Configurar o Simulador Financeiro

Visão Geral do Programa

Antes e começar a trabalhar com o Simulador Financeiro, é necessário efetuar algumas configurações e parametrizações.

Para poder realizar as simulações, é preciso selecionar a moeda padrão do Simulador Financeiro.

Antes de calcular os valores na moeda original das operações, os valores também serão calculados na moeda selecionada como padrão, tendo por base a cotação entre a moeda padrão informada e a moeda original da operação. Normalmente, a moeda selecionada para este parâmetro é a moeda corrente do País.

Também é necessário importar e configurar a atualização de alguns cadastros base do Simulador Financeiro. As informações importadas são: os Bancos, as moedas e índices, suas cotações e o fluxo de caixa previsto, o qual é utilizado na rotina de comparação com o Fluxo de Caixa.

Essas informações são atualizadas com os cadastros do ERP e, além da carga inicial, é possível parametrizar a atualização periódica para manter a base de dados sempre sincronizada com o ERP.

 

Permite ao usuário definir as configurações e parametrizações necessárias para a utilização do Simulador Financeiro.
Para realizar as simulações, é necessário selecionar a moeda padrão do Simulador Financeiro. Além de calcular os valores na moeda original das operações, os valores também serão calculados na moeda selecionada como padrão, com base na cotação entre a moeda padrão informada e a moeda original da operação. Normalmente, a moeda selecionada para este parâmetro é a moeda corrente do País.
Também é necessário importar e configurar a atualização de alguns cadastros base do Simulador Financeiro. As informações importadas são: os Bancos, as moedas e os índices, suas cotações e o fluxo de caixa previsto, o qual é utilizado na rotina de comparação com o fluxo de caixa.
Essas informações são atualizadas com os cadastros do ERP e, além da carga inicial, é possível parametrizar a atualização periódica para manter a base de dados sempre sincronizada com o ERP.

Caminho Básico

 

01. Acionar Parâmetros.

02. Selecionar a moeda.

Mais informações podem ser obtidas no conceito Moeda Padrão do Simulador.

03. Assinalar a opção Efetivar no ERP.

O parâmetro Efetivar no ERP é utilizado no momento da efetivação das operações no ERP.
Quando este parâmetro está ativo, as operações são geradas no módulo Aplicações e Empréstimos e, imediatamente, efetivadas como uma operação da empresa.
Quando o mesmo não está ativo, as operações permanecem no estado "Em digitação", aguardando uma confirmação do usuário.

04. Selecionar a opção 2 - Importação.

 Na seção de configurações de Importação são informados os dados, os quais serão importados do ERP para o Simulador Financeiro.
Essa importação pode ser executada manualmente ou agendada, de acordo com a configuração selecionada pelo usuário.

05. Selecionar as opções para a configuração de importação das informações.

 Ao clicar no sinal de "+", ao lado de Importação, são exibidas as opções de periodicidade de importação, as quais permitem que seja efetuado o agendamento ou a execução manual da importação.

06. Acionar Salvar.