Índice


Falando de cálculo da nota de avaliações...

O valor máximo de uma questão em uma avaliação será sempre de 1,0 ponto. Para atingir esse valor, o aluno deve marcar todas as alternativas corretas (100%) da questão.

A soma dos pontos atribuídos às alternativas representa 100% da nota de uma questão. A partir desse total é possível calcular a nota através da proporção de cada alternativa selecionada pelo aluno.

Por exemplo, em uma questão em que a soma das alternativas é 20, os 20 pontos representam 100% (1,0). Se o aluno acertar metade das alternativas, receberá metade do total de pontos (10) e portanto, 50% do valor da questão (0,5).

Em determinados tipos de questões é possível definir valores distintos para as alternativas. Este valor, aliado à quantidade de alternativas incluídas na questão, define a proporção de cada uma em relação à pontuação máxima (1,0).


Questão objetiva / lista suspensa

O peso da questão é definido por uma regra de três que considera os pontos da alternativa com maior valor como 100% e o peso da alternativa selecionada pelo usuário em relação a este valor.

Por exemplo:


E se forem atribuídos pontos a mais de uma alternativa?

Para questões do tipo Objetiva/Lista Suspensa em que sejam atribuídos pontos para mais de uma alternativa, novamente a questão com maior pontuação representará 100% do valor da questão.

Por exemplo:

Caso queira atribuir pontos a mais de uma alternativa e permitir que o aluno selecione várias respostas, recomenda-se a utilização de questões do tipo Múltipla Escolha.


Questão múltipla escolha

A soma dos pontos das alternativas selecionadas pelo aluno em relação ao valor total da questão define qual será a pontuação obtida em questões do tipo Múltipla Escolha.

É importante atentar-se para a opção "Avaliar como um todo" disponível neste tipo de questão. Se estiver selecionada, o aluno deverá marcar as alternativas corretas, mas não poderá marcar nenhuma das alternativas incorretas, pois se o fizer, toda a questão é considerada incorreta.

Por exemplo:


E se a opção "Avaliar como um todo" não tiver sido selecionada?

Se a questão não for avaliada como um todo, para cada alternativa incorreta que for assinalada pelo aluno, o sistema irá desconsiderar, entre as alternativas corretas marcadas, a que tiver a pontuação mais baixa. Isso evita, por exemplo, que o aluno marque todas as alternativas em uma questão, receba os pontos e não seja penalizado.

Por exemplo:


Questão lacuna / lacuna selecionável

Nas questões do tipo Lacuna ou Lacuna Selecionável se aplica o princípio da proporcionalidade entre a soma dos pontos das alternativas corretas e o peso total da questão.

Exemplo 1:


Exemplo 2:

Vamos considerar uma questão com 4 lacunas selecionáveis e duas alternativas cada, com as seguintes pontuações:

Neste caso o total de pontos da questão, ou seja, o 100% da questão é 1000 pontos. Esse valor é a soma da pontuação da alternativa correta de cada lacuna, pois cada lacuna pode ter apenas uma alternativa correta (com pontuação maior que zero).

O peso de cada lacuna dentro da questão é:

Neste tipo de questão não há desconto no total da nota caso alguma resposta esteja incorreta, ou seja, nenhuma lacuna preenchida corretamente será descartada caso uma outra lacuna seja preenchida incorretamente.


Questão escala / valor

As questões de Escala / Valor seguem as mesmas regras das questões Objetivas (citadas acima).

Só há uma resposta correta possível e o aluno poderá selecionar apenas uma alternativa. Se a alternativa selecionada for a correta, o aluno ganha 1,0 ponto da questão. Se estiver errada, o aluno não marca nenhum ponto.


Questão correlação / multivalorada

Em uma questão de correlação ou multivalorada, é possível definir pontuações diferentes para cada alternativa.

Se opção "Avaliar como um todo" estiver marcada, todas as alternativas deverão ser respondidas corretamente para que o aluno receba a pontuação da questão. Se uma ou mais alternativas forem respondidas incorretamente, o aluno não pontua.

Se a opção "Avaliar como um todo" não estiver marcada, o aluno recebe os pontos das alternativas que estiverem marcadas corretamente, mas não há desconto no total da nota caso alguma resposta esteja incorreta.

Por exemplo:


Questão dissertativa

As questões dissertativas são as únicas em que é necessário um responsável para correção, ou seja, não são avaliadas automaticamente pelo sistema.

O corretor pode atribuir uma pontuação de 0 a 100 para uma questão dissertativa, mas o valor máximo deste tipo de questão no cálculo da nota da avaliação também é de 1,0 ponto.


Questão ordenada

Nas questões ordenadas, a pontuação é dividida igualmente entre as alternativas (não é possível definir pesos específicos).

Se a opção "Avaliar como um todo" não estiver marcada, o aluno recebe os pontos das alternativas que estiverem marcadas corretamente, mas não há desconto no total da nota caso alguma resposta esteja incorreta.

Por exemplo:


Blocos de questões

Blocos de questões podem ter pesos diferentes dentro de uma avaliação. O peso das questões incluídas em um bloco, porém, será igual para todas e irá considerar o peso do bloco e a quantidade de questões.

Por exemplo, se em um bloco forem incluídas 8 questões e o peso do bloco for 20, o peso de cada questão será 20 / 8 = 2,5.

O princípio para calcular o valor de cada bloco dentro de uma avaliação é semelhante ao utilizado em questões x alternativas. O peso dos blocos incluídos em uma avaliação é somado, e esse total corresponde a 100% da pontuação da avaliação. A partir desse valor, a proporção de cada bloco é consolidada.

Por exemplo:

O campo "Mínimo de acertos" define a quantidade de questões mínima que um aluno deve acertar para que o bloco seja considerado na nota da avaliação. Caso não conquiste o mínimo de acertos, a nota do aluno neste bloco será zero.

Se a opção "Permitir zerar no bloco" não estiver marcada, ao tirar zero no bloco, a nota total da avaliação também será zero, independentemente dos resultados obtidos nos demais blocos de questões da avaliação.


A partir da atualização 1.6.5-190219, o LMS não faz mais parte da plataforma para novas instalações.

Mas, não se preocupe: se você adquiriu a plataforma com o LMS incluso, entre em contato com o Suporte Fluig para que você consiga utiliza-lo normalmente – mesmo após a atualização 1.6.5-190219. Se você não lembra se o LMS está incluso ou não no seu pacote, consulte sua proposta comercial ou entre em contato com o seu ESN.