CONTEÚDO

01. VISÃO GERAL
Esta rotina permite adicionar os dados contábeis do bem e também um conjunto padrão de sistemas de cálculo, como por exemplo tipo de ativo associado a método de depreciação, a taxa anual, a critério de início de depreciação e a períodos de controle de depreciação - calendários.
Além de agrupar os bens, facilita o preenchimento da ficha de um bem em Ativos que é exibido no momento da inclusão.
Caso os bens sejam de custo/provisão é necessário preencher o campo Atf. Custo/Pr. como Sim. |
02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO
Para Incluir um Grupo de Bens:
- Em Grupo de Bens clique em Incluir.
- O sistema apresenta a tela de Cadastro de Grupo de Bens. Note que a tela esta divida em duas partes:
- Cabeçalho (campos): com os campos relacionados ao Código do Grupo, Descrição e Dados Contábeis;
- Itens (Grid): . com os campos referentes aos sistemas de cálculo (tipo de ativo associado a método de depreciação, a taxa anual, a critério de início de depreciação e a períodos de controle de depreciação – calendários).
- Para os itens pode ser cadastrado um único item do tipo 01 – Aquisição e um ou mais itens do Tipo 10 – Depreciação Fiscal/Gerencial, sendo estes com o Tipo de Saldo diferente.
- Informe os dados conforme orientações dos help de campo, observando com especial atenção o preenchimento dos campos:
- Critério Depreciação: campo habilitado para edição apenas quando o parâmetro MV_TIPDEPR estiver configurado com 9 – Ficha do Ativo. O critério informado nesse campo está sujeito a validação da regra de critério x tipo de depreciação, na qual os critérios 03 – Exercício Completo e 04 – Próximo Trimestre são atualmente os únicos que podem ser utilizados com tipos de ativos gerenciais.
- Calendário do Critério: campo habilitado para edição apenas se informado no campo Critério de Depreciação um conteúdo que necessite da informação de calendário. Neste caso somente os conteúdos 03 – Exercício Completo e 04 – Próximo Trimestre habilitam a edição desse campo.
- Confira os dados e Confirme.
03. EXPORTAÇÃO E IMPORTAÇÃO
Ao acessar a rotina ATFA271, temos no Botão "Outras Ações", as opções de Importação e Exportação de Plano de contas:

03.1 Exportar:
Para realizar a Exportação, utilize essa opção, informando o caminho do servidor ou local em que o arquivo será gerado e parametrizando quais grupos serão exportados.
O sistema gerará um arquivo no formato .CSV no layout correto para importação correta em outra empresa/filial, assim podendo utilizá-lo como base para uma nova importação. Vale apenas atentar-se, em que o arquivo gerado conterá os dados do Grupo de Bens informados nos parâmetros, respeitando todos os campos, inclusive o de filial, que estará preenchido com a filial exportada e em alguns cenários precisa ser ajustado diretamente no arquivo.
03.2 Importar:
Para realizar a importação do Plano de Contas, utilize esta opção, selecionando o arquivo que será lido para a importação. É importante atentar-se aos seguintes pontos:
- O layout de importação mais adequado é aquele gerado pela própria rotina ATFA271, através da opção "Exportar". Dessa forma, o arquivo será criado conforme a estrutura e os campos utilizados no ambiente, garantindo maior compatibilidade. Recomendamos que inclua, ao menos, um grupo com os dados necessários e realize a exportação. Assim, você obterá o layout correto para a importação.
- É fundamental ter cautela ao utilizar o Microsoft Excel para editar o arquivo. Isso porque essa ferramenta pode modificar automaticamente certos dados, como a remoção de zeros à esquerda, o que pode causar erros no momento da importação.
- Abaixo, apresentamos um exemplo de layout válido, gerado em um ambiente de testes local. Ele pode ser utilizado como referência, mas será necessário o preenchimento manual de algumas informações, como o campo Filial.

04. OUTRAS INFORMAÇÕES