Este documento detalha o passo a passo para realizar a instalação das aplicações Smart View, T-Provider (Provedor de Segurança TOTVS Agro), Keycloak (ferramenta de autenticação/autorização JWT) e TOTVS Agro API Hub no ambiente. Serão apresentadas as etapas de configurações utilizadas para o funcionamento das aplicações e a utilização de Objetos de Negócios do TOTVS Agro Bioenergia. |
1. REQUISITOS MÍNIMOSNeste tópico, abordaremos os requisitos mínimos necessários para realizar a habilitação do Smart View, T-Provider e TOTVS Agro API Hub. 1.1. AmbienteÉ necessário um ambiente compatível com os requisitos mínimos com todos os produtos listados.
1.2. SoftwareComo premissa, é necessário ter disponível a aplicação TOTVS Agro Smart View (TASV) instalado e configurado, para que consigamos utilizar relatórios e outras funções do Smart View. Além disso, também é necessário estar disponível as bases de dados dos produtos T-Provider, Smart View e TOTVS Agro API Hub, como descrito nos requisitos de Ambiente. |
2. INSTALADORESÉ necessário utilizar os instaladores dos produtos listados acima, para que consigamos de forma consistente instalar o Smart View no TOTVS Agro Bioenergia.
|
3. INSTALAÇÃO T-PROVIDERIniciaremos a instalação do T-Provider, sendo necessário descompactar o pacote .zip, onde vai conter o instalador install.bat.
É necessário executar o install.bat como administrador, para que ele execute corretamente. Após a execução, vão aparecer opções, por exemplo, caminho da T-Provider, porta da aplicação, banco de dados do Keycloak/T-Provider, banco de dados do produto Bioenergia, entre outros, sendo necessário passar todas as informações que são solicitadas. No final, pacote vai estar desta forma:
3.1. Configuração de usuário administradorApós a instalação, devemos entrar no Keycloak, onde vamos criar o nosso usuário administrador, que vai ser responsável na administração do Smart View posteriormente. Para entrar no Keycloak, devemos confirmar se alguns parâmetros da base de dados Bioenergia estão corretamente cadastrados, se não, vamos ter que inserir.
Deve conter estes dois parâmetros na instância que foi selecionado no T-Provider, caso não tenha, deve ser inserido o script de insert abaixo com a instância que você cadastrou:
Com esses parâmetros configurados, podemos seguir no cadastro do usuário administrador. Vamos acessar o URL + Porta (ou DNS) do T-Provider:
![]() Após o acesso, podemos seguir a documentação do TDN, onde mostra o passo a passo da criação do usuário administrador:
|
4. INSTALAÇÃO TOTVS AGRO API HUBDepois da criação do usuário administrador no T-Provider, seguimos na instalação do TOTVS Agro API Hub. Para iniciar a instalação do TOTVS Agro API Hub, vamos descompactar o pacote .zip do instalador e iniciar o install.bat como administrador. ![]() Após a execução, vão aparecer opções, como, caminho da TOTVS Agro API Hub, porta da aplicação, banco de dados, entre outros, sendo necessário inserir todas as informações que são solicitadas. Caso precise do passo a passo da instalação do TOTVS Agro API Hub, temos a documentação no TDN, onde passamos por todas as telas do instalador.
|
5. INSTALAÇÃO SMART VIEWNa instalação do Smart View, vamos seguir descompactando o pacote .zip e instalar utilizando o Agent que é disponibilizado, as configurações do ambiente, vamos seguir na etapa 6. ![]()
|
6. CONFIGURAÇÃO DE AMBIENTEApós todas as instalações, vamos seguir nas configurações finais para a integração dos Objetos de Negócios no Smart View e TASV. Este passo a passo de configuração de parâmetros no TOTVS Agro Bioenergia, está disponível no TDN, caso queira seguir por lá, pode utilizar este link abaixo:
Devemos atualizar alguns parâmetros necessários na utilização do Smart View com Objetos de Negócios no TASV.
Exemplo:
6.1. Configuração do ambiente Smart ViewVamos agora, seguir na configuração do ambiente Smart View, para acessar está configuração, a porta padrão do Smart View Agent é 7019, com ela, conseguimos acessar a configuração do ambiente. Este passo a passo, está disponível no TDN também, caso queira seguir por lá, pode utilizar este link abaixo:
Nesta etapa, podemos selecionar qual tipo de base de dados o Smart View vai utilizar: ![]() Nesta etapa, vamos colocar o nome do provedor e a URL do TOTVS Agro API Hub inserindo o caminho correto:
![]() Após, clicar em Conectar ao ERP e passar as informações do usuário administrador que criamos no Keycloak/T-Provider. Depois, clicamos em logar e concluir.
Aparecerá está tela, informando que foi configurado corretamente o ambiente Smart View. ![]() |
7. VALIDAÇÃOCom tudo instalado e configurado, podemos criar relatórios com os Objetos de Negócios disponíveis do TOTVS Agro API Hub. A criação de um relatório, pode ser feito seguindo este TDN:
![]() Com este relatório de safras, consigo recuperar dados do Objeto de Negócio para meu relatório, assim, criando toda a integração de dados e de relatório com Smart View, TOTVS Agro API Hub e Bioenergia.
|