ÍNDICE

  1. Visão Geral
  2. Tela Ordem de Serviço
    1. Outras Ações/ Ações Relacionadas
    2. Principais Campos e Parâmetros
    3. Outras Validações
  3. Tabelas Utilizadas

01. VISÃO GERAL

Visualizar todas as informações da OS, realizar a manutenção de OSs abertas e verificar seus status (Aberta/ Fechada) e ou (Bloqueada/ Aguardando Aprovação e Liberada)

02. TELA ORDEM DE SERVIÇO

Ao acessar a tela de Ordem de Serviço através da opção de menu Movimentação→ Ordem de Serviço, conforme figura abaixo, o sistema abre uma tela de filtro que possibilita a filtragem de informações para que não seja recuperado todas as ordens do sistema.



Tomando como exemplo, ao selecionar o período de execução, serão listadas todas as ordens cujo seus períodos de execução estejam dentro do período selecionado.

Após recuperar as OSs, o sistema dispõe da opção de filtrar a OS desejada através do duplo clique no canto esquerdo do número da OS e ou da opção Todos, 

nesta serão recuperadas todas as OSs demonstradas na tela, podendo assim navegar entre elas através das opções Próximo/Anterior/Primeiro/Último.

Customização:

Na tela de pesquisa de manutenção de ordem de serviço, foi realizada a inclusão customizada dos filtros 'Sist. Irrigação' e 'Fonte Água', os mesmos ficarão visíveis quando o parâmetro ESPECIFICO - FG_HAB_IRRI_OS estiver com o valor igual a 'S'.

Após selecionada a OS, o sistema demonstra todos seus dados.

   a. Outras Ações / Ações relacionadas

AçãoDescrição
PrimeiroDemonstra a primeira OS da lista das OSs recuperadas em ordem numérica crescente.
AnteriorDemonstra a OS anterior da OS que está na tela.
PróximoRecupera a próxima OS da lista de OSs recuperadas.
ÚltimoBusca a última OS da lista de OSs recuperadas.

Procurar

Botão de filtro de procura de OSs.

TodosBusca todas as OSs da base.
AplicarEsta opção serve para salvar as manutenções/alterações realizadas na OS.
CancelarCancela as alterações que foram realizadas na OS que ainda não foram salvas.
DeletarDeleta a OS caso ela ainda não tenha sido utilizada em algum apontamento.
RecursosDemonstra os Recursos que serão utilizados na OS. Estes recursos podem ser informados nesta opção, ou são recuperados do plano da Matriz Padrão, ou são incluídos no momento da criação da OS.
Copiar

Proporciona a Copia da OS com todos os seus recursos para uma nova OS, proporcionando a alteração de atributos mantendo apenas o local e os recursos da OS de origem.

Atualiz. CC/OperEsta opção é utilizada quando precisa atualizar o centro de custo e ou operação de uma OS que já foi utilizada em algum apontamento, ou seja, além de permitir a alteração destes atributos na OS, ele altera também estes atributos (Centro de Custo/ Operação) dos apontamentos em que esta OS foi utilizada.


 b. Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição

Nº OS

Número da OS é recuperado automaticamente pelo banco de dados, sendo sempre o último + um. Porém existe uma parametrização utilizada para usinas que possui mais de uma instancia. Esta parametrização define se cada instancia terá uma sequencia de numeração de OS ou se todas as instancias terão a mesma sequencia de numeração. A seção PLATIV/ Entrada FG_NUMOS_AUT, lembrando que a definição desta parametrização é realizada geralmente na implantação do sistema.

Período Previsto de Execução de OS

É o Período Previsto de Execução de OS

 Centro de Custo

É o Centro de Custo que será utilizado na OS

OperaçãoÉ a operação que será realizada na OS
Tabela de LocaisLocais em que serão executados as operações da OS
Prestador de Serviço

Prestador que irá realizar a OS

Caso o a Operação esteja marcada como Operação Terceirizada e o parâmetro CFGCEN-FG_OPER_TERC igual a "1", sistema irá emitir uma confirmação se o campo Prestador de serviço estiver vazio.

Parâmetros para Validação Prestador de Serviço

Ao dar manutenção em uma OS, é possível validar se o prestador de serviço informado na OS pode realizar a operação da OS. Este controle é feito através da configuração de 3 parâmetros:

Seção PLATIV, Entrada FG_CT_PRESTADOR, este define que tipo de severidade da validação de contratos de serviço, (N=Não Valida C=Solicita Confirmação S=Severidade Total);

Seção GERAIS, Entrada TP_EQPTO_CRT, este defini os tipos de equipamentos para validação dos contratos, (Tipo(s) válido(s): 1=Próprio,2=Terceiro,3=Fornecedor,4=Alugado);

Seção GERAIS, Entrada CD_FLT_OPER_CRT, neste são relacionadas as operações que serão validadas no contrato de serviços;

Bloco (ART)Campo bloco. É usado para a recuperação da ART, CREA e engenheiro.
ARTCampo demonstrativo de anotação de responsabilidade técnica, é recuperado a partir do bloco.
EngenheiroCampo demonstrativo do engenheiro, é recuperado a partir do bloco.
CREARegistro do engenheiro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.
Parâmetro PLATIV / FG_EXIGE_BLOCO

Os campos Bloco, ART, Engenheiro e CREA serão demonstrados na tela caso o parâmetro: Seção PLATIV / Entrada FG_EXIGE_BLOCO esteja com valor S (Sim), caso esteja com valor N (não) os mesmos não serão demonstrados na tela.

Obs: Para que o campo bloco seja inserido / atualizado, não basta que o parâmetro esteja com valor S, é necessário também que haja pelo menos um recurso do tipo insumo na O.S., caso contrário o sistema não gravará nenhum bloco.

Status Integração SAP FM

Campo habilitado via parametro do status da ordem de serviço vindo da integração SAP FM. Campo não editável. (Customização Específica)

Custo Total OS

Campo habilitado via parametro do custo total da ordem de serviço vindo da integração SAP FM. Campo não editável. (Customização Específica)

Número Empenho

Campo habilitado via parametro do número do empenho da ordem de serviço vindo da integração SAP FM. Campo não editável. (Customização Específica)


   c. Outras Validações

O botão Recursos demonstra os Recursos que serão utilizados na OS, estes recursos podem ser informados nesta opção, ou são incluídos na criação da OS, ou são recuperados do plano da Matriz Padrão no momento da criação da OS.

Ao clicar na opção "Recursos" o sistema abre uma tela que apresenta as opções de nível de manutenção seja elas por seção ou talhão.

Se escolher a nível de seção e clicar em Tabela serão demonstrados os recursos de toda seção, agora se escolher a nível de talhão, serão demonstrados os recursos de cada talhão,

podendo cada talhão ter recursos diferentes e ou dosagens diferentes.

Também se a seção ou talhão não tiver nenhum recurso, ela estará destacada em cor vermelha o qual também não é um problema se a parametrização não obrigar ter recurso na OS.


Customizações:

Validação

Descrição

Validação área para geração de ordem de serviço agrícola

Ao realizar a geração de ordem de serviço avulsa II, será realizada as validações de áreas de acordo com configuração para o centro de custo e operação realizada no cadastro de operações do app CFGCEN, sendo elas:

  • Cenário 1: Caso a operação e centro de custo não tenha nenhuma configuração realizada no cadastro de operações, será informado ao usuário que será necessário a configuração e o processo será bloqueado.
  • Cenário 2: Caso a operação e centro de custo estejam configurados com o valor 1 no cadastro de operações, será realizada a busca da soma da área de todas as OS geradas anteriormente que estejam com status de abertas ou encerradas para o mesmo talhão, operação e centro de custo (OBS: Caso a operação, tenha vinculada ao seu cadastro uma atividade que esteja dentro de alguma atividade configurada no parâmetro CD_ATIV_OPER, será realizada a busca da soma de área de todas as operações que também pertençam a mesma atividade) + a área informada na abertura da OS. Sendo assim, caso a soma da área informada na abertura da OS + a soma das áreas das OS geradas anteriormente seja maior que a área produtiva do talhão, o sistema informará que não será possível continuar com a geração da OS e o processo será bloqueado.
  • Cenário 3: Caso a operação e centro de custo estejam configurados com o valor 2 no cadastro de operações, será realizada a busca da soma da área de todos os apontamentos de plantio gerados anteriormente para o mesmo talhão e período de exercício, também será realizada a busca da soma da área de todas as OS geradas anteriormente que estejam com status de abertas ou encerradas para o mesmo talhão, operação, centro de custo e período de exercício e somá-la junto a área que esta sendo informada na geração da OS. Sendo assim, caso a soma das áreas de OS geradas anteriormente e da área informada na OS atual seja maior que a soma das áreas de apontamento de plantio informadas anteriormente, o sistema informará que não será possível continuar com a geração da OS e o processo será bloqueado.
  • Cenário 4: Caso a operação e centro de custo estejam configurados com o valor 3 no cadastro de operações, será realizada a busca da soma das áreas de apontamentos de ordem corte de muda e apontamentos de ordem de colheita(queima) geradas anteriormente para a mesma operação, centro de custo e período de exercício, que estejam com a situação fechada (FG_SITUACAO = 'F'). (OBS: Ao realizar a busca da soma das ordens de corte de muda e colheita, será verificado se todas as ordens estão com situação em aberto, caso sim, será informado ao usuário que não será possível continuar com o apontamento), também será realizada a busca da soma da área de todas as OS geradas anteriormente para o mesmo talhão, operação, centro de custo e período de exercício e somá-la junto a área que esta sendo informada na geração da OS. Assim, caso a soma das áreas de OS geradas anteriormente e da área informada na OS atual seja maior que a soma das áreas de apontamento de muda e colheita fechadas, o sistema informará que não será possível continuar com a geração da nova OS e o processo será bloqueado. Também não será permitido abertura de OS em que não possua apontamento de moagem.
  • Cenário 5: Caso a operação não esteja dentro de nenhuma validação no cadastro de parâmetros, ou esteja com validação igual a 0, não será realizada nenhuma validação de área para aquela geração de OS.


03. TABELAS UTILIZADAS


PA_OS_HE

PA_OS_DE

PA_MATRIZ_OS


Links dos principais conceitos e processos.