Devido a necessidade de alguns módulos (como SIGAEIC e SIGAPFS) já entregarem os tributos calculados devido alguma particularidade, o Configurador de Tributos deveria receber esses valores, e não deveria recalcular o tributo, apenas receber e escriturar.
Então para atender a essa necessidade, foram criados os seguintes operandos dentro do configurador de tributos: O:BASE_INTEGRACA, O:ALIQUOTA_INTEGRACAO e O:VALOR_INTEGRACAO.
É recomendado o conhecimento sobre operandos dentro do Configurador de Tributos e seu uso dentro de fórmulas. |
Os operandos de integração recebem valores já calculados previamente, sendo assim, sua utilização na fórmula do cálculo da base, alíquota ou regra de cálculo deve ser exclusiva, (como demonstrado nos exemplos), não sendo possível utiliza-los para compor outros cálculos. |
Para o Configurador receber os valores, é necessário que seja um tributo que tenha ID Totvs (F2C_CODIGO), pois os valores terão que ter alguma origem válida (Calculado anteriormente pela TES ou vindo dos campos de tributos da SD1/SD2).
Estes operandos só funcionam em tributos legados (com id totvs amarrado dentro da regra de cálculo) pois se utiliza das referencias já existentes dos mesmos |
Crie uma regra de base cálculo com valor de origem igual a "11 - Formula Manual", e na fórmula, adicione o operando "O:BASE_INTEGRACAO":


Crie uma regra de alíquota com valor de origem igual a "11 - Formula Manual", e na fórmula, adicione o operando "O:ALIQUOTA_INTEGRACAO":


Para que a regra de escrituração receba dados por integração é necessário selecionar a opção 8 - Integração no campo de incidência.

Ao selecionar esta opção será necessário informar todos os campos para que a escrituração ocorra corretamente, esta funcionalidade esta atualmente disponível para ser utilizada em conjunto com a classe TaxOperandIntegrator |
Esta correção será disponibilizada na Expedição contínua de DEZEMBRO/2025 e o pacote poderá ser acessado através dos links disponibilizados na documentação Pacotes de Atualização - Fiscal. Informações sobre a Expedição contínua acessar: http://tdn.totvs.com/x/H4uCEw. Informações sobre o compatibilizador UPDDISTR acessar: Atualizador de dicionário e base de dados - UPDDISTR. |
Crie uma regra de alíquota utilizando as regras de base e alíquota criadas anteriormente, e na fórmula de cálculo, clique para desfazer tudo, e então adicione o operando "O:VALOR_INTEGRACAO". Então termine de preencher os perfis dentro da regra de cálculo conforme sua operação.



Ao classificar uma pré-nota de importação com origem do SIGAEIC, os valores dos tributos já vem calculados (D1_VALICM, D1_VALIPI, etc), então após colocar uma TES (CFOP), as regras de cálculos do Configurador de Tributos irão entrar e absorver os valores já calculados:
Valores Originais vindos do SIGAEIC:

Após digitar a TES (Necessário apenas para o configurador saber qual o CFOP da Operação), os tributos via configurador de tributos aparecem:

| Esse processo também funciona para a geração de documento de saída via pré-fatura (JURA205) via SIGAPFS ou para outras situações em que as referencias de tributos legados já estão calculados, e se deseja apenas que o CFGTRIB receba os mesmos. |
CFGTRIB - Configurador de Tributos
CLASSTRIB- Classificação Tributária by Systax
CFGTRIB - Cálculos no Configurador de Tributos
CFGTRIB - Perguntas e Respostas - Configurador de Tributos
Configurador de Tributos - Regras Financeiras