O  fluig ESB Monitor tem como finalidade permitir ao usuário fazer o monitoramento, edição e reenvio das mensagens processadas pelo  fluig ESB. Através deste serviço o usuário tem acesso ao monitoramento de suas mensagens enviadas pelo  fluig ESB, sendo possível visualizar seu status da transação, detalhes da mensagem e seus erros ocorridos. Também há possibilidade de editar a mensagem, fazer reprocessamento, download de uma cópia da mensagem selecionada e cópia em modo Excel e PDF das informações da mensagem.

 

Inicialização

Antes de começar a utilizar o  fluig ESB Monitor para monitorar as mensagens trafegadas no  fluig ESB Processor, é necessário verificar alguns itens especialmente e certificar-se de que os serviços do produto tenham sido inicializados.

  1. Banco de Dados - O banco de dados configurado para o  fluig ESB deverá estar inicializado para que o monitor tenha acesso ao conteúdo das mensagens armazenadas. Caso o banco de dados configurado para o  fluig ESB seja o  Derby, certificar-se de que o serviço do Windows  fluig ESB Derby NT Service esteja operante. Caso não esteja instalado como serviço do Windows, executar o arquivo startup_db.bat contido na pasta \bin do diretório de instalação do  fluig ESB. Se optou por criar ícones na área de trabalho ou na composição do menu iniciar pode ser executado o programa Database Startup.
  2. Servidor do  fluig ESB - O serviço de inicialização do Servidor do  fluig ESB deve estar inicializado. Por padrão, o servidor é inicializado na porta 8085. Caso não esteja instalado como serviço do Windows, executar o arquivo startup-esb.bat contido na pasta bin do diretório de instalação do  fluig ESB. Se optou por criar ícones na área de trabalho ou na composição do menu iniciar pode ser executado o programa ESB Startup.
  3. Monitor do  fluig ESB - Quando optar por criar ícones na área de trabalho ou na composição do menu iniciar pode ser executado o programa  fluig ESB Monitor para que seja possível monitorar as mensagens trafegadas.