Com a Reforma Tributária, especificamente na Nota Técnica SE/CGNFS-e nº 004/2025, torna-se necessário informar no Configurador de Tributos o código de Indicador de Operação (IndOp) tanto para o IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) como para a CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) para o mesmo ser utilizado na NFS-e.
Para isso foi criada uma rotina de cadastro, onde é possível informar todos os dados referentes a cada Código de Indicador de Operação. Como facilitador, dentro desse cadastro foi disponibilizada a opção de importação da tabela oficial, disponibilizada pela Sefaz, o que agiliza o processo além de evitar erros de digitação.
Para clientes que operam nas releases 12.1.2510 ou anteriores, será necessária a execução do compatibilizador UPDDISTR com o pacote diferencial (SDFBRA.txt). Esta correção será disponibilizada na Expedição contínua e o pacote poderá ser acessado através dos links disponibilizados na documentação Pacotes de Atualização - Fiscal. Informações sobre a Expedição contínua acessar: http://tdn.totvs.com/x/H4uCEw. |
Após entrar no configurador de tributos, o cadastro pode ser acessado em: Regras Fiscais → Cadastros → Tabela Códigos Indicadores de Operação

Nele podemos dar manutenção a qualquer código manualmente:

Para agilizar o processo, foi criada uma rotina para fazer a importação dos dados da tabela referente aos códigos de indicadores de operação. Será gravada na tabela CI1 do sistema.
A rotina processará somente arquivo do tipo ".CSV", portanto, a tabela original, que possui formato ".xlsx" (Planilha do Microsoft Excel), deverá ser transformada para o formato ".CSV". Como sugestão para esse procedimento, abra a tabela através do Microsoft Excel, opção "Salvar Como", selecione o Tipo "CSV (separado por vírgulas)" e salve o documento. Como forma de validar o arquivo, será exigida a presença dos campos abaixo exatamente com esses nomes (não case sensitive). Caso algum desses campos não exista no arquivo, será exibido um alerta na tela e a importação não será realizada. Código indOp Característica do fornecimento |
Será exibida uma tela conforme a figura abaixo, para selecionar o arquivo ".CSV" que foi gerado. Após a seleção do arquivo e confirmar a operação, a importação será realizada.




Com todos os códigos indicadores de operação devidamente cadastrados, seja manualmente ou por importação, agora temos o necessário para aplicar o mesmo na rotina "Regra de Cálculos" (FISA160) via Dados Adicionais.
Use esse espaço para colocar exemplos de utilização.
Use esse espaço para colocar exemplos de utilização.
Use esse espaço para colocar exemplos de utilização.