Para controlar os itens de venda contratados por eventos e indicar manutenção de itens da composição (SC2103D) que o item é controlado por atividade.
Atividade é um evento repetitivo ou seqüência de sub-eventos físicos ou financeiros relacionados aos itens contratados. Existem dois tipos de atividades: com eventos físico-financeiros ou eventos periódicos. Os eventos físico-financeiros têm datas previstas para início e fim e sua finalização evidencia sua realização.
Os eventos periódicos são eventos recorrentes, com frequência constante, por exemplo, uma mensalidade. A partir dos eventos financeiros e periódicos são gerados pedidos de venda ou notas fiscais (conforme cadastro de atividades).
Uma atividade deve ser exclusivamente de eventos físico-financeiros ou de eventos periódicos.
Representação do fluxo do controle de contratos controlados por eventos periódicos:

Representação do fluxo do controle de contratos controlados por eventos físico-financeiros:

Os processos envolvidos no retângulo pontilhado podem ser efetuados na mesma rotina. Os processos indicados como símbolo de um relógio podem ser executados de forma batch por intermédio do recurso RPW. |
Para controlar um item por eventos, o item da composição deve ser controlado por atividade.
As atividades são configuradas pela função Manutenção de Atividades. As periodicidades disponíveis para os eventos periódicos são:
Diário/Bimestral/Trimestral/Semestral/Mensal/Anual/Único, sendo que Diário e Anual podem ter periodicidade parametrizável.
Nas atividades com eventos físico-financeiros os sub-eventos podem ser pré-definidos e alterados na ocasião do cadastramento dos itens de venda das composições, aonde deve ser informada a data inicial e final prevista para a realização do evento.
Por intermédio da função Confirmação de Eventos é possível planejar a execução do programa para que diariamente finalize os eventos físicos, como por exemplo, garantias. Tanto itens controlados por medição quanto por eventos podem ser cadastrados numa mesma composição.