Alocação de Saldo no ERP Datasul nas Movimentações para o WMS

Essa funcionalidade foi desenvolvida para inibir a movimentação de itens no ERP Datasul, cujo armazenamento ainda não tenha sido efetuado no WMS. Dessa forma, todo o movimento, entrada ou transferência, efetuado para um depósito definido como WMS permanecerá com seu saldo alocado até o momento da confirmação da tarefa de armazenamento no WMS.

As funções que efetuam integração e que alocam saldo no ERP Datasul com o WMS são:

O programa Transações Diversas Estoque (CE0220) não integra informações com o WMS; portanto, todas as manutenções de saldos efetuadas para o item por intermédio dessa função não serão repassadas para os saldos do item no WMS e não serão geradas tarefas de alocação para ele.

Quando da necessidade de desatualizar uma nota fiscal de entrada, no recebimento do ERP Datasul, a qual gerou movimentações de entrada no WMS, existem duas situações a serem consideradas:

1. Caso o documento de entrada no WMS não possua tarefas de armazenamento já confirmadas, o documento e suas tarefas serão canceladas no WMS, e o saldo do Datasul ERP será desalocado.

2. Caso o documento de entrada no WMS possua suas tarefas de armazenamento em processo ou confirmadas, será apresentada uma mensagem de alerta, informando que os acertos no WMS deverão ser efetuados manualmente. Nesse caso, é recomendável confirmar todas as tarefas de armazenamento, concluindo o processo e logo após, efetuar a desatualização da Nota Fiscal no ERP Datasul. Caso contrário, também será necessário efetuar o acerto manual da quantidade alocada no ERP Datasul.

A desatualização de um documento no ERP é efetuada por intermédio do programa Desatualização de Documentos (RE0402) ou por intermédio do programa Desatualização Doctos Físicos (RE2006), sendo necessário assinalar o campo Desatualiza WMS na pasta Parâmetros, para que o documento gerado no WMS possa ser cancelado na desatualização do documento de entrada do ERP Datasul.


Exemplo de alocação de saldo: 

Ao efetuar um movimento de entrada de 200 peças para um depósito definido como WMS:

Com a entrada de 200 peças, a quantidade total passa a ser 625 peças, 400 peças do saldo original e 200 peças da entrada, e a quantidade disponível é de 400 peças. A quantidade da entrada ficará alocada até o momento da confirmação da tarefa de armazenamento do WMS.

Esse movimento não precisa ser exatamente uma Nota Fiscal de entrada; também, poderia ser uma transferência entre depósitos; desde que, o depósito onde ocorrerá a entrada seja um depósito de WMS.

Depois da confirmação da tarefa de armazenamento no WMS, a quantidade alocada passará a ficar disponível para movimentação no ERP Datasul.