1. Qual é o pré-requisito para gerar o Informe de Rendimentos 2026 (Ano-Base 2025)?O Informe de Rendimentos do sistema Datasul depende dos processos da DIRF. Para que o informe seja gerado, é obrigatório executar as etapas de consolidação de dados da DIRF, exceto a geração final do arquivo (FP5960 - Geração Arquivo DIRF). Em resumo: Você precisará realizar os passos de preparação e consolidação da DIRF.
2. O produto sofrerá alterações para o Informe de Rendimentos de 2026?Sim, haverá adequações importantes no produto para garantir a conformidade e a precisão dos dados: FP5900 - Geração do DIRF: Será ajustado para buscar as informações de despesas médicas e reembolsos médicos do programa FP9912. Isso garante que os dados do Comprovante estejam perfeitamente alinhados com o que foi enviado ao eSocial por meio do evento S-1210. FP9825 - Relatório de Conferência eSocial: Será aprimorado para a geração de um único relatório consolidado com os valores anuais. Este relatório será uma ferramenta importante para conferência, permitindo a comparação dos dados de folha de pagamento que serão utilizados no Informe de Rendimentos com as informações já enviadas ao eSocial.
3. É necessária a atualização de algum pacote ou patch da console?Para as adequações citadas na pergunta 2, sim. Essas serão liberadas por meio de pacotes de atualização da console. Liberação Pontual (Patch Adicional): Está em análise a viabilidade técnica para liberar esses dois ajustes de forma pontual por meio de um Patch Adicional para pacotes anteriores. A disponibilidade desse patch depende da confirmação da viabilidade técnica da versão que receberá os ajustes com os pacotes anteriores. Uma vez liberado, o link para download e a documentação serão disponibilizados em nossa página de Atualização de Patch:
4. Posso gerar o Informe de Rendimentos sem realizar as atualizações mencionadas nas perguntas 2 e 3?Sim, é possível gerar o Informe de Rendimentos, mas com limitações importantes.
|