INTEGRAÇÃO TOTVS HCM X Fluig LMS

Contexto de negócio (Introdução)

TOTVS HCM - Linha Datasul

O Módulo de Administração de Treinamento permite a realização de matrículas no LMS (Fluig) através uma seleção de funcionários por empresa, estabelecimento, centro de custo, unidade de lotação e cargos, para que estes possam realizar treinamentos que foram elencadas como necessidade de treinamento. Ainda permite consultar necessidades de treinamento concluídas e fichas de inventário geradas a partir de treinamento realizado pelo LMS.

As principais vantagens obtidas pelas empresas em armazenar as informações dos treinamentos realizados pelas pessoas são:

    • Comprovar a bagagem de Conhecimentos Adquirida individualmente;
    • Possibilitar a execução do Levantamento das Necessidades de Treinamento (LNT);
    • Permitir a localização das pessoas que receberam treinamentos em determinados produtos ou serviços, utilizados na organização;
    • Identificar se as Pessoas estão treinadas para executarem suas funções (Requisito da ISO 9000).

 

TOTVS LMS

 

O produto possui Treinamentos que são cursados por usuários matriculados.

Diversos tipos de conteúdo são suportados pelo LMS, dentre eles: Vídeos, áudios, animações, documentos, planilhas eletrônicas, texto e pacotes SCORM 1.2.

O produto ainda possui estrutura de instâncias virtuais, criando a chamada e-Learning Cloud. Há possibilidade de criação de Grupos de Usuários que podem ser organizados da forma que o cliente entender como adequada, afim de que os mesmos possam acessar os dois Catálogos existentes no produto, o Catálogo de Disciplinas e Turmas e o Catálogo de Trilhas e Treinamentos. Este último possui a possibilidade de abrigar Treinamentos e Trilhas Globais, que podem ser compartilhados entre as diversas instâncias, e Treinamentos e Trilhas Locais que podem ser utilizados somente pela instância em questão. Ainda é possível usar um Treinamento, como um Item de um Tópico de uma Turma.

O produto ainda possui uma funcionalidade de Turma Modelo que permite a utilização de uma Turma como modelo de Conteúdos para outras turmas. O produto também possui funcionalidades ligadas à administração de TI como o agendador de tarefas, o cadastro de instâncias, as configurações Globais e Locais. Ainda existe um sistema de notificações e a possibilidade de emissão de certificados de conclusão e aprovação em Turmas, Trilhas e Treinamentos.

 

Sistemas Envolvidos

Descrição dos sistemas envolvidos no contexto de negócio (e que serão envolvidos na integração).

  • TOTVS HCM - O Módulo de Administração de Treinamento do TOTVS HCM linha Datasul permite registrar os cursos, palestras, workshops, dos quais cada funcionário participou, administrar turmas de treinamento, levantar necessidades de trenamento, administrar bolsas de estudo e, emitir e acompanha avaliações.
  • Fluig LMS - O produto possui Turmas, Disciplinas, Treinamentos e Trilhas que são cursados por usuários matriculados.

Integração

 

Com o uso do EAI da TOTVS, será realizada a integração entre as informações comuns do TOTVS HCM e TOTVS Fluig LMS, possibilitando que as empresas que utilizam o módulo de de administração de treinamento do HCM possam realizar matrículas de funcionários através do HCM, da mesma forma que os funcionários poderão realizar o treinamento através do FLUIG LMS e este atualiza a situação do treinamento no HCM de forma automática e transparente para as empresas.

Durante o processo de consolidação de marcas, iniciado pela TOTVS, várias empresas diferentes foram adquiridas e com elas vários produtos passaram a compor o portfólio de ofertas disponível aos clientes. Esta expansão de ofertas permitiu que clientes de uma marca, antes limitados pelas opções com aquela “etiqueta”, pudesse agora compor o seu ambiente de TI utilizando produtos de origens diferentes.

Com o objetivo de padronizar a integrações com os produtos TOTVS, foi definida uma nova diretriz para os projetos de integração: A de que todos os produtos TOTVS devam trabalhar com uma mensagem XML únicos evitando, desta forma, o processo de transformação de mensagens. 

 Além de questões referentes ao formato das mensagens, a mensagem única também torna uniforme o tratamento destas mensagens XML pelos aplicativos, principalmente no que diz respeito à capacidade de rastreamento.

Todos os processos devem respeitar o fluxo normal de troca de mensagens no padrão de Mensagem Única TOTVS. O fluxo de mensagens poderá ocorrer nos seguintes sentidos:

    • HCM à LMS: Os dados serão trafegados pelo fluxo normal, onde o mesmo irá consumir o WebService do EAI do LMS para envio da(s) mensagem(s). Após a resposta do LMS o HCM atualizará o registro, com o status de processamento e demais dados, no Monitor da Fila de Mensagem Única do LMS.
    • LMS à HCM: O LMS irá consumir o WebService da linha HCM para recebimento de mensagens únicas. O mesmo também será responsável por encaminhar as mensagens para o EAI HCM, que processará a mesma (englobando todas as especificidades requeridas) e encaminhará o retorno de acordo com o tipo de comunicação definida (síncrona ou assíncrona).

Assim como definido no protocolo de comunicação de mensagens únicas, a comunicação pode ser efetuada de duas formas:

    • Síncrona: O sistema de origem gera uma mensagem de integração na sua fila e envia ao WebService de destino. O processo na origem aguarda o processamento da mensagem no destino e ao receber o retorno atualiza o status do processamento na fila de integração.

Mensagens síncronas não podem ser processadas/reprocessadas no monitor da fila de integração.

    • Assíncrona: O sistema de origem gera uma mensagem de integração na sua fila, envia ao WebService de destino e aguarda somente a confirmação de recebimento da mensagem. O processo na origem não fica parado aguardando o processamento da mensagem no destino.

Ao término do processamento da mensagem por parte do sistema de destino o mesmo envia outra mensagem de retorno ao sistema de origem com o status do processamento. As mensagens assíncronas podem ser processadas (status pendente) ou reprocessadas (status erro) manualmente através do monitor da fila de integração.

 

 

Escopo

 

EntidadePontos de IntegraçãoDireção
Usuário

FP9160 - Criar Usuários

Bas_usuar_Mestre - Usuários Produto, pasta Complemento RH

HCM para LMS
CursoCadastro de Treinamento do LMSLMS para HCM
Matrícula

AT0080 - Manutenção Matrículas LMS

AT0480 - Geração Matrículas LMS

HCM para LMS
Requisição de MatrículaAprendizado, requisição de matriculaLMS para HCM
ScoreFinalização de do Treinamento no LMSLMS para HCM

 

Observação:

A integração de Turmas, trilhas, disciplinas e pessoas externas não é realizada entre os produtos.

 

Pré-requisitos instalação/implantação/utilização

Versões integração disponível:

  • TOTVS HCM - 12.1.14
  • Fluig LMS - 1.5.12

Saneamento dos usuários do TOTVS HCM:

Para que o usuário seja integrado do HCM para o Fluig LMS deverão ser observadas as seguintes condições:

  • No complemento RH, o funcionário deverá estar informado e o campo Usuário LMS deverá estar marcado.
  • Somente um usuário por pessoa física poderá ser integrado com LMS
  • O e-mail deverá ser informado no cadastro de usuário
  • Não poderá haver outro usuário com o mesmo e-mail.

Para realizar a conferência os passos a seguir deverão ser seguidos:

  1. Emitir o relatório Usuário x Funcionário através do programa prghur/spp/lista_usuario_func_email.p. O objetivo do relatório é auxiliar no ajustes de usuários x funcionários que devem ser integrados com Fluig LMS. O programa gera um arquivo csv cujo diretório + nome deverá ser informado na tela. Neste relatório será demonstrado a situação dos usuários do HCM. 
  2. Identificar todos os usuários x funcionários que deverão ser integrados com LMS e não possuem e-mail registrado. A atualização do e-mail  poderá ser feita através do programa Usuários Produto (bas_usuar_mestre), pasta geral, no campo E-mail Local. Lembrando que não poderá haver outro usuário com o mesmo e-mail.
  3. Identificar todos os usuários x funcionários que deverão ser integrados e possuem e-mail duplicado. Caso a pessoa física destes usuários sejam a mesma, deverá ser selecionado o usuário que deverá realizará a integração com LMS e seguir os seguintes sub-passos:
      1. Acessar o programa bas_usuar_mestre (Usuários do Produto)
      2. Selecionar o usuário que deverá ser integrado com o LMS
      3. Acessar o complemento RH 
      4. Marcar o campo Usuário LMS

Para os funcionários que possuem somente um usuário, não já necessidade de marcar o campo Usuário LMS pois isso deverá feito no processo de Instalação/Atualização.

 

Instalação/Atualização


Configuração do EAI TOTVS HCM - Linha Datasul:

Para a configuração do EAI no produto TOTVS Linha Datasul seguir os passos que encontra-se em: http://tdn.totvs.com/x/8odICw.

As transações de que deverão ser habilitados no aplicativo internos são as seguintes:

TransaçãoVersãoDireçãoContexto
User4.004Enviodatasulhcm
CatalogEnrollableItem1.000RecebimentoNA
Enrollment3.000Envio*
CatalogEnrollmentRequest1.000RecebimentoNA
Score3.000RecebimentoNA

 

As seguintes transações deverão ser demonstradas na configuração de rota de envio e os seguintes contextos devem estar habilitadas:

 

TransaçãoVersãoTipo
User4.004Síncrono
Enrollment3.000Síncrono

 

Não é necessário habilitar de-para para esta integração.

Necessário configurar o RPW para o EAI conforme descrito em http://tdn.totvs.com/x/2YdICw


Configuração do EAI Fluig LMS:

Para a configuração do EAI no produto TOTVS Linha Datasul acessar o tópico Configurando Integrações via EAI.

As transações de que deverão ser habilitados no aplicativo internos são as seguintes:

TransaçãoVersãoDireção
User4.004Envio
CatalogEnrollableItem1.000Recebimento
Enrollment3.000Envio
CatalogEnrollmentRequest1.000Recebimento
Score3.000Recebimento

As seguintes transações deverão estar aparecendo na configuração de rota de envio e os seguintes contextos devem estar habilitadas:

TransaçãoVersãoTipo
CatalogEnrollableItem1.000Assíncrono
CatalogEnrollmentRequest1.000Assíncrono
Score3.000Assíncrono


Parametrização do Módulo de Administração de Treinamento:

  • Acessar o programa AT0000 - Parâmetros Administração de Treinamento e seguir os seguintes passos:
  • Marcar o campo Integração com LMS
  • Informar o campo Tipo de Curso LMS, deve ser um tipo de curso que está marcado como EPM no AT0021. Este campo será atualizado no curso (poderá ser consultado no AT0010) quando ocorrer a integração de curso do LMS para o HCM.
  • Informar o campo Nível Hierárquico: este campo será atualizado no curso (poderá ser consultado no AT0010) quando ocorrer a integração de curso do LMS para o HCM.
  • Informar o campo Grau de Instrução: este campo será atualizado no curso (poderá ser consultado no AT0010) quando ocorrer a integração de curso do LMS para o HCM.

Carga dos Cursos:

Para verificar como realizar a carga dos cursos para o HCM acessar a documentação em:

 

Carga dos Usuários:

1) Para realizar a carga de usuários que já existem no HCM e são do tipo colaborador é necessário que todas as etapas anteriores estejam concluídas. Acessar o programa FP9160 e executar os seguintes passos:

  • Na pasta Seleção deixar os filtros para buscar todas as informações que forem necessárias.
  • Na pasta Parâmetros, no campo Tipo Execução selecionar a opção Listar Usuários
  • Ainda na pasta Parâmetros, marcar que deseja Integrar informações com o LMS
  • Executar o relatório.

Neste momento o sistema irá integrar todos os usuários que possuem complemento RH e estão como colaboradores com o Fluig. Será emitido um relatório com a relação de usuários que foram encontrados e logo após a situação da integração com LMS de cada usuário/funcionário. Caso for identificado que a pessoa física do funcionário possui somente um usuário para o funcionário neste processo de listagem e integração, o campo Usuário LMS é marcado automaticamente e o usuário é integrado. Caso contrário,  e o campo Usuário LMS não estiver marcado não será realizada a integração.

Observação: pára os casos em que existe mais de um usuário com a mesma pessoa física, o usuário deverá escolher qual é o usuário que será integrado com o Fluig através do cadastro de Usuário do Produto (bas_usuar_mestre), botão complemento RH, marcando o campo Usuário LMS.

2) Para realizar a carga de usuários que já existem no HCM e são do tipo de Acesso para Visão Descentralizada ou Estabelecimento 

 

 

3) Para realizar a carga de funcionários que ainda não são usuários no HCM:

 

 

 

 

Controle de Versão

O grupo TOTVS, representado por suas marcas, irá administrar as demandas de evolução dos layouts e demais ajustes, acordando junto aos solicitantes o prazo de liberação de release.

Todas as evoluções programadas deverão ser discutidas e aprovadas pelas marcas antes do início do desenvolvimento e somente serão desenvolvidas em caso de concordância das marcas e alinhamento com as diretivas definidas pelo Comitê de Integração TOTVS.

Suporte

O suporte aos recursos da Integração será de responsabilidade de todas as linhas, sendo assim as equipes de suporte dos produtos HCM e LMS estarão aptas a fazer a primeira análise e, quando necessário, repassar para a equipe mais adequada em cada caso.

Observação: Este modelo de suporte está sendo revisado pela TOTVS.

Transações/Entidades/Mensagens únicas

Descrição da TransaçãoOrigemDestinoXSD
UsuárioHCMLMSUser_4_004
CursoLMSHCMCatalogEnrollableItem_1_000
MatrículaHCMLMSEnrollment_3_000
Requisição de MatrículaLMSHCMCatalogEnrollmentRequest_1_000
SocreLMSHCMScore_3_000

 

 

Fluxo das Informações


Usuário:

  1. Criação de Usuários Colaboradores partindo de funcionários e integração com LMS a partir do FP9160:
    1. FP1440:
      1. Posicionar na pessoa física dos funcionários que serão criados usuários
      2. Atualizar o e-mail da pessoa física
    2. FP9160:
      1. Selecionar os funcinários através da tela de seleção ou pela digitação
      2. Na pasta parâmetros selecionar Criar Usuários
      3. Marcar o campo Integra Usuários com LMS
      4. Confirmar Execução
      5. No relatório serão demonstrados os usuários que foram criados no HCM e um relatórios da integração com LMS
  2. Criação de Usuários e integração com LMS a partir do cadastro Usuário Produto: 
    1. bas_usuar_mestre:
      1. Informar código do usuário e demais informações que serão necessárias para o produto
      2. Informar o nome e email do usuário que serão informações que impactarão no LMS.
      3. Informar empresas e grupos usuário necessário para acesso ao produto Datasul
      4. Pressionar o botão complemento RH
      5. Informar o tipo de acesso do Usuário 
      6. Informar o funcionário relativo ao usuário
      7. Marcar o campo Usuário LMS
      8. Confirmar a inclusão
      9. Será demonstrada uma mensagem de Integração realizada com sucesso.
  3. Integração de Usuário Existente no HCM com LMS:
    1. FP9160:
      1. Selecionar os funcinários através da tela de seleção ou pela digitação
      2. Na pasta parâmetros selecionar Listar Usuários
      3. Marcar o campo Integra Usuários com LMS
      4. Confirmar execução
      5. No relatório serão listados os usuários que estão sendo considerados e um relatórios da integração com LMS e a situação.
    2. bas_usuar_mestre:
      1. Posicionar usuário que deverá ser integrado
      2. Pressionar o botão Complemento RH
      3. Informar qual o tipo de acesso do Usuário
      4. Informar o funcionário caso não exista
      5. Marcar o Campo Usuário LMS
      6. Pressionar o botão OK para confirmar
  4. Alteração do Nome de Usuário para integraçaõ com LMS:
    1. bas_usuar_mestre
      1. Posicionar usuário que deseja ser alterado o nome
      2. Alterar o registro do usuário informando o nome 
      3. Pressionar o botão Complemento RH
      4. Certificar-se de que o campo Usuário LMS está marcado
      5. Pressionar o botão OK 
  5. Desabilitação de Usuários no LMS:
    1. FP9160:
      1. Selecionar os funcionários cujo usuário deverá ser desabilitado pela tela de seleção ou pela digitação
      2. Na pasta Parâmetros selecionar que deseja Desabilitar
      3. Marcar o campo Integra Usuário com LMS
      4. Confirmar execução
      5. Será impresso no relatórios os usuários que foram desabilitados no produto Datasul e um relatório de integração com LMS com a situação.
    2. bas_usuar_mestre:
      1. Posicionar no usuário que deseja desabilitar
      2. Alterar o registro do usuário informando a data de hoje no campo data de fim da validade do usuário.
      3. Confirmar o registro
      4. Pressionar o botão Complemento RH 
      5. Certificar-se de que o campo Usuário LMS está marcado
      6. Confirma a atualização
      7. Será demonstrada uma mensagem que foi atualizado com sucesso

Identificador da Mensagem: User

Versão: 4.004

Módulo HCM: Datasul

Módulo LMS: Fluig

Tipo de Envio: Síncrona

 

Mensagem Padrão

HCM

LMS

Tabela

Campo

Tabela

Campo

InternalId

usuar_mestre

cod_usuario

  

Code

usuar_mestre

cod_usuario

  

Name

usuar_mestre

nom_usuario

  
Loginusuar_mestrecod_usuario  
Emailusuar_mestrecod_e_mail_local  
ActiveInactiveStatususuar_mestre

IF usuar_mestre.dat_fim_valid = ? OR

usuar_mestre.dat_fim_valid > TODAY THEN

TRUE ELSE FALSE

  

 

Curso:

 

Enrollment:

  1. Inclusão de Matrícula:
    1. AT0080:
      1. Posicionar no curso que deseja matricular o(s) funcionário(s).
      2. Pressionar o botão Incluir na Grid de Matrículas
      3. Informar o funcionário que deseja matricular
      4. Confirmar a matricula
      5. Será demonstrada uma mensagem que a integração ocorreu com sucesso.O funcionário deverá ser demonstrado como matriculado na Grid.
    2. AT0480:
      1. Selecionar os funcionários que deverão ser matriculados no curso pela tela de seleção ou informar na digitação os funcionários/cursos para criar matrículas
      2. Selecionar o tipo de execução como Matricular na tela de Parâmetros
      3. Informar o diretório que deseja que o arquivo csv seja gerado
      4. Confirmar a execução.
      5. O arquivo csv será gerado no diretório que foi informado na tela com a relação de funcionários que foram matrículados e a situação da integração
  2. Desmatricular Funcionários:
    1. AT0080:
      1. Posicionar no curso que deseja desmatricular o(s) funcionário(s).
      2. Posicionar no funcionário que deseja desmatricular 
      3. Pressionar o botão Desmatricular na Grid de Matrículas
      4. Confirmar a desmatrícula do funcionário
      5. Será demonstrada uma mensagem que a integração ocorreu com sucesso. O funcionário deverá aparecer na Grid como desmatriculado.
    2. AT0480:
      1. Selecionar os funcionários que deverão ser matriculados no curso pela tela de seleção ou informar na digitação os funcionários/cursos para criar matrículas
      2. Selecionar o tipo de execução como Matricular na tela de Parâmetros
      3. Informar o diretório que deseja que o arquivo csv seja gerado
      4. Confirmar a execução.
      5. O arquivo csv será gerado no diretório que foi informado na tela com a relação de funcionários que foram matrículados e a situação da integração

 

 

Requisição de Matricula:

 

Score:

 

 

 

Limitações/Restrições

O usuário não poderá ser eliminado depois de ser integrado, apesar dos produtos permitirem. Será necessário realizar o processo de Desabilitação. Atentar para quando a pessoa física possuir mais de um usuário e, esse usuário seja o Usuário LMS e ele ainda for usuário ativo nos demais recomenda-se não desabilitar.

O e-mail somente poderá ser alterado antes da integração com LMS, apesar de o produto TOTVS permitir.

 

 

 

Cadastros

Descreva características gerais do fluxo de informações e que serão comuns para este tipo de entidade. Características particulares para cada entidade deverão ser citadas em tópicos específicos de cada entidade.

Sempre que existir (a sugestão é sempre criar) e for agregador ao documento acrescentar aqui os diagramas/imagens ou até mesmo colocar tais diagramas diretamente na especificação dos processos

Em seguida faça uma descrição para cada um dos fluxos para cada entidade

 

<Transação/Entidade>

Identificador da Mensagem: <mensagem>

Versão: <versão>

Módulo <marca 1>: <BackOffice – Gestão xxxxxxx>

Módulo <marca 2>: <SIGAXXX>

Tipo de Envio: <Assíncrona/Síncrona>

 

Mensagem Padrão

PROTHEUS

RM

Tabela

Campo

Tabela

Campo

Code

CTO990

CTO_SIMB

GMOEDA

SIMBOLO *

Description

CTO990

CTO_DESC

GMOEDA

DESCRICAO

Symbol

CTO990

CTO_SIMB

GMOEDA

SIMBOLO

 

Notas:

Observações sobre comportamento desta mensagem ou dos processos envolvidos nela/para ela

A seguir descrever as variações, particularidades da mensagem e processos (integração) de acordo com cada marca

 

Limitações/Restrições

Descreva limitações e restrições para a integração que está sendo descrita.

Processos

Descreva características gerais do fluxo de informações e que serão comuns para este tipo de entidade. Características particulares para cada entidade deverão ser citadas em tópicos específicos de cada entidade.

Sempre que existir (a sugestão é sempre criar) e for agregador ao documento acrescentar aqui os diagramas/imagens ou até mesmo colocar tais diagramas diretamente na especificação dos processos

Em seguida faça uma descrição para cada um dos fluxos para cada entidade

 

<Transação/Processo>

Tipo de Fluxo: Protheus -> RM

Mensagem: Request_1_000

Versão: 1.000

Descrição de todo o comportamento e funcionamento do processo. Breve contexto, origem, regras, integração (geração da mensagem, envio, recebimento no destino), o quê supostamente irá ocorrer no destino, retorno, impacto, consequências, o que foi afetado, como conferir, validar, etc o retorno.

 

Acrescentar um diagrama do processo.

A seguir descrever as variações, particularidades da mensagem e processos (desta integração) de acordo com cada marca

 

Notas:

Observações sobre comportamento desta mensagem ou dos processos envolvidos nela/para ela

 

Limitações/Restrições

Descreva limitações e restrições para a integração que está sendo descrita. 

Limitações / Restrições Gerais

Descreva limitações e restrições para cada fluxo descrito no tópico anterior. Exemplo:

  • ERP1 envia ITEM cadastrado para o ERP2

ERP1 somente enviará o ITEM se este estiver em uma das famílias cadastradas no parâmetro FAMILIA_INTEGRACAO.

 

Se o tipo de valorização do estoque for FIFO.

  • ERP2 envia PEDIDO cadastrado para o ERP1

O pedido recebido no ERP1 vindo do ERP2 estará bloqueado para alteração.

 

Como fazer (opcional)

Descreva os passos que viabilizem a integração.

Exemplo:

Os passos para viabilizar a integração são:

  • No Logix ou no Protheus efetue o cadastro das seguintes informações: Clientes, fornecedores, transportadores, cidades, cotação de moeda e unidades de medida.
  • No Logix cadastrar um novo depositante e efetuar toda a parametrização necessária para a operação de WMS.
  • No Logix cadastrar um novo produto que seja controlado pelo WMS, para o depositante cadastrado anteriormente.
  • No Logix efetuar um processo de recebimento para o produto cadastrado anteriormente, utilizando uma nota fiscal provisória (tipo “A”).
  • No Protheus consultar a nota fiscal de recebimento que foi registrada no Logix, validando as informações recebidas.
  • No Logix efetuar um processamento de regularização fiscal, efetuando a cobertura dos produtos recebidos anteriormente.
  • No Protheus verificar se foi efetuado corretamente o relacionamento entre os dois documentos.
  • No Logix efetuar um processo de expedição para o novo produto cadastrado, até o momento do envio da mensagem de integração de pedido de venda.
  • No Protheus efetuar o faturamento do pedido de venda recebido.
  • No Protheus verificar se a nota fiscal gerada contém todas as informações necessárias para o segmento de operador logístico (armazém geral).
  • No Protheus efetuar a escrituração fiscal das notas fiscais, verificando se as regras da legislação deste segmento foram respeitadas.
  • No Logix é possível consultar o número do pedido de venda gerado para as notas fiscais de retorno simbólico e conta/ordem no programa WMS6333 (Consulta de Documentos). Para os processos de faturamento de serviço o número do pedido está disponível no programa WMS6411 (Movimentos a Faturar).

 

Situações comuns (opcional)

Descreva situações problemáticas comuns que podem ocorrer durante o funcionamento da integração e como solucioná-los. Neste ponto também é importante dar instruções de como reconhecer e investigar problemas que podem vir a ocorrer durante a integração. Se houver, apresente tabelas de códigos e descrições de erros que a integração poderá apresentar.

Este tópico possivelmente será alimentado com as experiências durante o desenvolvimento da integração e poderá ser realimentado durante o uso da integração no cliente.

Exemplo 1:

Tratamento de erros de integração (Produto A)

 

Erro

Mensagem

Solução

Código do erro

Mensagem exibida

Ação a ser tomada para resolução do erro.

 

Tratamento de erros de integração (Produto B)

Erro

Mensagem

Solução

Código do erro

Mensagem exibida

Ação a ser tomada para resolução do erro.

 

 

Exemplo 2:

Quando uma mensagem é enviada do Logix para o Protheus, podem ocorrer situações em que o WebService não estará totalmente funcional. Nestes casos uma mensagem de erro genérica irá aparecer na tela:

Exemplo:

Erro ao enviar a mensagem de Cidade via Integração

Se o arquivo de log for analisado, poderemos ver a falha na comunicação com o sistema destino:

-------------------------------------------------------------------------------

WSCERR044 / Não foi possível POST : URL http://172.16.31.57:8011/ws/FWWSEAI.apw

ADVPL WSDL Client 1.080707 / tst on 20120315 08:49:51

-------------------------------------------------------------------------------

 

Para resolver este problema, verifique as configurações do sistema de destino, analisando o funcionamento do servidor utilizado para esta comunicação e a habilitação do endereço do WebService. 

Checklist de suporte da aplicação

Crie um check-list de verificação de alguns pontos importantes para o funcionamento e atendimento da integração.

Instalação/Configuração

Relacione itens de verificação para garantir que a integração está corretamente instalada e configurada. Isto não pode ser uma cópia do procedimento de instalação/configuração, mas verificações pontuais que podem remeter aos itens da instalação.

 

Checklist de Verificações:

Relacione itens de verificações para que o atendente possa:

  • Identificar o funcionamento da integração;
  • Identificar a ocorrências de problemas;
  • Coletar evidências do mau funcionamento relatado pelo cliente;
  • Realizar possíveis ajustes na integração quanto à configuração ou negócio.

Anexos