Contador do Abastecimento

Características do Requisito

Linha de Produto:

Microsiga Protheus

Segmento:

Manufatura

Módulo:

Manutenção de Ativos

Rotina:

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

MNTA231.PRXMovimentação de pneus (modelo padrão)

MNTA232.PRW

Movimentação de pneus (modelo gráfico)

MNTA255.PRXReabertura O.S.
MNTA280.PRXInclusão de Solicitação de Serviço
MNTA291.PRWAtendimento Solicitação de Serviço
MNTA310.PRXPlano de Acompanhamento
MNTA320.PRXConfirmação do Plano de Acompanhamento
MNTA340.PRXConfirmação do Plano de Manutenção
MNTA380.PRXRetorno de Produção
MNTA390.PRXRetorno Plano Acompanhamento
MNTA400.PRXRetorno de Manutenção
MNTA410.PRXOrdem de Serviço Manual
MNTA420.PRXOrdem de Serviço Corretiva
MNTA435.PRXRetorno de OS mod 2
MNTA470.PRXMovimentação de bens
MNTA735.PRWCadastro de Check-List
MNTA830.PRXInforma Contador
MNTA875.PRXAjuste Contador
MNTA902.PRXÁrvore Lógica
MNTA985.PRWControle de portaria
MNTA995.PRXRegistros de inspeções e calibragem
MNTUTIL.PRXUtil
NGUTIL04.PRXFunções padrão

Parâmetro(s):

MV_NGLANEX

País(es):

Todos

Banco(s) de Dados:

Todos

Sistema(s) Operacional(is):

Todos

Descrição

O objetivo deste documento é descrever os processos do módulo de Manutenção de Ativos que envolvem o Contador do Abastecimento e servir como base para a configuração do sistema e para sua utilização. Os processos descritos neste documento foram elaborados tendo em vista a utilização do Contador do Abastecimento.

O presente documento tem como foco a configuração do módulo Manutenção de Ativos e seus processos relacionados ao Contador do Abastecimento.

 

Importante

(Apenas para Microsiga Protheus, versões anteriores à versão 12)

Antes de executar o compatibilizador UPDMNTC3 é imprescindível:

  • Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório PROTHEUS_DATA\DATA, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\DATA, se versão 11) e dos dicionários de dados SXs (diretório PROTHEUS_DATA_SYSTEM, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM, se versão  11).
  • Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
  • Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
  • Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
  • O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

 

Atenção

O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

  1. No Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação (APCFG60A).
  2. Se não há Integridade Referencial ativa, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário qualquer outro procedimento de ativação ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
  3. Se há Integridade Referencial ativa em todas as empresas e filiais, é exibida uma mensagem na janela Verificação de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a verificação seja concluída, ou;
  4. Se há Integridade Referencial ativa em uma ou mais empresas, que não na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em) integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
  5. Nestes casos descritos nos itens “iii” ou “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
  6. Quando desativada a Integridade Referencial, execute o compatibilizador, conforme instruções.
  7. Aplicado o compatibilizador, a Integridade Referencial deve ser reativada, SE E SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.

 

Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

 

  1. Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client (se versão 10), digite o UPDMNTC3 no campo Programa Inicial.
  2. Clique em OK para continuar.
  3. Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado ou é apresentada a janela para seleção do compatibilizador. Selecione o programa xxxx().
  4. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
    1. Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
      É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
    2. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
    3. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
    4. Clique em OK para encerrar o processamento.

Procedimento para Configuração


CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS

 

  1. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Configure o parâmetro a seguir:

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

MV_NGLANEX

Tipo:

Char

Cont. Por.:

A=abastecimento ou vazio para não considerar.

Descrição:

Torna exclusivos tipos de lançamento de contador nas interfaces do sistema

Procedimento para Utilização

O Contador do Abastecimento busca ampliar o potencial do módulo de Manutenção de Ativos, proporcionando ao usuário maior eficiência e dinamismo nos processos diários dos serviços de manutenção, aumentando a qualidade e confiabilidade dos serviços executados e minimizando riscos de inconsistências com o contador. Em alguns casos, a operação de lançamentos ocorre somente por meio de algumas rotinas ou processos da empresa, não havendo necessidade ou sendo até perigoso ao processo liberar a digitação de contador em outros processos em particular. Dessa forma, o parâmetro MV_NGLANEX torna exclusivo determinado tipo de lançamento de contador nas interfaces do sistema, não permitindo que outros tipos de lançamentos sejam realizados.  Neste caso, o tipo de contador C será alimentado automaticamente pelo contador anterior do tipo A. Quando o contador anterior for de Quebra ou Virada, será alimentado pelos mesmos.

  1. Parametrização
    O parâmetro MV_NGLANEX impede a digitação de um valor de contador, de forma que será carregado automaticamente o último contador de abastecimento informado. No caso da existência de quebras e viradas, é o próprio contador da quebra/virada que será considerado o último contador registrado anterior à data e hora de inclusão é que serve de base para o novo lançamento.



  2. Bloqueio e preenchimento automático

    A alimentação do contador do bem é atualizada somente no lançamento de abastecimento, devido à segurança e qualidade das informações (validações que ocorrem no lançamento do abastecimento), em qualquer processo no sistema que movimente contador os dados são registrados de acordo com o lançamento do último abastecimento correspondente à data e hora. Desta forma, algumas rotinas que possuem a finalidade exclusiva de informar apenas o contador, serão bloqueadas com essa nova parametrização. Quando esta situação ocorrer, a seguinte mensagem será apresentada:

    Para implementar a regra do parâmetro MV_NGLANEX, foi necessário tratar as demais rotinas em que se realiza lançamento de contador, não estando relacionado ao lançamento de abastecimentos. O tratamento envolve impedir a digitação de um valor de contador, carregando automaticamente o último contador de abastecimento informado. No caso da existência de quebras e viradas, é o próprio contador da quebra/virada que deve ser considerado – teoricamente, o último contador registrado anterior à data e hora de inclusão é que deve servir de base para o novo lançamento:

    As seguintes rotinas foram alteradas para bloquear a edição do campo de contador: Movimentação de pneus (modelo padrão) (MNTA231), Movimentação de pneus (modelo gráfico),  (MNTA232), Inclusão de Solicitação de Serviço (MNTA280), Atendimento Solicitação de Serviço (MNTA291), Confirmação do Plano de Manutenção (MNTA340), Retorno de Manutenção (MNTA400), Ordem de Serviço Manual (MNTA410), Ordem de Serviço Corretiva (MNTA420), Retorno de OS mod 2 (MNTA435), Movimentação de bens (MNTA470), Cadastro de Check-List (MNTA735), Ajuste Contador (MNTA875), Árvore Lógica (MNTA902), Controle de portaria (MNTA985) e Registros de inspeções e calibragem (MNTA995).

    As seguintes rotinas terão o acesso bloqueado utilizando a nova parametrização: Reabertura O.S. (MNTA255), Plano de Acompanhamento (MNTA310), Confirmação do Plano de Acompanhamento (MNTA320),  Retorno de Produção (MNTA380), Retorno Plano Acompanhamento (MNTA390) e Informa Contador (MNTA830).