Com a publicação da Nota Técnica 2025.002, os eventos servem para atender às exigências da Reforma Tributária e integram as obrigações acessórias do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS). Esses eventos são indispensáveis para a correta apuração dos tributos e de créditos de imposto. Eles visam garantir a integridade e a rastreabilidade das operações realizadas pelos contribuintes, servindo como base de dados para o controle e a transparência do novo modelo tributário. O monitor de Eventos Tributos, permitirá a inclusão manual dos eventos. Os eventos devem ser registrados, a partir de janeiro/2026, sempre que a situação concreta exigir, respeitando os critérios e prazos estabelecidos pela legislação, como forma de garantir o direito à dispensa e de contribuir para a efetividade do novo sistema tributário.
Eventos criados pela NT 2025.002 (atualizado NT2025.002 v1.30) 
O Evento tributos - html.mcd.eventoTributos pode ser acessado por meio do menu Datasul, pesquisando pelo código html.mcd.eventoTributos ou pelo nome do programa Evento tributos.

Sobre as opções\campos dessa tela:
Novo/Editar/Duplicar Tela de criação, edição e cópia/duplicação de registro, deve ser informado os dados conforme o evento em questão.
Principais Campos (todos obrigatórios): Evento: Selecionar o código e a descrição do evento. Módulo origem: Selecionar o módulo origem definido para esse evento. Conforme o módulo selecionado será possível realizar o zoom nos registros de documento fiscal daquele módulo. Sequência: Sequência do evento. Esse campo ficará desabilitado e será informado internamente pelo sistema. Versão: Será sugerida conforme tela parâmetros evento tributos. Esse campo é controlado pelo sistema e não é possível alteração por parte do usuário. Situação: Se refere a situação do evento: - Não enviado;
- Enviado;
- Autorizado;
- Rejeitado;
- Cancelado.
Esse campo é controlado pelo sistema e não é possível alteração por parte do usuário. Chave de acesso do documento: Informar a chave de acesso do documento fiscal. Estabelecimento: Informar o estabelecimento ao qual foi lançado o documento fiscal. É por meio desse estabelecimento que será selecionada a forma de integração (TSS, TOTVS Processos fiscais, TOTVS Colaboração), conforme parametrizado no campo "Eventos dos tributos" do programa CD0360 - Parâmetros de Integração do Estabelecimento. Tipo autor: Tipo do autor do evento:
1. Empresa Emitente 2. Empresa destinatária 3. Empresa 5. Fisco 6. RFB 8. Empresa sucessora 9. Outros Órgãos
Ações da página: Voltar: Volta para a tela de listagem, ao sair caso algum dado tenha sido alterado o usuário vai perder os registros não salvos. Salvar: Salva o registro e volta para a tela de listagem. Salvar e novo: Salva o registro mas não volta para a tela de listagem.
Listagem Tela principal do programa, exibe todos os registros cadastrados no programa, podendo ser feito filtro simples, filtro avançado, criação de um novo registro, deleção de um registro e exportação dos dados/gerar planilha. Os dados exibidos na tabelas são os seguintes: Chave de acesso: Apresenta a chave de acesso do documento fiscal. Evento: Apresenta o código e a descrição do evento. Seq: Apresenta a sequência do evento. Estab: Apresenta o estabelecimento do evento em questão. Número: Apresenta o número da nota fiscal. Série: Apresenta a série da nota fiscal. Situação: Apresenta a situação do evento: - Não enviado;
- Enviado;
- Autorizado;
- Rejeitado;
- Cancelado.
Ações da tela: Novo Parâmetro: abre a tela de criação do evento tributos. Excluir: Quando acionado, será eliminado o registro do evento tributos. Gerar Planilha: gera uma planilha em excel com os dados dos eventos tributos conforme colunas e filtro aplicado em página. Ações de registro: Visualizar: Quando acionado, o usuário será direcionada para tela de visualização das informações do evento tributos. Editar: Quando acionado, o usuário será direcionada para tela de edição das informações do evento tributos. Duplicar: A cópia de um registro permite ao usuário a digitação completa (todos os campos), a partir de um evento existente, iniciando com os dados preenchidos. Excluir: Quando acionado, será eliminado o registro do evento tributos. Ações:
Busca simples\Pesquisa: Permite a pesquisa por chave de acesso, código do evento ou número do documento. Busca avançada: Permite a busca do evento tributos pelos seguintes campos: -Evento: permitirá informar um ou mais códigos de evento para pesquisa. -Estabelecimento: permitirá informar um ou mais códigos de estabelecimento para pesquisa. -Situação: permite informar uma ou mais situações do evento para pesquisa. -Protocolo autorização. -Chave de acesso. -Faixa de Data de inclusão. -Faixa de Data de envio. -Faixa de Data retorno.
Eventos com detalhamento de itens (folder "Itens documento")Alguns eventos requerem detalhamento de itens conforme os itens do documento fiscal relacionado.
Ações da página: Novo: Quando acionado, será aberta uma modal para inclusão das informações da sequência de item do evento tributos. Excluir: Quando acionado, será realizada a eliminação em lote das sequencias de item de evento selecionados. Gerar itens: Quando acionado, serão gerados os itens conforme os dados do documento do módulo origem. Essa geração é somente uma sugestão em tempo de execução, o usuário pode ajustar os dados conforme sua necessidade antes de salvar o evento. Somente disponível se houver sido informado um módulo origem para o evento!
Coluna: Seq Item DF-e: Apresenta o sequencial de item do documento relacionado ao evento. TAG "nItem" do XML do documento relacionado ao evento). Item: Apresenta o código de item interno do sistema. Não será utilizado na geração do XML, por enquanto é uma informação documentacional. Demais colunas..: Apresenta as colunas conforme o tipo de evento que está sendo criado, variam conforme o evento.
Ações de registro: Editar: Quando acionado, será aberta uma modal para edição das informações da sequência de item do evento tributos. Excluir: Quando acionado, será eliminado aquele registro da sequência de item do evento tributos.
Abaixo um exemplo, de uma inclusão do parâmetro evento tributos, vamos incluir o evento 112120. Ao clicar no botão Novo: Inicialmente a tela fica em branco, esperando o usuário escolher o evento.

Vamos selecionar o evento 112120, que é um evento do módulo do recebimento:

Como foi informada uma chave de acesso de um documento já digitado no recebimento, vamos clicar no botão Gerar itens, e com isso o sistema busca os itens dessa nota fiscal:

Nesse caso o item no recebimento estava sem os valores de CBS e IBS, mas o usuário pode manutenir o evento antes de confirmar o evento.

Vamos informar aqui valores somente para exemplo:


Caso a nota fiscal, por algum motivo não esteja ainda digitada no RE1001, o usuário pode incluir o evento e clicar no botão Novo, e então fazer a inclusão do item de forma manual. Assim como também pode excluir, caso tenha digitado de forma incorreta.
E no folder de Dados complementares, serão mostrados os dados da nota fisca, como tipo do DF-e, emitente, número do documento. 
E depois pode clicar no botão de Salvar. Ficará com a situação de Não enviado, pois nesse pacote não estamos transmitindo o evento.

Só pode ser incluído o mesmo código de evento para a mesma chave de acesso caso não tenha outro evento “não autorizado”, ou seja, só pode incluir um novo para o mesmo código caso o anterior já tenha sido “autorizado”. |
|