Quantidade Mínima Para Endereçamento na Estrutura

Características do Requisito

Linha de Produto:

Microsiga Protheus

Segmento:

Supply Chain - Logística

Módulo:

SIGAWMS

Rotina:

WMSXFUND - Funções Endereçamento WMS

País:

Brasil

Bancos de Dados:

Todos

Tabela Utilizada:

DC3 - Sequência de Abastecimento

Sistemas Operacionais:

Windows® / Linux®

Descrição

Efetuada melhoria nas Funções de Enderecamento WMS (WMSXFUND) de forma que seja possível configurar uma quantidade mínima de endereçamento dos produtos nas estruturas do armazém.

O endereçamento mínimo funcionará de maneira semelhante à funcionalidade já existente no processo de saída, que é a Separação Mínima. Para isso, foi disponibilizado um novo campo em tela que será configurado por meio do cadastro de Sequência de Abastecimento do produto, a nível de estrutura física: End. Mínimo (DC3_ENDMIN).

Esta melhoria surgiu da necessidade de configurar a armazenagem daqueles produtos que são controlados na primeira unidade de medida de forma unitária e na segunda unidade de medida de forma agrupadora. Para estes produtos, muitas vezes é permitido que sejam endereçados paletes abertos nas estruturas físicas do tipo pulmão, desde que permaneçam em unidades agrupadoras (caixas fechadas). A abertura dessas unidades só deve ocorrer em endereços de picking.

Sendo assim, ao configurar o endereçamento mínimo para estruturas do tipo pulmão, o sistema efetuará um cálculo de forma que sejam enviadas apenas quantidades múltiplas do endereçamento mínimo para este tipo de endereço.

Caso o endereçamento esteja configurado para priorizar estruturas tipo picking, dependendo da distribuição de saldo no armazém, é possível que sobre quantidade a ser armazenada. Nestes casos, a quantidade restante será menor que uma caixa. Por esse motivo, o sistema voltará a buscar endereços através da sequência de abastecimento do produto, porém considerando apenas os pickings, e sem respeitar a capacidade dos mesmos. Assim como ocorre nos reabastecimentos automáticos, um endereço poderá ter sua capacidade temporariamente extrapolada.

 

Procedimento para Implantação

O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) deste chamado.

 

Procedimento para Utilização

Requisitos para o teste:

  • O produto deve ser controlado na primeira unidade de medida de forma unitária e na segunda unidade de medida de forma agrupadora.
    Exemplo: primeira unidade de medida = peça; segunda unidade de medida = caixa.

  • No cadastro de sequência de abastecimento do produto as estruturas físicas devem estar configuradas com tipo de endereçamento diferente de 1 – Endereços Vazios e as estruturas do tipo pulmão devem possuir endereçamento mínimo (novo campo DC3_ENDMIN), que deverá corresponder a quantidade presente em uma caixa do produto.
    Exemplo: 1 Caixa = 10 Peças.

  • A sequência de abastecimento ainda deverá estar configurada para priorizar as estruturas do tipo picking no endereçamento do produto.

  • Deve existir saldo do produto previamente armazenado em ao menos um endereço de picking. Este saldo não deve ser múltiplo do endereçamento mínimo configurado para as estruturas de pulmão.
    Exemplo: End. Mínimo (pulmão) = 10 Peças; Saldo no picking =
    95 Peças.

Passos para o teste: 

  1. Em Gestão de Armazenagem (SIGAWMS) acesse Atualizações > Movim. Internos > Documento de Entrada.
  2. Inclua um documento de entrada para o produto, informando quantidade correspondente a uma norma.
  3. Acesse Atualizações > WMS > Execução de Serviços.
  4. Execute a ordem de serviço.
  5. Neste cenário, o sistema deverá completar o saldo do picking com 315 Peças para atingir sua norma (400 Peças) e tentar alocar o restante nos endereços de pulmão. Como, de acordo com o endereçamento mínimo, só será permitido armazenar caixas fechadas nesta estrutura, ainda restarão 5 Peças a serem armazenadas. Desta forma, o sistema deverá realizar uma nova busca somente em estruturas do tipo picking, sem considerar a capacidade dos endereços.
  6. Ao final, o picking ficará com saldo de 405 Peças. Assim como num processo de reabastecimento, será permitido que o endereço fique temporariamente com a capacidade extrapolada.