presumido - Conforme NT 2025.002 v1.20, para o crédito presumido existe uma tabela específica de códigos (cCredPres), que define os percentuais, vigência, critérios de aplicação e vinculação para esse tributo.
- Foi criado o cadastro OBF25200 onde pode ser incluído/importado as informações referentes aos códigos de crédito presumido:

(deverá ser executado no log6000 o conversor de criação de tabela OBF00660.cnv).
- Foi alterado o configurador fiscal(vdp0696/vdp10068) para buscar os códigos da tabela acima quando os tributos forem: CBS_CR_PRE e IBS_CR_PRE:

- Foi alterado a consistência nos programas SUP3760- Entrada de nota fiscal, SUP8720 - Nota fiscal de serviço com contrato, SUP0580 - Entrada de Fretes e SUP9220 - Frete de Transportador Autônomo,
para calcular os tributos de CBS_CR_PRE/IBS_CR_PRE quando o grupo de despesa do item/ou respectiva chave informada no configurador. Os mesmos podem ser consultados no menu Q-impostos, A-tributos de cada tela. (SUP34120- Tributos da nota e SUP34217- Tributos do frete). 
- Foi alterado o OBF40000 - Emissão de nota, para que os grupos gIBSCredPres e gCBSCredPres sejam gerados corretamente no xml:



- Foi alterado o SUP34204 - Monitor de Recepção xml, para importar os xmls referente aos documentos abaixo, com as respectivas informações dos tributos CBS_CR_PRE e IBS_CR_PRE:
- nfe(nota fiscal eletrônica),
- cte(conhecimento de transporte eletrônico),
- cte-os(conhecimento de transporte outros serviços) e
- cte-simplificado
Incluindo a nota no SUP3760 - Entrada de notas ou o frete no SUP0580- Inclusão de Fretes, onde os tributos poderão ser consultados no menu Q-impostos, A-tributos de cada tela. (SUP34120- Tributos da nota e SUP34217- Tributos do frete).
Observação: Essa é a primeira liberação referente ao Crédito Presumido. Será realizado uma segunda liberação, prevendo os demais cenários.
|
- Nota de débito e crédito - Conforme NT 2025.002 v1.30, poderá ser incluído notas de débito e crédito.
Notas de Débito e Crédito são nomes de instrumentos utilizados mundialmente para documentar situações contábeis onde é necessário corrigir informações comerciais que foram registradas em um documento, que no Brasil é a Nota Fiscal. Esta Nota Técnica cria na NF-e modelo 55 as finalidades de emissões correspondentes. O sentido das palavras “débito” e “crédito” sempre se referem ao ponto de vista do emissor: • Uma nota de débito documenta uma situação na qual o emitente registra um aumento no imposto devido (consequentemente, uma redução no imposto devido pelo adquirente, que é o destinatário); • Uma nota de crédito documenta uma situação na qual o emitente registra uma redução no imposto devido (consequentemente, um aumento no imposto devido pelo adquirente, que é o destinatário);
- Foi alterado o SUP3760 para inclusão das notas de débito e crédito como NFC(nota fiscal complementar), onde na saída do campo espécie, poderá ser selecionada a classificação:

E o tipo de nota: 
Após saída da tela de classificação da Nota Fiscal, será mostrado na tela principal o tipo de nota escolhido: 
Conforme as opções apresentadas na NT: 
As notas de débito e crédito, com exceção das notas de débito 06-Antecipação de Pagamento e 07- Perda de estoque, possuirão quantidade e valores zerados. 
Precisando informar os tributos a que se referente, no menu Q-impostos, A-tributos: 
E o relacionamento com a nota de origem, no menu >_nota_origem: 
Observação: Para essa alteração foi necessário alterar a tabela "sup_nf_origem", incluindo campo de sequencia da nota de origem(num_seq_origem). Portanto, é necessário rodar o conversor de tabela sup02131.cnv pelo log6000 e os xmls das tabelas: sup_nf_origem.xml, sup_nf_origem_hist.xml e sup_nf_origem_hist_hist.xml pelo log00074. Importante: Essa alteração impacta nas NFC de valor, onde, se for informado a sequência do AR ao qual a nota de origem se refere, no fechamento, não será mais rateado todos os itens da NFC para as notas de origem informadas. Caso seja informado sequencia de AR = 0(zero), o funcionamento será igual ao anterior, rateando os valores.
- Consistência da nota de entrada foi alterada para alertar se não tiver nota de origem relacionada, ou não for informado os tributos declarados.
- Notas de débito e crédito não podem possuir outros tributos como ICMS, IPI, PIS...
- Notas de débito de antecipação de pagamento
Essas notas podem ter quantidade e valor diferente de zero, mas não geram movimentação de estoque. E não precisam ter o relacionamento da nota de origem no primeiro momento. 
- Foi alterado o OBF40000 - Painel da NF eletrônica, para geração das notas de emissão própria, somente de crédito. (Notas de débito são emitidas pelo faturamento)

Com geração do grupo DFeReferenciado com a nota de origem: 
- Alteramos o SUP34204- Monitor de recebimento de xml, para receber NF de débito e respectivas notas de origem informadas no grupo DFeReferenciado,
incluindo na tabela sup_nf_origem que pode ser consultado no SUP3760 - Entrada de Nota Fiscal, menu >_nota_origem. Observação: Notas de débito de antecipação de pagamento são incluídas no grupo gPagAntecipado , previsto em um próximo pacote.
- Foi alterado o SUP0552 - Importação de notas via arquivo texto, para receber as NF de débito e respectivas notas de origem
Na linha M(nota) - campo 26 informar a finalidade =6(nota de débito), e no campo 33 o tipo de nota (exemplo: 06, pagamento antecipado) ; Na linha D(item) - campo 41 - chave da nota de origem, e no campo 44 - a sequencia do item da nota de origem.
- Notas de devolução - Nas devoluções de emissão com nota de emissão própria, a nota de origem poderá ser impressa em um dos grupos abaixo:
- DFeReferenciado - quando existir somente uma nota relacionada
- NFref - quando existir mais de uma nota relacionada.
No SUP3760 - Entrada de Nota fiscal, menu V_nf_vendas, para as notas de emissão própria, relacionadas a somente uma nota, será realizado a pergunta: Deseja imprimir como documento referenciado?, se sim - imprime no DFeReferenciado, para os demais casos - imprime no NFref
- Indicador de Bem Móvel Usado
Foi alterado o SUP3760 - Entrada de Nota Fiscal, menu info_compl_item, menu 1_prox_tela, incluindo o campo Bem Móvel: 
Esse campo só poderá ser assinalado caso o fornecedor seja pessoa física ou MEI(microempreendedor), e será impresso em nota de emissão própria, conforme alteração no OBF40000 - Painel da NF eletrônica.
Observação: essas alterações serão liberadas dia 17/11 para a release 12.1.2511
|
- Classificação fiscal tributária - Conforme NT 2025.002 v1.30, foram incluídos novos campos e atualizado o arquivo de importação classif_trib.txt com os novos códigos .

Necessário rodar o conversor de tabela: sup02135.cnv pelo log6000 e xmls: classif_tributaria.xml, sup34260.xml e sup342602.xml pelo log00074.
- Nota de entrada com antecipações de pagamento
Foi alterado o SUP3760 para que na entrada da nota, possa ser relacionado com as antecipações de pagamento(notas fiscais complementares de débito do tipo 6), que foram realizadas antes da entrega do produto: 
Podendo ser informado pela chave eletrônica da nota ou pelo número da nota: 
Observação: Após inclusão na tela acima, ee consultar a NFC de antecipação de pagamento(no exemplo acima 1753), no menu >_nota_origem existirá a nota de entrada 1754.
- Foi alterado o SUP34204 para importar o grupo de antecipação de pagamento e incluir no SUP3760 - menu <_antecipação, conforme acima

- Foi alterado o SUP0552 para importar as notas de antecipação de pagamento e incluir no SUP3760 - menu <_antecipação:
Conforme coluna "A" e campo 40, onde deverá ser informado a chave eletrônica da nota fiscal de antecipação. O arquivo texto poderá ter várias linhas "A", ou seja, várias notas de antecipação de pagamento.
- Foi criado um relatório SUP34340 para acompanhamento das notas e respectivas antecipações, ou das antecipações que não tiveram recebimento:

Necessário rodar o xml sup34340.xml pelo log00074.
- O campo tipo de Nota Fiscal se refere ao filtro dos demais campos. Caso seja informado NF Pagto Antecipado, serão filtradas(data, nota, série....) apenas notas NFC de débito com tipo 6.

Ao desmarcar o campo "Só imprime NF de Pagto Antecipado sem NF entrada?" 
Conforme o CST 222, e classificação tributária 222001, é necessário a redução de base: 
Foi alterado o configurador fiscal para poder informar a redução de base nas fórmulas de entradas: 701(redução de alíquota) e 702(com diferimento): 
Necessário rodar o botão Atualiza CTR para que o campo possa ser mostrado.
- Foi alterado o SUP3760/SUP8720 - Entrada de notas fiscais, menu Q-impostos, A-tributos para mostrar novos campos:
- Foi alterado o SUP0580 - Entrada de fretes, menu Q-impostos, A-tributos para mostrar novos campos:
- Foi alterado o histórico para mostrar novos campos
|
|