A arquitetura dos Bancos de Dados acessados pela aplicação e-Financeira TOTVS segue o padrão geral de arquitetura adotado pela TOTVS nas aplicações Web da linha de produtos Core Banking:

  1. Os bancos de dados Básico e Segurança são compartilhados por todas as aplicações;
  2. O acesso da aplicação Java contida no servidor de aplicação é feito a partir de uma conexão direta com um único BD conhecido como APP;
  3. A solução e-Financeira em si acessa o seu próprio BD, cujas tabelas serão criadas em um database ou schema criado exclusivamente para este fim;
  4. Todos os BDs acessados a partir da conexão com o BD APP requererão permissão de acesso a partir do mesmo APP. Especialmente no SGBD Oracle, tais permissões deverão ser concedidas explicitamente através de GRANTs.

Observação: clique aqui para entender quais são e como funcionam todos os componentes da arquitetura da solução Documento 2300..

O esquema abaixo resume, em alto nível, as dependências entre os diversos bancos de dados acessados pelo módulo Documento 2300:

 



Permissões mínimas para o BD APP:

BD BásicoAcesso irrestrito a todas as tabelas do BD BásicoSELECT, INSERT, UPDATE, DELETE
BD CEPAcesso a todas as tabelas do BD CEPSELECT
BD SegurançaAcesso irrestrito a todas as tabelas do BD SegurançaSELECT, INSERT, UPDATE, DELETE
BD Documento 2300Acesso irrestrito a todas as tabelas do BD e-FinanceiraSELECT, INSERT, UPDATE, DELETE
BD CredimasterPelo menos acesso às tabelas t403tran, t403cont, t403bole, t403trdaSELECT
BD
Objetos do BD
Permissões

Permissões mínimas para o BD Documento 2300:

BD Básico SELECT
BD CEP

t400cloc, t400pais

SELECT
BD Credimaster

t403tran, t403cont, t403bole, t403trda

SELECT
BD
Objetos do BD
Permissões

Módulos de Serviços:

A aplicação Documento 2300 é usuária de serviços providos pelos módulos Serviços Legais (JSLE), o qual também faz acessos a diversos bancos de dados. Tendo em vista que tal módulo de serviços compartilha o mesmo mecanismo de acesso aos BDs a partir da conexão com o BD APP, para todo efeito prático as mesmas permissões necessárias à operação do Documento 2300 também servirão para o referido módulo de serviço.