Pré-requisitos

Para criar um evento global, o usuário deve ter baixado e instalado o Fluig Studio.


Quem pode criar um evento global

Usuários administradores da empresa ou usuários com permissões configuradas no recurso "Configurar Eventos Globais".


Demonstração

 

Desenvolvimento de Eventos


A partir do Fluig Studio, crie um novo projeto (ou utilize um já existente), clique com o botão direito sobre a pasta events e em seguida Novo -> Evento Global fluig conforme a figura abaixo.

Figura 1 - Criação de evento - fluig Studio.


Em seguida basta informar o Servidor e o Nome do Evento que será adicionado. Uma tela para edição do evento será aberta, conforme imagem a seguir:

Figura 2 - Criação de evento - fluig Studio.


É possível observar também que o arquivo .js foi adicionado a pasta events do projeto.


O fluig permite utilizar o  log de execução nos eventos desenvolvidos sobre a plataforma. Através da variável global “log” é possível obter o feedback da execução de cada evento. Existem quatro níveis de log, são eles:


A apresentação de cada um dos tipos de log está condicionada a configuração do servidor de aplicação. Por exemplo, no servidor de aplicação, por padrão, as mensagens do tipo info e warn são apresentadas no console do servidor e as do tipo debug, error são apresentadas no arquivo de log. Abaixo um exemplo de uso do log em script:

            log.info("Testando o log info");

Teríamos no console do servidor a mensagem “Testando o log info”.


Grande parte dos eventos possuem WKUser para identificar o usuário. Esse ao utilizar a função de substituto, onde um usuário pode substituir outro, irá sempre retornar o usuário que está no momento utilizando o sistema.

Exemplo: Ana colocou Bruno como seu substituto, Bruno acessa o sistema e faz uma ação em nome da Ana, sistema irá retornar o código do usuário Bruno nos eventos que usam WKUser.

Em todos os eventos é possível realizar chamadas para os serviços disponíveis na API pública. Acesse aqui nosso guia de consumo da API pública em eventos.