Esquema de Contabilização

A forma utilizada pelo módulo Vendor para contabilizar uma transação envolve os seguintes procedimentos:

No momento da liquidação da duplicata utilizada no fechamento da negociação, o crédito será efetuado na conta redutora da conta de saldo de clientes.

Quando ocorrer a liquidação da parcela vendor gerada, será efetuado o débito nesta conta e o crédito na conta de saldo, pois é somente neste momento que está concretizada a redução do saldo da conta de clientes.

Caso a parcela não seja paga, o banco debita o valor da conta da empresa, vendor debitado. Neste caso, o débito é efetuado na conta redutora e não na conta de saldo do cliente, ou seja, a liquidação da parcela por vendor debitado passou a contabilizar, para fazer o lançamento a DB na redutora no mesmo valor que foi lançado a CR pelo fechamento da planilha.

Para o vendor repactuado, o impacto é basicamente o mesmo, ou seja, a liquidação da parcela vendor que está sendo repactuada será contabilizada na conta redutora (DB) contra a conta de saldo de cliente (CR). A implantação da parcela de vendor repactuado não sofre alteração na contabilização, sendo DB principal ativo e CR sado de clientes. Já a liquidação da parcela de vendor repactuado fica igual a liquidação da parcela vendor, ou seja, DB na conta de principal ativo e CR na conta de saldo. Por fim, a liquidação da parcela vendor gerada pela repactuação será DB na redutora e CR na conta de saldo do cliente.

O demonstrativo contábil do módulo Contas a Receber - ACR - Contabilização dos Movimentos do Vendor - trata a contabilização do movimento de liquidação da parcela vendor, que passa a contabilizar.

Na tabela a seguir é apresentado o esquema de contabilização do Módulo Vendor: