Assunto

Produto:

Framework

Versões:

12.1.9

Ocorrência:

 

Ambiente:

Biblioteca RM

  
  

Passo a passo:

Objetivo:

O objetivo desse documento é detalhar a funcionalidade de “quebra por máscara”. Esse recurso faz com que os dados localizados em uma banda de detalhe sejam agrupados por determinadas posições de máscara.


Como Configurar:

a) - No design do relatório, selecione a banda de "Cabeçalho de grupo";

b) - Na janela de propriedades, selecione a propriedade "Quebra por máscara";

 

c) - Será aberta uma janela para o usuário informar os dados da quebra por máscara. Através dessa janela o usuário poderá adicionar ou remover uma ou mais quebras por máscara.

Segue abaixo as informações :

    • Tabela: selecione a tabela que possui o campo a ser quebrado pela máscara (todas as tabelas do relatório serão listadas);
    • Coluna: selecione a coluna cujo valor será quebrado de acordo com a máscara de quebra (todas as colunas da tabela serão listadas).
    • Controle:serão listados nesse componente todos os controles localizados na banda de "cabeçalho de grupo" em questão (somente controles que possuem ligação com campos de tabelas serão listados).
      O controle selecionado receberá o valor da quebra no processo de geração do relatório. Essa informação poderá ser útil em caso de relatório que necessitam mostrar o valor após sua quebra.
    • Quebra: o usuário deverá informar interrogações "?" e/ou asterisco "*" conforme exemplo abaixo:

      Ex: Configuração da quebra: ***?? 3 asteriscos e 2 interrogações.

      Código da Seção = 001.05

      Uso de Interrogação ( ? ): permite a quebra sempre que se verificar variação nos códigos. Neste caso o valor "05" será recuperado ( 4º e 5º posição);

      Uso de Asteriscos ( * ): o uso de asteriscos simplesmente permite a classificação de dígitos tantos quantos forem os asteriscos utilizados.

      Em ambos os casos (asterisco e interrogação), estes símbolos podem ser utilizados como variáveis no início ou final do código desejado.

    • a ordenação e quebra do código de centro de custo com várias interrogações, dependendo do tamanho do campo ou número de níveis. EX: 01.01 mascara de ordenação: ????? (os dois níveis mais o ponto que os separa).

    • Ordenação decrescente: caso esteja configurando uma ordenação, informe se ela será de forma decrescente ou crescente (padrão). Para ordem decrescente, marque (habilite) o campo.

      No exemplo acima foi selecionado a tabela "PFunc", o campo "CodSecao", o controle "CodSecao1" e a quebra "***??".
      Nesse caso, o resultado será o seguinte: O reports listará os funcionários, incluindo uma quebra pela 4º e 5º posição da seção do funcionário.O valor da quebra será disponibilizado no controle "CodSecao1".


Selecione o campo que vai orientar a ordenação ou a quebra dos dados do seu relatório;

  

Observações: