Produto

:

TOTVS Gestão Fiscal

Processo

:

Escrituração de Lançamentos

Data da publicação

:

 

A Escrituração de Lançamentos é um processo que permite transportar todas as movimentações de saída, entrada e transferência imputadas no TOTVS Gestão de Gestão de Estoque, Compra e Faturamento para o TOTVS Gestão Fiscal com intuito de atender a todas as obrigações fiscais vigentes.

Primeiramente para que o processo seja executado corretamente é necessário que seja parametrizado ambos os sistemas

.

Cadastro no TOTVS Gestão Fiscal


1.Natureza Fiscal

Criar a natureza fiscal com os tipos de ICMS, IPI e ICMS ST que atendam a todas as formas de Situação Tributária existentes nas operações de entrada e saída e ou transferência ocorridas na empresa. Caso os tributos não sejam informados de acordo com o Tipo de ICMS, IPI e ICMS ST associado a natureza de operação selecionada no movimento, ocorreram erros ao executar o processo da Escrituração de Lançamento.

2.Período de Apuração

O processo irá consistir não somente a criação do período de apuração dos tributos selecionados no movimento como também o status dos períodos como aberto.

3.Lote Fiscal

Criação de Lote Fiscal caso esteja parametrizado.

 

Parametrização do Tipo de Movimento (Gestão de Estoque, Compra e Faturamento)


1.Fórmula

Criação de Formula para inserir a mesma no parâmetro do tipo de movimento com o objetivo de calcular os valores de acordo com as funções selecionadas.

2.Geração de Escrituração

Marcar a opção “Gerar Escrituração” nos parâmetros do Tipo de Movimento etapa FIS – Escrituração 1/2.

 

É possível escriturar qualquer tributo : ICMS, IPI, PIS, COFINS, CSLL, INSS, IRRF, etc. Devido a utilização do imposto pela sigla no processo de Escrituração de Lançamento, deve ser observado sempre se o Tipo de Tributo indicado no cadastro do tributo no TOTVS Gestão Fiscal através do menu Cadastro | Tributos é realmente o tributo em questão. Os tributos devem estar devidamente selecionados no Tipo de Movimento do TOTVS Gestão de Estoque, Compra e Faturamento onde podem ser parametrizados por item ou por movimento.

ICMS é a sigla de Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação com o objetivo apenas fiscal. É um imposto estadual brasileiro, ou seja, somente os governos dos Estados e do Distrito Federal têm competência para instituí-lo conforme Lei Complementar nº 87, de 13 de Setembro de 1996. Todas as etapas de circulação de mercadorias e em toda prestação de serviço estão sujeitas ao ICMS, devendo haver emissão de nota fiscal.

<Fim ICMS>


 

<Fim Entrada>

 

<Fim Saída>

 

<Fim IPI>


 

<Fim IPI>

 

<Fim Saída>

 

<Fim ICMS ST>


 

<Fim ICMS ST>

 

<Fim Saída>