O fluig ESB pode ser executado como um programa ou como um serviço do sistema operacional Windows. O benefícios e os procedimentos serão demonstrados a seguir.

O banco de dados configurado para o  fluig ESB deverá estar inicializado para que o mesmo funcione corretamente.

  • Caso o banco de dados configurado para o ESB seja o Derby, certificar-se de que o serviço do Windows ESB Derby NT Service esteja operante.
  • Caso o Derby não esteja instalado como serviço do Windows, executar o arquivo Startup_DB.bat contido na pasta bin do diretório de instalação do ESB.
  • Caso seja a primeira execução o fluig ESB, será utilizado o banco de dados Derby para iniciar as configurações através do ESB Editor.

 

Programa

Um dos benefícios da execução como programa é a visualização em tempo real do log no console do sistema operacional. Para executar o fluig ESB como programa é necessário executar o arquivo Startup_Esb.bat que se encontra no diretório ESB_INSTALL\bin onde ESB_INSTALL é o diretório de instalação do fluig ESB.

Ao executar o arquivo mencionado, será iniciado o processador de mensagens fluig ESB. Pode-se também utilizar atalhos ou item do menu iniciar 'ESB Startup' para executar o fluig ESB como programa, caso a opção de criação de atalhos tenha sido marcada durante a instalação.

 

Serviço do Windows

Como serviço do Windows o principal benefício desse recurso é a inicialização automática ao início do sistema operacional. Para executar o fluig ESB como serviço no sistema operacional Windows é necessário efetuar os passos abaixo.

  1. Instalar o serviço por executar o arquivo install-esb-service.bat que se encontra no diretório ESB_INSTALL\bin onde ESB_INSTALL é o diretório de instalação do ESB. Ao executar o arquivo mencionado, será criado um serviço denominado ESB Service.
  2. Para iniciar o serviço deve-se executar o comando services.msc no menu Iniciar opção Executar... para abrir o Gerenciador de Serviços do Windows.
  3. Selecionar na listagem o item ESB Service.
  4. Clicar no link Iniciar o serviço situado no painel esquerdo.

Configurar um usuário de rede que possua os privilégios de acesso necessários.