A Escrituração de Lançamentos é um processo que permite transportar todas as movimentações de saída, entrada e transferência imputadas no TOTVS Gestão de Gestão de Estoque, Compra e Faturamento para o TOTVS Gestão Fiscal com intuito de atender a todas as obrigações fiscais vigentes. Primeiramente para que o processo seja executado corretamente é necessário que seja parametrizado ambos os sistemas . Cadastro no TOTVS Gestão Fiscal - Natureza Fiscal
Criar a natureza fiscal com os tipos de ICMS, IPI e ICMS ST que atendam a todas as formas de Situação Tributária existentes nas operações de entrada e saída e ou transferência ocorridas na empresa. Caso os tributos não sejam informados de acordo com o Tipo de ICMS, IPI e ICMS ST associado a natureza de operação selecionada no movimento, ocorreram erros ao executar o processo da Escrituração de Lançamento.
- Período de Apuração
O processo irá consistir não somente a criação do período de apuração dos tributos selecionados no movimento como também o status dos períodos como aberto.
- Lote Fiscal
Criação de Lote Fiscal caso esteja parametrizado.
Parametrização do Tipo de Movimento (Gestão de Estoque, Compra e Faturamento) - Fórmula
Criação de Formula para inserir a mesma no parâmetro do tipo de movimento com o objetivo de calcular os valores de acordo com as funções selecionadas.
- Parâmetro Geração de Escrituração
a. Marcar a opção “Gerar Escrituração” nos parâmetros do Tipo de Movimento etapa FIS – Escrituração 1/2. b. Deve ser informado tipo de documento de acordo com a operação, lembrando que para a escrituração de movimento de NF-e, NFS-e e NFC-e só serão efetuados após a autorização.
Na inclusão do lançamento através do processo de Escrituração de Lançamentos (Integração entre os sistemas de Gestão de Estoque, Compra e Faturamento e Gestão Fiscal), todos os campos do lançamento serão gravados automaticamente visto que essas informações já estarão no sistema TOTVS Gestão de Estoque, Compra e Faturamento. |