GUIA RÁPIDO LEITURA DE CÓDIGO DE BARRA PADRÃO GS1

 

RMS Software S.A. - Uma Empresa TOTVS
Todos os direitos reservados.

 


A RMS Software é a maior fornecedora nacional de software de gestão corporativa para o mercado de comércio e varejo.

Este documento contém informações conceituais, técnicas e telas do produto que são confidenciais, podendo ser utilizadas somente pelos clientes RMS no projeto de utilização do RMS/Retail.

A reprodução deste material, por qualquer meio, em todo ou em parte, sem a autorização prévia e por escrito da RMS Software S.A., ou envio do mesmo a outras empresas terceirizadas não pertencentes ao grupo da RMS, sujeita o infrator aos termos da Lei número 6895 de 17/10/80 e as penalidades previstas nos artigos 184 e 185 do Código Penal.

Para solicitar a autorização de reprodução parcial ou total desde documento, ou ainda necessitar enviá-lo à outra empresa, é necessário enviar uma solicitação assinada e com firma reconhecida para o departamento de controle de manuais da RMS, que fica situado à Al. Rio Negro, 1084 – 16º andar, Alphaville, Barueri, São Paulo, ou se necessário o cliente poderá entrar em contato pelo Telefone (0xx11) 2699-0008.

A RMS Software S.A. reserva-se o direito de alterar o conteúdo deste manual, no todo ou em parte, sem prévio aviso.

O nome RMS e os logotipos RMS, RMS/Retail são marcas registradas da RMS Software e suas empresas afiliadas no Brasil. Todos os demais nomes mencionados podem ser marcas registradas e comercializadas pelos seus proprietários.

RMS Software S.A. - Uma empresa TOTVS. 11 2699-0008 – www.rms.com.br



ÍNDICE

Leitura de Código de Barra Padrão GS1
Conceito
Descrição do processo
(Ais) Identificadores de Aplicação














































Leitura de Código de Barra Padrão GS1


Conceito

As normas Globais para identificação automática GS1 BarCodes servem para identificar fisicamente o Item, Ativo, Localização ou Serviço, pela codificação dos Identificadores-Chave e Dados Adicionais GS1.
Com a introdução do GS1-128 (específico para a representação dos Identificadores de Aplicação), o Sistema GS1 passou a permitir a codificação de informações complementares, tais como, datas limite de conservação e prazos de validade, quantidades, pesos, origem e localizações, entre outros, permitindo ainda a representação do número de lote de produção que, conjuntamente com a Norma ISO 9000, possibilita controlar o padrão de qualidade, bem como obter a localização e rastreabilidade dos Artigos ao longo da cadeia.
Para maiores informações sobre a padronização GS1 acesse o site http://www.codipor.pt/.

Descrição do processo


O código UCC/EAN-128 é estruturado da seguinte maneira:

  • Margens Claras: existentes à esquerda e à direita do código, evitam interferência em sua decodificação.
  • StartC + FNC1: este duplo caractere não representa nenhum dado. É utilizado para sinalizar ao aplicativo que fará a leitura do código que se trata do padrão de codificação. UCC/EAN-128. Quando detecta esses caracteres, o programa que interpreta o código prepara-se para interpretar a estrutura de AIs do Sistema EAN.UCC.
  • AI: Identificador de Aplicação.
  • DADO: dados correspondentes ao AI aplicado, com formato determinado.


As informações de um Artigo podem estar distribuídas em mais de um código de barras. Na etiqueta acima, por exemplo, contém 3 códigos:
1 – Contém o EAN, Data de Validade e Lote.
2 – Peso do Pallet, Quantidade de caixas e Número do pedido do cliente.
3 – Código de Série da Unidade de Despacho.

(Ais) Identificadores de Aplicação

Os AIs (Identificadores de Aplicação) que o WMSMobile reconhece são:
01 - Código DUN14.
02 - Código EAN.
10 – Lote.
15 - Data de Validade.
20 - Quantidade em Unidades.
37 - Quantidade em Caixas.

Nos Módulos de Recebimento e Finalização do Recebimento, a leitura de etiquetas poderá ser feita de forma sequencial, caso o Artigo tenha mais de um código EAN-128 com suas informações distribuídas entre as mesmas.
Ao ler um EAN-128, as informações de interesse contidas no mesmo serão distribuídas entre os campos na tela.
Após a distribuição das informações, o campo do código do artigo ainda estará selecionado para que o Operador possa entrar com outro código, caso necessário.
As informações não necessárias serão desprezadas pelo processo.
Haverá casos em que o código não trará todas as informações necessárias para o recebimento, cabendo ao Operador preencher os campos faltantes.


Após a Leitura de todos os códigos de barras do Artigo, o Operador deverá confirmar o lançamento clicando no botão "Confirmar".
A leitura de etiquetas com EAN13 continua sendo possível, o WMSMobile está programado para diferenciar os padrões de códigos.
A leitura do EAN-128 foi implementada em todos os módulos do WMSMobile.



1. HISTÓRICO DE REVISÕES

 

 

 


Versão


Data


Responsável


Alteração

1.0

22/04/15

Mirella Vaqueiro

  • Criação do documento;