Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.                                                             

  

(Obrigatório)

Informações Gerais

 

Especificação

Produto

DATASUL

Módulo

mkb - Kanban Eletrônico

Segmento Executor

 

Projeto1

D_MAN_KBN001

IRM1

PCREQ-9953

Requisito1

 

Subtarefa1

 

Chamado2

 

País

( X ) Brasil  (  ) Argentina  (  ) Mexico  (  ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador

(  ) USA  (  ) Colombia   (  ) Outro _____________.

Outros

<Caso necessário informe outras referências que sejam pertinentes a esta especificação. Exemplo: links de outros documentos ou subtarefas relacionadas>.

   Legenda: 1 – Inovação 2 – Manutenção (Os demais campos devem ser preenchidos para ambos os processos). 

(Obrigatório)

Objetivo

Realizar a especificação e documentação das consultas das operações diárias do processo de administração do quadro Kanban e das movimentações dos cartões kanban dentro da solução de controle de Kanban Eletrônico. Projeto direcionado para a linha Datasul do ERP TOTVS.

(Obrigatório)

Definição da Regra de Negócio

 

RN001Sistema e-Kanban deve permitir a consulta em tela e relatório da Situação do Kanban.
RN002Sistema e-Kanban dever permitir a consulta em tela e relatório da Programação de Célula
RN003Sistema e-Kanban dever permitir a consulta em tela e relatório da Programação de Ferramental
RN004Sistema e-Kanban dever permitir a consulta em tela e relatório da Programação de Insumos
 RN005 Sistema e-Kanban dever permitir a consulta em tela e relatório da Quantidade Produzida em cartões

 

 

Rotina

Tipo de Operação

Opção de Menu

Regras de Negócio

Consulta

Criação de Expedição

EKANBAN -> Consultas -> Situação do Kanban

RN001

Consulta

Criação de Expedição

EKANBAN -> Consultas -> Programação de Célula

RN002

Consulta

Criação de Expedição

EKANBAN -> Consultas -> Programação de Ferramental

RN003

ConsultaCriação de ExpediçãoEKANBAN -> Consultas -> Programação de InsumosRN004
ConsultaCriação de ExpediçãoEKANBAN -> Consultas -> Quantidade ProduzidaRN005


1 - RN001 - Sistema e-Kanban deve permitir a consulta em tela e relatório da Situação do Kanban


1.1 - Janela consulta Situação do Kanban:


Visão Geral:

A cada movimentação do cartão kanban, dentro do sistema de controle, o estado do kanban pode mudar. Isto porque ora temos o processo de produção dos cartões de itens, ora consumimos estes cartões que estão armazenados no supermercado. Está dinâmica de movimentação define a situação do kanban em relação ao preenchimento da pilha kanban (faixa verde + amarela + vermelha) definida no quadro kanban do item. A consulta da situação do Kanban apresenta o estado que o kanban dos itens se encontra no momento de execução da consulta. 

Ao acessar esta janela são apresentados os itens relacionados ao mapeamento  publicado do estabelecimento informado nesta tela. A apresentação dos itens é feita pelo código do item (SKU), classificado de forma alfabética. Nela também é possível filtrar as informações apresentadas sobre os kanbans por situação atual do kanban (Verde, Amarela ou Vermelha). A busca rápida pode ser feita a partir do códifo e descrição do item e a consulta avançada do item pode ser feita a partir do Código do Item e pela sua referência, considerando-se o estabelecimento já informado. Veja sugestão de apresentação:

a) Apresentação de filtros: 

b) Apresentação de campos do item e sua situação:

 

InformaçãoDescrição ou informação da ação

Selecionar Todos

Permite a seleção de todos os itens apresentados na janela para uma possível impressão.

Seleção individual

Permite a seleção individual da linha/item para uma posterior impressão.

Botão de Detalhe

Permite apresentação das informações de detalhe do item presentado.

Situação do Cartão

Apresenta graficamente a situação em que se encontra o quadro kanban do item.

Importante: a situação do item quadro kanban reflete a situação do mesmo considerando-se o número de cartões no quadro e pode não refletir a situação de atendimento do supermercado, haja vista que poderemos ter cartões nos estágios de produção, transporte ou bloqueados. Também não são considerados para determinar a situação do kanban os cartões extras. Veja o Exemplo:

Neste exemplo, se avaliarmos o abastecimento do supermercado, a situação se encontra "Vermelha". Entretanto, é avaliada a situação do quadro Kanban, onde verifica-se que no quadro há apenas 1 cartão, sugerindo-se a situação Verde, isto porque os cartões em produção e transporte não são considerados na composição da situação do quadro kanban do item.

 Identificação do item COmposto pelo SKU, descrição, referência e tipo do item (final ou processo).
Quadro  Apresenta o número de cartões no quadro Kanban
Produção  Apresenta o número de cartões em produção (Não identifica o CT)
Transporte Apresenta o número de cartões que estão em transporte
Bloqueio Apresenta o número de cartões que estão bloqueados
Supermercado Apresenta o número de cartões que estão no Supermercado/Armazenados
Informações de DetalheApresenta a Célula que produz o item, estabelecimento e tamanho do Kanban do item.
Botão "Exportar" Permite a exportação dos itens para relatório em formato "PDF" ou "Excel". Se houverem linhas selecionadas irá imprimir apenas as linhas selecionadas, se usada a opção "Selecionar Todos", apresentará os itens selecionados/marcados na janela apresentada. Se não houverem linhas marcadas, imprimirá todos os itens controlados pelo e-kanban para o estabelecimento informado.

 

1.1.1 - Rotina de Exportação para relatório:

 

Além dos filtros de apresentação, temos a funcionalidade de exportar, que permite apresentar em relatório os dados relacionados a um ou mais itens específicos, é necessário selecionar qual item(s) deseja exportar por meio da caixa de seleção antes do item, que por sua vez exibe as seguintes informações:

Existe também a opção de selecionar todos os itens de uma única vez por meio da caixa de seleção “Selecionar Todos”.

A funcionalidade exportar permite que os dados sejam exportados para dois formatos:

  • Excel.
  • PDF.

Para selecionar qual o formato desejado, clique em “Exportar” e serão apresentados os formatos PDF ou Excel. O relatório apresenta o título "Situação dos Kanbans", Estabelecimento, Mapeamento, data e hora de impressão. Apresenta também os itens classificados por situação do kanban (Vermelha, Amarela e Verde). Isto permite a rápida visualização dos itens mais críticos. No relatório também são apresentadas informações do item (SKU), descrição, referência depósito, localização, tipo (Final ou Processo) e a célula que o produz.

Para a verificações são apresentadas as colunas de Pilha Kanban e Total de cartões, onde normalmente os valores são iguais. Caso estes valores sejam diferentes, indica a presença de cartões extras ou a publicação de um mapeamento onde o tamanho da pilha kanban anterior era maior que a atual (podendo gerar excesso no estado de Supermercado).

Também são apresentadas informações do estabelecimento, mapeamento, data/hora de impressão, o número de cartões em cada estado (quadro, produção, transporte, bloqueado e supermercado) onde para o estado Supermercado é apresentada a quantidade equivalente na unidade de medida do item (Número de cartões x Quantidade do Kanban).

 Importante: Os cartões extras somente são considerados na soma quando estiverem com o status de Em Produção, Bloqueados ou No Supermercado. Os cartões extras que estiverem na fila de programação não serão somados à coluna "No Quadro". Para visualizar a existência destes cartões é necessário o acesso ao Quadro Kanban da célula que produz o item. Veja sugestão de apresentação do relatório em PDF e em Excel:

a) Apresentação em PDF:

b) Apresentação em Excel:

Importante: Para a apresentação em Excel os valores apresentados para p número de cartões e quantidade devem ser numéricos. Isto permitirá ao usuário utilizar recursos de soma ou outras funções no Excel.

 

2 - RN002 - Sistema e-Kanban deve permitir a consulta em tela e relatório da Programação de Célula


2.1 - Janela consulta Programação de Célula:


Visão Geral:

Esta consulta permite, na administração do dia-a-dia do kanban, a visualização do quais cartões estão em produção e quais cartões se encontram na fila de programação do quadro kanban. Ela é uma representação em forma de consulta e relatório da situação atual do quadro kanban.

Ao acessar esta janela as células do estabelecimento informado são apresentadas em ordem alfabética. É possível filtrar as células apresentadas por situação de trabalho (Andon), código ou descrição da célula.

Ao clicar no botão de detalhe da célula é apresentado o quadro de programação da célula.

Importante: A programação do item pode ser manual ou automática. Quando for manual a programação de produção dos cartões no quadro Kanban será feita por uma ação direta do usuário, onde os cartões não passam pela fila de programação. Temos como exceção os cartões extras, que por não comporem o quadro Kanban padrão do item, na sua emissão, vão para a fila de programação. Caso a programação do item for automática os cartões irão ser colocados na fila de programação do quadro/célula de acordo com o preenchimento do quadro kanban e sequenciados por um algoritmo de programação.

No quadro de programação são apresentados os cartões dos itens de programação automática e todos os cartões extras (independente se a programação manual ou não).

As informações exibidas para cada célula são:

  • Código da célula.
  • Descrição da célula.
  • Situação da célula: A situação da célula é definida pelo ANDON ligado ou desligado. Caracteriza-se a célula com problema caso o ANDON esteja ligado (Vermelho), e célula em operação se o ANDON estiver desligado (Verde).

Para cada célula apresentada, através da seta de detalhe, é possível visualizar o quadro de programação da célula naquele momento.

Dentro do quadro de programação são apresentados os cartões contidos na faixa fixa e no horizonte de programação. Se clicar no cartão, sobre o código do item, é apresentada tela de detalhe do item com as informações do item, descrição, referência e tipo de item, a lista dos insumos que compõe o item e a quantidade necessária para a produção de um cartão. Nesta tela também são apresentadas as informações de tempo de setup do item, tempo de produção do cartão e a lista dos ferramentais necessários a produção do item.


Existe também a opção de exportar a programação de todas as células(marcar a caixa de seleção “Selecionar Todos”) ou parcial (selecionado individualmente as células). A funcionalidade de exportar permite que os dados sejam exportados para dois formatos:

  • Excel.
  • PDF.

Para selecionar qual o formato desejado, clique em “Exportar” e serão apresentados os formatos PDF e Excel. O relatório apresentado classifica a programação das células, a fila de programação dos cartões e para cada centro de trabalho associado a célula, se o mesmo está sem programação ou quais cartões estão sendo produzidos.

No relatório também são apresentadas informações do estabelecimento, mapeamento, data/hora de impressão, Andon, tempo da faixa fixa (que determina os cartões da fila de programação que serão apresentados),  do item (SKU), descrição, referência depósito, localização, tipo (Final ou Processo) e a situação do kanban do item.

 

3 – Janela Operações - Aba Ferramentais

 

Visão Geral:

Esta consulta permite, na administração do dia-a-dia do kanban, a visualização dos ferramentais necessários para a produção dos cartões  que se encontram na faixa fixa das células do estabelecimento escolhido. Os ferramentais são listados em ordem alfabética, a partir dos ferramentais cadastrados no ERP para as operações no do item do cartão. É possível filtrar os ferramentais por meio do seu código e sua descrição.

Importante: o relatório apresenta os ferramentais necessários a cada cartão. Neste caso, se o item possuir dois ou mais cartões na faixa fixa do quadro de programação, o ferramental será listado tantos quantos forem os cartões.

 

As informações exibidas para cada ferramental são:

  • Código do ferramental.
  • Descrição do ferramental.
  • Quantidade que será necessária.

Também é possível expandir as informações do ferramental clicando na seta à esquerda do código do ferramental  , onde são apresentadas informações da célula destino, Faixa Fixa, Item, descrição e referência.

Existe também a possibilidade de exportarmos a programação dos Ferramentais (marcar a caixa de seleção “Selecionar Todos”) ou parcial. A funcionalidade exportar permite que os dados sejam exportados para dois formatos:

  • Excel.
  • PDF.

Para selecionar qual o formato desejado, clique em “Exportar” e serão apresentados os formatos descritos. O relatório apresentado classifica a programação dos ferramentais de acordo com o código da célula destino do ferramental. Também são apresentadas as informações do tempo da faixa fixa, código do Item, descrição e referência, status do kanban do item, posição na fila do cartão do item e o código e descrição da ferramenta.

No relatório também são apresentadas informações do estabelecimento, mapeamento, data/hora de impressão.

 

4 – Janela Operações - Aba Insumos

 

Visão Geral:

Esta consulta permite, na administração do dia-a-dia do kanban, a visualização dos insumos necessários a produção dos cartões  que se encontram na faixa fixa das células do estabelecimento escolhido. Os insumos são listados em ordem alfabética, a partir dos insumos cadastrados no ERP para a estrutura do item do cartão. É possível filtrar os insumos por meio do seu código e sua descrição.

Importante: o relatório apresenta os insumos necessários a cada cartão. Neste caso, se o item possuir dois ou mais cartões na faixa fixa do quadro de programação, o insumo será listado tantos quantos forem os cartões.

As informações exibidas para cada insumo são:

  • SKU do insumo.
  • Descrição do insumo.
  • Referência.
  • Quantidade que será necessária para um cartão do item destino.

Também é possível expandir as informações do insumo clicando na seta à esquerda do código do insumo  , onde são apresentadas informações da célula destino, Faixa Fixa, Item, descrição e referência.

Existe também a possibilidade de exportarmos a programação dos insumos (marcar a caixa de seleção “Selecionar Todos”) ou parcial. A funcionalidade exportar permite que os dados sejam exportados para dois formatos:

  • Excel.
  • PDF.

Para selecionar qual o formato desejado, clique em “Exportar” e serão apresentados os formatos descritos. O relatório apresentado classifica a programação dos insumos de acordo com o código da célula destino do insumo. Também são apresentadas as informações do tempo da faixa fixa, código do Item da fila, referência, posição na fila do cartão do item, código e descrição do insumo, quantidade necessária e unidade de medida do insumo.

 No relatório também são apresentadas informações do estabelecimento, mapeamento, data/hora de impressão.

 

5 – Janela Operações - Aba Quantidade Produzida

 

Visão Geral:

Esta consulta permite, na administração do dia-a-dia do kanban, a visualização da quantidade de cartões produzidos num período composto pela data corrente menos 1 dia corrido (Hoje – 1). Os itens são listados em ordem alfabética, É possível filtrar os itens por meio do seu código e sua descrição.

As informações exibidas para cada insumo são:

  • SKU do insumo.
  • Descrição do insumo.
  • Referência.
  • Quantidade produzida (em cartões Kanbans).
  • Quantidade produzida na unidade do item equivalente ao número de cartões produzidos (Número de cartões x tamanho do Kanban).
  • Unidade de medida do item.

Também é possível expandir as informações do item clicando na seta à esquerda do código do item   , onde são listadas  informações dos cartões produzidos, apresentando a célula que produziu o destino, data/hora do movimento ou produção do cartão e código do mapeamento.

Existe também a possibilidade de exportarmos a produção do itens (marcar a caixa de seleção “Selecionar Todos”) ou parcial. A funcionalidade exportar permite que os dados sejam exportados para dois formatos:

  • Excel.
  • PDF.

Para selecionar qual o formato desejado, clique em “Exportar” e serão apresentados os formatos descritos. O relatório apresentado classifica a produção do itens de acordo com o código do item. Também são apresentadas as informações da descrição, referência e tipo do item, bem como o número de cartões produzidos, quantidade convertida dos cartões (Número de cartões x tamanho do Kanban), unidade de medida, data atual e célula que produziu o item/cartões. 

No relatório também são apresentadas informações do estabelecimento, período de produção, classificação, data/hora de impressão.




 

 

Opcional

Protótipo de Tela

 

<Caso necessário inclua protótipos de telas com o objetivo de facilitar o entendimento do requisito, apresentar conceitos e funcionalidades do software>.

 

Protótipo 01

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Opcional

Fluxo do Processo

 

<Nesta etapa incluir representações gráficas que descrevam o problema a ser resolvido e o sistema a ser desenvolvido. Exemplo: Diagrama - Caso de Uso, Diagrama de Atividades, Diagrama de Classes, Diagrama de Entidade e Relacionamento e Diagrama de Sequência>. 

Opcional

Dicionário de Dados

 

Arquivo ou Código do Script: AAA – Negociação Financeira / *Versao=CP.2014.12_03*/

  

Índice

Chave

01

<FI9_FILIAL+FI9_IDDARF+FI9_STATUS>

02

<FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_EMISS+FI9_IDDARF>

03

<FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_PREFIX+FI9_NUM+FI9_PARCEL+FI9_TIPO>

Campo

<AAA_PERESP>

Tipo

<N>

Tamanho

<6>

Valor Inicial

<Varia de acordo com o tipo informado. Por exemplo, quando o campo “tipo” for date, neste campo pode ser informado uma data>. 

Mandatório

Sim (  ) Não (  )

Descrição

<Referência Mínima para Cálculo>

Título

<Ref.Calc.>

Picture

<@E999.99>

Help de Campo

<Informar o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação>

 

(Opcional)

Grupo de Perguntas

 

<Informações utilizadas na linha Protheus>.

 

Nome: FINSRF2

X1_ORDEM

01

X1_PERGUNT

Emissão De

X1_TIPO

D

X1_TAMANHO

8

X1_GSC

G

X1_VAR01

MV_PAR01

X1_DEF01

Comum

X1_CNT01

'01/01/08'

X1_HELP

Data inicial do intervalo de emissões das guias de DARF a serem consideradas na seleção dos dados para o relatório 

 

(Opcional)

Consulta Padrão

<Informações utilizadas na linha Protheus>

 

Consulta: AMB

Descrição

Configurações de Planejamento

Tipo

Consulta Padrão

Tabela

“AMB”

Índice

“Código”

Campo

“Código”; ”Descrição”

Retorno

AMB->AMB_CODIGO

 

(Opcional)

Estrutura de Menu

 

<Informações utilizadas na linha Datasul>.

 

Procedimentos

 

Procedimento

 

 

 

Descrição

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

Módulo

 

 

 

Programa base

 

 

 

Nome Menu

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

Interface

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

Registro padrão

Sim

Sim

Sim

Visualiza Menu

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Release de Liberação

 

 

 

 

 

 

Programas

 

Programa

 

 

 

Descrição

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

Nome Externo

 

 

 

Nome Menu/Programa

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

Nome Verbalizado[1]

(Max 254 posições)

(Max 254 posições)

(Max 254 posições)

Procedimento

 

 

 

Template

(Verificar lista de opções no man01211)

(Verificar lista de opções no man01211)

(Verificar lista de opções no man01211)

Tipo[2]

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Interface

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

Categoria[3]

 

 

 

Executa via RPC

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Registro padrão

Sim

Sim

Sim

Outro Produto

Não

Não

Não

Visualiza Menu

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Query on-line

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Log Exec.

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Rotina (EMS)

 

 

 

Sub-Rotina (EMS)

 

 

 

Localização dentro da Sub Rotina (EMS)

 

 

 

Compact[4]

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Home[5]

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Posição do Portlet[6]

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

Informar os papeis com os quais o programa deve ser vinculado

 

 

 

 

Cadastro de Papéis

<O cadastro de papéis é obrigatório para os projetos de desenvolvimento FLEX a partir do Datasul 10>.

<Lembrete: o nome dos papeis em inglês descrito neste ponto do documento, devem ser homologados pela equipe de tradução>.

 

Código Papel

(máx 3 posições)

Descrição em Português*

 

Descrição em Inglês*

 


[1] Nome Verbalizado é obrigatório para desenvolvimentos no Datasul 10 em diante.

[2] Tipo é obrigatório para desenvolvimento no Datasul 10 em diante

[3] Categorias são obrigatórias para os programas FLEX.

[4] Obrigatório quando o projeto for FLEX

[5] Obrigatório quando o projeto for FLEX

[6] Obrigatório quando o projeto for FLEX

 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.