Este artigo contém instruções de parametrizações para atendimento à nova Lista Referencial de Diárias, Taxas e Gases Medicinais.



Contexto

Conforme regras publicadas pela UB no boletim de17/11/2025 , a partir de  as diárias, taxas e gases medicinais cobradas em intercâmbio e realizadas por prestador próprio deverão respeitar tabelas de valorização diferenciadas de acordo como nível obtido pelo prestador no Programa de Avaliação da Rede Prestadora.

Parametrização no TOTVS


Período de transição

Limitar ao nível 10

Para cobrança

parametrizar negociação por prestador. 10 tabelas diferentes, cada prestador usa uma tabela conforme nível do prestador

Para pagamento

cadastrar os prestadores das co-irmãs e relacionar cada um com uma tabela.

Pra não converter os prestadores próprios para o código genérico da Unidade, usar conversão de prestador dos parâmetros de importação do prestador fazendo uma conversão do código desses prestadores pra eles mesmos.

Próximos passos

Sugerimos solicitar à UB algumas melhorias visando facilitar o processo para as operadoras.

1) Para isentar as operadoras de fazer a validação dos prestadores das co-irmãs, UB poderia validar o valor na CMB.

2) Alternativamente, caso não faça a validação na CMB, a UB poderia incluir um novo campo no PTU de Cobrança com o nível do prestador e validar esse nível na CMB, de forma análoga ao que é feito com o campo que indica se o prestador é próprio (id_recProprio). Dessa forma, a Unimed Origem não precisaria manter cadastro dos prestadores próprios das co-irmãs afim de validar o nível do prestador, podendo utilizar como base os campos id_recProprio e nível do prestador informados no PTU de Cobrança para valorização.

2) Divulgar a valorização das Diárias, Taxas e Gases em layout PTU, de forma análoga ao A900 para Materiais e Medicamentos, para que as Unimeds possam manter as tabelas atualizadas de forma automática.